terça-feira, 4 de agosto de 2009

Crise económica mundial não afecta o turismo rural praticado no Arquipélago

O turismo rural nos Açores não parece estar a ser afectado pela crise [económica] internacional, já que a quase totalidade das camas disponíveis está ocupada desde Junho e é difícil encontrar uma livre até final de Setembro.

“A crise não se tem feito sentir, os nossos associados têm as casas praticamente todas ocupadas”, afirmou Eduardo Carreiro, da Associação de Turismo Rural dos Açores, em declarações à Agência Lusa. “Estamos praticamente lotados desde final de Maio, princípio de Junho, e esta situação mantém-se nas casas dos nossos associados até final de Setembro”, acrescentou. Eduardo Carreiro admitiu que, “no início do ano, registou-se uma quebra sensível” na procura de casas de turismo rural, mas frisou que a situação “está ultrapassada”.

A Associação de Turismo Rural dos Açores conta com meia centena de associados, que disponibilizam cerca de 600 camas em oito das nove ilhas do arquipélago. A ilha do Corvo, a mais pequena e distante do arquipélago, é a única [ilha] que não tem turismo rural. Em São Miguel existem 20 casas, no Faial 12 e oito no Pico, enquanto a Terceira tem quatro, São Jorge possui três e as ilhas das Flores, Graciosa e Santa Maria uma [casa] cada.

Segundo Eduardo Carreiro, os principais clientes são alemães e ingleses, mas salientou que “há casas com mais portugueses e outras onde são quase todos estrangeiros”. “Não existe um padrão, o que resulta da diversidade das casas e também da diferença entre cada uma das ilhas”, afirmou. Característica comum entre os clientes das casas de turismo rural é, segundo este responsável, “o cansaço dos hotéis e a procura de algo diferente”. Nesse sentido, frisou que “não há duas casas iguais”, o que permite uma grande escolha aos potenciais clientes.


Notícia: «Açoriano Oriental», «A União» e «Diário dos Açores».
Em sentido diferente (da notícia publicada acima), leia-se uma outra notícia: "Hoteleiros [açorianos] preocupados com [a sua] quebra de 10 por cento [de movimento]".
O turismo ambientalmente sustentável tem sido alvo de uma forte aposta nos tempos recentes: mais de 40 mil pessoas 'viram' baleias em 2008 [nos Açores]; havendo vários e diversificados eventos previstos para o presente mês de Agosto: (#1) “Circuito Açoriano – Viva a Natureza”, com visita a quatro ilhas do arquipélago (Flores, Faial, São Jorge e São Miguel), (#2) aventura de geo-caching (uma moderna "caça ao tesouro", que recorre sobretudo ao uso de GPS), (#3) passeio pedestre organizado pelo grupo “Percursos e Andanças”, (#4) competição de surf “Azores Islands O’Neil Pro” e (#5) a II Bienal de Turismo Subaquático dos Açores.

Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

ei? pessoal o santorin está na caital das flores e agora é para fazer as viagens regulares aproveitem que o verão esta-se acabar eu vou aproveitar o maximo que puder.