sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Açores irá ter duas estações geodésicas

Uma das estações será instalada na ilha das Flores e a outra em Santa Maria e em conjunto com outras duas estações espanholas formam a rede atlântica.

O Instituto Geográfico Nacional de Espanha e o Governo [Regional] dos Açores trabalham juntos neste projecto que visa determinar as mudanças da evolução da Terra. Vão ser instaladas duas estações geodésicas [e astronómicas] nos Açores. A instalação será feita a partir do próximo ano, uma na ilha das Flores e outra em Santa Maria.

Segundo José Contente, secretário regional da Ciência e Tecnologia, é um grande passo a nível científico, mas o projecto é especialmente importante pelo desenvolvimento da ciência astronómica e electrotécnica, e pela criação de postos de trabalho ocupados por mão-de-obra qualificada.

As melhores localizações para [instalação d]as estações, que integram a rede atlântica, foram estudadas por uma equipa de técnicos espanhóis. As estações serão vigiadas por um centro de coordenação em Espanha e futuramente por outro em São Miguel que poderá ter sede no parque tecnológico. A nova tecnologia permitirá uma maior precisão e controlo na navegação aérea, marítima e terrestre.

O investimento rondará 10 a 12 milhões de euros, sendo financiado maioritariamente pelos espanhóis. O Governo [Regional] açoriano ficará com a tarefa de ceder os terrenos e sustentará a instalação das antenas. Prevê-se que dentro de 5 anos a rede atlântica esteja completa e operacional.


Notícia (com vídeo): RTP/Antena 1 Açores.
Anteriormente, já havíamos noticiado que a "Ilha das Flores pode vir a ter a Estação Astronómica e Geodésica dos Açores".

Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

como os de santa cruz dizem que nós nas lajes somos os espanhois pode ser montada a estação cá que não temos dificuldade em falar a lingua.

FDM (boneco virtual e marca registada protegida por lei) disse...

Como disse no post anterior os Açores constituem um laboratório natural em vários domínios e disciplinas (oceonografia, biologia, geodesia,geotermia, vulcanologia, meteorologia, astronomia, investigação aeroespacial, energias renováveis,etc.).

Viver nos Açores não é uma fatalidade, mas sim um privilégio.

Temos muitas potencialidades e devemos dar um grande salto e deixar a "politica do coitadinho" e da "economia de sumir".

Esta é a minha opinião.Futurista?Talvez...

FDM (boneco virtual mas que gosta das coisas boas da vida)... disse...

Hoje é sábado e aproxima-se a passos largos uma noite cálida e sensual.

Depois das "aeróbicas" e sensacionais festividades das "poças", convido os mais resistentes, principalmente os da "geração da guerra" a dançar um tango.

Aqui um clássico do tango imortalizado no filme com o mesmo nome «Tango» de Carlos Saura:

###Clickar no Nick FDM, s'il vous plaît####

(Reparem na beleza esfuziante e transparente da partner do «tanguero»)

Anónimo disse...

As antenas podem´ser montadas em cima da cabeça grande do JL. Tem lugar bastante e assim ficam decerteza nas Lajes, que ele de lá não sai!

FDM (boneco virtual, mas que acredita que o humor faz bem à saúde)... disse...

Hoje faleceu o grande actor e humorista Raúl Solnado.

Paz à sua alma.

(A melhor forma de homenagear este grande vulto do espectáculo é relembrar um dos seus trabalhos):

###Clickar no Nick FDM####

Anónimo disse...

tens algumas duvidas que a estação espanhola vai ser montada nas lajes. eu não tenho duvidas tenho a certeza e mais vão montar mais um tamque para combustivel junto aos outros e mais mas agora não posso dizer.

Anónimo disse...

voltem partido socialista. avante camaradas do concelho das lajes.