domingo, 2 de novembro de 2008

O jornal «As Flores» no Fórum (XIII)

Jornal «As Flores», edição de 23 de Outubro de 2008
(nº 629, II série, ano XXXVI) : : : : JÁ NAS BANCAS!!! : : : :
Directora: Maria José Sousa


Títulos e resumos da 1ª Página:

Editorial
Num mês que se fez bastante agitado, uma vez mais trazemos junto a si muitas notícias, artigos de opinião, desporto, saúde e lazer.
Com a ajuda imprescindível dos nossos colaboradores “As Flores” entrega em suas mãos o sumo do muito que aconteceu na nossa ilha. Perdemos o nosso colaborador Rui Moura que justificou a sua ausência com o facto de que recentemente perdera o gosto pela escrita e pela colaboração. No entanto, nunca se fecha uma porta que não se abra outra e assim recebemos de braços abertos a jovem Patrícia Carreiro que deseja colaborar com este mensário, facto que nos deixa envaidecidos.
Foi também no mês anterior que o Jornal “As Flores” esteve de férias, facto que nos esquecemos de anunciar na edição anterior e pelo qual pedimos desculpas aos nossos leitores e assinantes.
Durante estes últimos dias viveu-se com intensidade a campanha eleitoral para as Regionais 2008, entre muitas sessões de esclarecimento, comícios, jantares-comício, visitas dos líderes nacionais e regionais, porta-a-porta visitando o eleitorado. Hoje alguns estarão felizes outros tristes, no entanto resta dizer que todos lutaram para mostrar que melhor poderiam defender os interesses da ilha.
Fez-se uma vez mais democracia, na medida em que foi o povo que através de voto secreto foi escolher quem queria à frente do destino dos açorianos. Repito: voto secreto, pois acho que muitas vezes o povo e os próprios políticos esquecem isso na medida em que tentam pressionar de todas as formas e até nas próprias sondagens que deixam os eleitores pouco à vontade.


Para Grandes Esperanças, Maiores Enganos
A verdade às vezes dói
Não estamos aqui para julgar pessoas, esse papel pertence aos tribunais, e nem somos delatores, porque isso é responsabilidade policial. Fazemos, simplesmente, eco da nossa indignação, por vivermos num mundo onde o oportunismo impera descaradamente.

Festival «Flores põe-te a mexer»
Decorreu entre 12 e 19 de Agosto na Fazenda das Lajes, ilha das Flores, o primeiro Festival «Flores põe-te a mexer». O projecto, organizado por um grupo informal de 15 jovens florentinos, tinha como objectivo primordial a ocupação dos tempos livres dos residentes e visitantes, através da realização de actividades desportivas e lúdicas.

Segurança Social já funciona em novo edifício em Santa Cruz
O secretário Regional dos Assuntos Sociais inaugurou no passado dia 1 de Outubro, o novo edifício da Segurança Social de Santa Cruz das Flores, situado na rua de Santa Catarina, o novo equipamento representou um investimento de um milhão de euros.

A menina Fátima está já em Cuba
A história de Fátima cresceu e tocou de perto muitos florentinos e açorianos e com o apoio de todos foi possível angariar os fundos necessários à deslocação da menina.

Ilha das Flores - Reserva da Biosfera
O dossier de candidatura da ilha das Flores a Reserva da Biosfera foi entregue no dia 30 de Setembro, em Lisboa, à UNESCO, entidade que deverá apreciar o processo nos próximos meses.

Puxão de Orelhas
Ora dá cá um e a seguir dá outro e depois mais um que só dois é pouco, ai eu gosto tanto e alguns não gostam nada e entretanto dá mais um puxãozinho.

Dra. Patrícia Carreiro colabora com Jornal “As Flores”
Licenciada em Comunicação Social, natural de Ponta Delgada, São Miguel, a jovem Patrícia Carreiro é agora colaboradora do Jornal “As Flores”. Actualmente está a fazer o Estagiar L no «Expresso das Nove». Com um currículo já invejável para a idade, dinâmica, responsável e interessada, vem assim dotar este mensário de uma mais-valia, enriquecendo a qualidade da informação que se pretende oferecer aos nossos leitores. De salientar o facto de que colaborará gratuitamente, consciente de que numa ilha pequena como as Flores, um mensário tem que lutar muito para prevalecer e não possui capacidade financeira para manter um jornalista remunerado. Sinal de que é uma jovem com espírito empreendedor, tentando ingressar no mundo do trabalho na busca de uma carreira que será por certo promissora.
Aqui deixo o meu sincero agradecimento à sua colaboração, esperando poder contar com ela durante muitas edições e desejando muitas felicidades na sua vida pessoal e profissional.


ALGUNS DOS OUTROS TÍTULOS EM DESTAQUE NESTA EDIÇÃO:

Fajã Grande homenageou a sua padroeira

Casa Pimentel Mesquita reabre como Biblioteca Pública

Escola Segura

Limpeza subaquática nas Flores


ALGUMAS DAS PEÇAS DE OPINIÃO:

Conhecia-o apenas dos livros... - por José da Costa

Eleições Regionais de 2008: Corvo - por Manuel Inácio

Perversões mentais, esclarecendo - por Dr. Caetano Tomás

Ariel - por Félix Martins

Emigrante de sucesso: o maior armador de pesca da América do Norte é corvino - por Lino de Freitas Fraga

Haja bom senso! - por António Henrique V. Sousa

Resposta ao “A propósito de Jornal «As Flores» não desiste” - por Maria de Fátima Avelar

ALGUMAS DAS SECÇÕES:

Ambiente: Eco-condução - por Marlene de Freitas Nóia

Estórias que meu Avô nos contava: Lenda da Caldeira de Santo Cristo (ilha de São Jorge) - por J. M. Soares de Barcelos

Desporto: O começo da época desportiva - por Fábio Armas e Raimundo Lima

O Cantinho da Saúde: As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso! - pela enfermeira Ana Gil

2 comentários:

Anónimo disse...

Cuidado com as informações : a seguranças social AINDA não esta a funcionar no novo edificio.È vergonhoso, mas não deixa de ser verdade.

Anónimo disse...

Não está no novo edifício porque chove como na rua, por baixo dos jardins suspensos (parece a babilónia)