terça-feira, 11 de novembro de 2008

Instalação da (nova) Assembleia Legislativa Regional e tomada de posse do (novo) Governo Regional estão marcadas para 17 e 18 de Novembro

As cerimónias de instalação da (nova) Assembleia Legislativa [Regional] dos Açores e da tomada de posse do novo Governo Regional, na sequência das eleições de Outubro, estão previstas para [os dias] 17 e 18 deste mês [respectivamente, segunda e terça-feira da próxima semana], revelou fonte parlamentar.

Segundo a mesma fonte, as cerimónias vão decorrer de forma distinta e autónoma, tal como aconteceu há quatro anos, embora no mesmo espaço - a sede do Parlamento [regional] açoriano, o órgão máximo da autonomia regional, na cidade da Horta.

A instalação da Assembleia [Legislativa Regional] vai decorrer na próxima segunda-feira (dia 17), pelas 15 horas, e inclui a tomada de posse dos 57 deputados, mais cinco do que na legislatura que agora termina, e a eleição da mesa.

Na sequência das eleições de 19 de Outubro, a Assembleia [Legislativa] Regional passou de três para seis forças políticas, juntando-se ao PS, PSD e CDS/PP, o Bloco de Esquerda, a CDU e o Partido Popular Monárquico.

Apesar de Fernando Menezes, actual presidente do Parlamento regional, já ter manifestado o desejo e a disponibilidade para se manter no cargo, ainda não é conhecido o candidato oficial do Grupo Parlamentar do PS (que tem maioria absoluta) à presidência da Assembleia [Regional].

A tomada de posse do próximo Governo [Regional] terá lugar na terça-feira, no dia seguinte à instalação da Assembleia, com discursos dos presidentes do executivo e do Parlamento [regionais].

De acordo com o resultado das eleições [legislativas] regionais, o PS, que obteve 49,96 por cento dos votos, deverá ser convidado a formar Governo [Regional], o que só vai acontecer depois das audições que o representante da República está a efectuar aos partidos com assento parlamentar. José António Mesquita já ouviu, na última semana, o Partido Popular Monárquico, o Bloco de Esquerda, o CDS/PP e a CDU e [ontem] recebeu o representante do PSD, terminando [hoje] esta ronda de audições com o líder do PS/Açores, Carlos César.

O actual presidente do Governo [Regional], que vai agora para o quarto mandato consecutivo depois de ter chegado ao poder regional em 1996, deverá ser convidado a formar Governo ainda esta semana. [Carlos] César vai também anunciar, publicamente, a composição do novo executivo regional na próxima sexta-feira, na ilha Terceira.

A nova Assembleia [Legislativa] Regional vai ser instalada numa altura em que ainda está por resolver a aprovação do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, um dos diplomas mais importantes para o futuro legislativo das ilhas, e que mereceu reservas por parte do Presidente da República.

Notícia: «Açoriano Oriental», Notícias.RTP.pt, revista «Visão», «Jornal de Notícias» e «Diário Digital».
Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

è uma roubalheira termos de pagar muito mais do que por exemplo uma viagem lisboa -funchal cuata cinquenta e poucos euros e nós para irmos a são miguel pagamos cento e sessenta e seis euros já para não falar em ir a lisboa , e depois ainda vem com uma publicidade enganoza para as televisões e rádios . espero que os deputados agora eleitos abram o bico na assembleia , porque para eles não custa viajar ,viajam á nossa custa.

Anónimo disse...

o amigo doi comentario anterior, pois tu julgas que os deputados das Flores vão fazer alguma coisa em relacão ás viagens , pois, podes esquecer porque eles não fazem nada basta a Assembleia ter maoria socialista para eles fazerem o que querem, tens de pagar e ainda pagas as viagens aos deputados como dizes.
Á viagens baratas por todo o lado mas nas ilhas dos Acores são as mais caras do mundo em relacão a outros paises.
Cmo vês o combustivel já baixou para menos d metade da compra e para nós pouco baixou o governo está metendo na algibeira o nosso dinheiro para fazer as suas viagens como quer e ainda umas boas jantaradas. portanto não val apena dizer muito a este respeito porque eles fazem o que querem.

Anónimo disse...

Chegou as novas vaquinhas ás Flores dizem que o governo vai dar sessenta por cento do preco das vacas aos lavradores, será que nos vai dar um subsidio para nós comprar-mos o queijo ó vai tudo para o lavrador comprar mais um carro novo, o problema é se os subsidios se acabam aí, é que nós vamos ver lavradores a tocar vviola.

Anónimo disse...

Ó homem deixa lá os lavradores e v~e se arranjas tambem um subsidio nem que seja no desemprego porque agora está na moda mais vale não fazer nada doque trabalhar porque ganha-se praticamente a mesma coisa sem trabalhar, desde que se justifique que não há trabalho e se houver alguem a oferecer trabalho queixa-de de qualquer coisa e passa e vai recebendo o subsidio que é bem bom.

Anónimo disse...

O governo mudou alguns Secretários mas a musica é a mesma porque eles fazem o que o Carlos Cesar mandar e mais nada.

Anónimo disse...

O governo podia bem arranjar um lugar para o Manuel Herberto em outro lugar de uma Secretaria e dar um lugar na Assembleia ao Gabriel poque o rapaz esforcou-se tanto na campanha contando com o lugar de deputado com certo e depois nada, agora tem de ir dar aulas de musica.

Anónimo disse...

O novo Secretario da Economia deve de estar perto de vir ás Flores para inogurar o novo hotel que deve de estar pronto dentro de pouco tempo, assim dizia o antigo Secretário que o hotel estava pronyo nos fins de outubro, mas enganou-se e eu gostava de saber quanto é que se vai gastar a mais no dito hotel e qual a edemisacão que o governo vai receber pelo atraso da obra, ou não há nada para niguem, poucas são as pessoas que dizem bem do novo hotel, todos dizem que foi um dinheiro mal gasto e desnecessário nesta altura ainda mais no lugar em que o hotel foi construido não tem pé nem cabeca que teve tal ideia, á dias a Dr.Berta Cabral ao visitar as Flores disse que a construcao do novo hotel que era uma temosia do antigo Secretário Reegional Dr.Duarte Ponte, que nunca lhe passou pela cabeca o que estava vendo, que nunca tinha visto uma coisa como esta.

Anónimo disse...

O barco que o SR. Secretário da Economia ofereceu á popolacão do Corvo está varado no porto das Lajes das Flores á 8 dias e ainda vai estar mais 8 ou 15 dias porque o mar não estará em condicoes de viajar para corvo tão depressa e assim se vai pagando a 3 pessoas sem fazer nada, só que o sr. Secretário nunca pensou em varar o barco no Corvo e com tal não grua no Corvo para varar o Barco (e esta)

Anónimo disse...

Este Secretário Duarte Ponte só fez falta em sair do Governo a ele mesmo.

Anónimo disse...

dizem que o secretário deve estar perto a ir ás flores para inaugorar o hotel espero que ele não vaia repetir de novo as obras que nunca foram feitas.