sábado, 22 de março de 2008

A (futura) nova frota de aviões da SATA

Os DASH da empresa canadiana Bombardier vão substituir os velhinhos ATP da SATA. A empresa vai adquirir seis novos aviões até ao início de 2010. Os seis aviões vão custar cerca de 70 milhões de euros.

A SATA vai adquirir dois DASH Q200, com capacidade para 37 passageiros, que deverão chegar aos Açores até final deste ano ou no princípio de 2009, enquanto as restantes quatro aeronaves (DASH Q400 de 70 lugares) deverão chegar em finais do próximo ano ou início de 2010.

Os seis aviões vão custar cerca de 70 milhões de euros e, segundo adiantou Carlos César, a escolha pelas aeronaves da Bombardier teve a ver como facto de serem mais avançadas tecnologicamente e melhor se adequarem à operação nos Açores. Para os Açores virão os primeiros aviões do género que a Bombardier vai fabricar. Os dois Q200 destinam-se às ligações para Corvo, Flores, Graciosa e São Jorge, enquanto os quatro Dash Q400 vão operar entre as maiores ilhas açorianas.

Para Carlos César, este investimento de 70 milhões de euros vai permitir maior segurança e rapidez e melhor adequação entre carga e passageiros. Além de os DASH serem aviões tecnologicamente mais avançados, podem apresentar várias configurações em termos de carga e passageiros, o que permite uma maior versatilidade operacional. Além disso, a escolha pelos aviões da Bombardier também teve a ver com o facto de os mesmos serem mais potentes e, sendo assim, mais velozes, como referiu o presidente do Governo [Regional].

O DASH Q400 é uma das mais modernas aeronaves actualmente existentes no mercado, estando preparada para voos de curta duração, como são os realizados inter-ilhas. A aeronave tem dois motores menos poluentes do que os dos ATP que, pelo menos até final do ano, ainda constituem a frota da SATA. Com esta aeronave, as viagens inter-ilhas tornar-se-ão mais curtas, uma vez que a velocidade de cruzeiro dos DASH é de 667 quilómetros por hora.

O DASH Q400 é um bimotor turbo-hélice de médio porte projectado especialmente para uso civil no transporte regional. O principal atractivo técnico desenvolvido pelo seu fabricante De Havilland Canadá (desde 1984) é a boa flexibilidade para aterrar e descolar em pistas curtas ou médias (este fabricante é uma divisão da corporação gigante canadiana Bombardier, proprietária também das marcas LearJet, CanadAir, SeaDoo, EvinRude). Desde os anos 80, e somando todas as versões da família De Havilland desenvolvidas pela Bombardier para transporte regional de passageiros, foram comercializadas mais de 570 unidades, apresentando-se esta aeronave como um dos maiores sucessos mundiais da aviação regional.

Para reforçar a característica técnica de flexibilidade operacional para aterrar e descolar em pistas curtas ou médias, o fabricante De Havilland implantou nos seus turbo-hélices regionais DASH um sistema de flaps, que ocupam quase todo o bordo de fuga das asas. A Bombardier incorporou nos seus aviões um sistema de supressão de ruído, o que os torna tão silenciosos como os jactos.

Outra das escolhas para renovar a frota da SATA Air Açores passava pelos ATR 72, que acabaram por ser preteridos. Desde 2004 que se anuncia a renovação da frota da SATA e, já na altura, os DASH se apresentavam como a melhor escolha para substituir os ATP e Dornier. Inicialmente, a renovação da frota da SATA estava prevista para 2006. Dois anos depois, a escolha está feita e, a partir de final deste ano, a transportadora aérea regional começa a renovar a sua frota como os aviões que são descritos pela Bombardier como uma geração completamente nova de turbo propulsores, devido ao seu revolucionário sistema de supressão de ruído e vibração, o designado NVS (Noise and Vibration Suppression). Um sistema que, segundo a empresa, reduz o ruído e a vibração a um nível nunca atingido num turbo propulsor, proporcionando um maior grau de conforto.

Os ATP foram adquiridos pela SATA em 1990 e garantiram sempre uma elevada fiabilidade. Só que, com o passar dos anos, a manutenção obrigatória foi-se tornando mais frequente, o que representou um acréscimo dos custos para a companhia aérea açoreana.

