quarta-feira, 18 de março de 2009

Três ilhas dos Açores com três centenas de quilómetros em percursos pedestres

Cerca de 300 quilómetros em percursos pedestres estão disponíveis desde o passado domingo [dia 15] e até Novembro nas ilhas Terceira, Pico e São Jorge, disse um responsável da entidade que organiza os passeios.

Paulo Barcelos, presidente da Sociedade de Exploração Espeleológica "Os Montanheiros", que organiza os percursos em colaboração com a Empresa Municipal "CulturAngra", adiantou que "as caminhadas têm um grau de dificuldade e extensão variáveis, sempre com uma componente de aventura, mas que são acessíveis a todos".

Estão previstos 30 percursos com extensões que variam dos cinco aos dez quilómetros, cuja dificuldade apenas exige "um tipo de calçado impermeável e confortável, um farnel e um espírito de aventura e convívio", explica Paulo Barcelos.

No ano passado, mais de mil pessoas participaram nos percursos. Os participantes são população local mas também turistas. De acordo com Paulo Barcelos a motivação para as caminhadas é, primeiramente, "pelo exercício físico e depois pela observação das paisagens e alguma pelas explicações que são dadas sobre a flora endémica das ilhas".

Notícia: «Açoriano Oriental» e jornal «Público».
Anteriormente havíamos publicado os textos "Arquipélago conta com 57 percursos pedestres recomendados para turismo", "Trilhos pedestres do arquipélago passam a estar disponíveis na internet" e a entrevista a Pierluigi Bragaglia: "É essencial a preservação dos [antigos] trilhos pedestres da ilha das Flores".

Saudações florentinas!!

Sem comentários: