terça-feira, 17 de março de 2009

Obstrução de estrada não terá isolado freguesias do norte da ilha das Flores

A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos negou [ontem] que as freguesias de Ponta Ruiva e Ponta Delgada, na ilha das Flores, tivessem estado isoladas devido à obstrução da estrada regional local.

O trânsito esteve apenas condicionado, durante cerca de uma hora, enquanto a Tecnovia procedia à limpeza do troço de estrada [de ligação] entre as duas freguesias, mas nunca chegou a ser interdito efectivamente, adianta aquele departamento do Executivo [Regional], negando informações nesse sentido divulgadas [no passado] domingo [dia 15] pela rádio pública dos Açores.

De acordo com a Delegação de Ilha das Flores da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, o mau tempo dos últimos dias varreu as bagacinas das valetas para a estrada. O troço afectado está a ser intervencionado no âmbito da empreitada de 21,4 quilómetros para a reabilitação da estrada regional e as obras obrigaram à substituição das valetas, onde foram depositadas as bagacinas, material usado para a construção da base e posterior colocação das valetas.

As fortes chuvas que assolaram o Grupo Ocidental no final da semana passada deslocaram, então, as bagacinas para o asfalto, o que complicou o trânsito momentaneamente. No entanto, e mesmo apesar de este troço de estrada nunca ter sido interdito ao trânsito, os moradores e visitantes tinham o Caminho dos Ferros Velhos como alternativa, recentemente requalificado pelo Governo Regional, no âmbito da empreitada de requalificação da rede viária regional.

Notícia: inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

e também tinha a estrada da ponte que liga a ponta delgada que sai ao pé do farol.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa numa notícia do «Jornal Diário»: "Estradas das Flores permanecem transitáveis"...

Desde o início da manhã [de ontem, quarta-feira] equipas da delegação das Flores da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos trataram de garantir a limpeza das estradas regionais da ilha afectadas pelo mau tempo.

No sítio do Feital, freguesia da Fazenda, no concelho da Lajes das Flores, as rajadas de vento derrubaram um álamo, provocando a queda de dois postes da Portugal Telecom.

Noutro ponto da ilha, as chuvas fortes desta noite [de ontem] varreram as bagacinas das valetas para a estrada, no troço entre os Cedros e a Ponta Ruiva.

Na intervenção, a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos envolveu 11 homens, dois camiões e uma máquina giratória na limpeza das estradas.