Notícia: «Correio dos Açores», «Jornal Diário», «Açores.Net» e «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

12 comentários:

Anónimo disse...

É só um pormenor zinho:
As viagens inter-ilhas não se toranarão mais curtas pois as ilhas não se irão aproximar umas das outras: serão é mais rápidas pois osaviões andarão um pouco mais rápido. mas nas viagens curtas não se esperam grandes diferenças: Corvo - Flores manterá essencialmente a mesma duração.

Anónimo disse...

és cá um picuinhas.

Anónimo disse...

Covo-Flores com mesma duração,principalemente de barco.

Anónimo disse...

mas queremos um aeroporto nas flores que aterre aviãoes a jacto vindos da américa e da europa para se desenvolver turismo nas flores e em santa cruz já não hà possiblidades de aumento da pista e então fazemos èco que seja feito um aéroporto nas lajes das flores porque nós não somos inferiores às outras ilhas que tem este previlégio. Dávid Hilav Silva de Freitas.

Anónimo disse...

Muito bem dito pelo este Senhor David Freitas. Mas os Senhores deputados das Flores devem exegir para o bem da nossa ilha.

Anónimo disse...

O comentário acima nem merece sequênia

Anónimo disse...

Corrijo:
Os comentários acima não merecem sequência

Anónimo disse...

Pois é Voces juventude lha das Flores onde meu Pai lutou tanto para dar de comer ao seus filhos e onde eu nasci e que um dia espero voltar continuão a faltar o respeito por aquelers quesempre desejam voltar .NatoPeco desculpa por algum erro no Portugues Dávid Freitas

Anónimo disse...

Anónimo de 23.03 19:38:00:

Não voltes1 Por favor não voltes...
foste embora porque não aguentaste por aquí naquela altura. Pensa que foi uma viagemsem regresso e não voltes. Já cá temos bastantes que fizeram o sue à companhia e depois vem parasitar para cá. Veem par cá 8 meses no ano e aproveitam para tratar a sua saúde cá à borla porque não tem seguros nos states porque não há dinheiro para isso, quando vão passar os 4 meses de frio à costa lste, enchem-se de medicamentos à conta dos nossos impostos, e ainda se fartam de chamar preguiçosos aos que aquí estão.
Por favor não venhas.

Anónimo disse...

Incluir Santa Maria nas Ilhas maiores é de bradar aos céus !!!! A sua população deve andar por volta de umas 5 mil e tal almas, mais ou menos como a Graciosa convenhamos.

Anónimo disse...

Estas a falar do meu tio ? Pois ele nao foi para Angola quando estava na tropa (sabes aquela guerra que eles nao ensinam na escola)eu penso que ele tem todo o dereito de ir e vir quando quiser.

Anónimo disse...

bixos e bixinhos e guerras proprias que vosses fazem...
Ele tem todo o direito de meter os pés nas Flores como qualquer outro cidadão.
Agora pessoas como tu repnugam o corpo e alma, e digo mais, envergonho-me de saber que existe pessoas como tu, sem capacidade critica, mas com capacidade ofenssiva!
Completamente de acordo em que os comentário feitos nem deviam ter sido efectuados, isto porque, Flores é uma ilha pequena, e não têm capacidade para receber grandes turismos(ATENÇÃO QUE NÃO ESTOU DIZENDO QUE NÃO DEVEM RECEBER TURISMO E ETC...).
Vamos imaginar uma situação, imaginemos nós que as flores aumentam o aeroporto, e começam a receber 20 voos por dia voos esses vindos dos USA;Ilha, e Europa, cada avião vamos supor traz uma média de 50 passageiros...Meu amigo é só fazer contas somatórias e verás que não têm capacidade para receber tal turismo grande.
Outra questão é, devias dar e rezar para que o turismo não aumente, pois aumento de turismo, aumento de dinheiro nos produtos(que já não são baratos), além do mais podes ainda correr um maior risco, tal como na minha ilha, o aumento da criminalidade em S.Miguel!!!!!!!!
Por isso pensa duas vezes antes de abrires a boca para dizeres asneiras e pensa sempre nos prós e contra!!!!!!
Cordeais cumprimentos:
João Mota