sábado, 15 de agosto de 2009

Águas açorianas serão melhor vigiadas

A monitorização adicional, anunciada por Carlos César, pretende ser um mecanismo de protecção dos recursos naturais marinhos da Região.

No próximo mês de Outubro estarão disponíveis mais e melhores meios tecnológicos de monitorização da presença de embarcações de pesca e da sua actividade nos mares dos Açores, com vista à protecção dos recursos marinhos.

Quem o disse foi o presidente do Governo Regional, Carlos César, esperando que “com a regulação mais intensa, que parece ser a tendência desenhada pela Comissão Europeia nos aspectos envolventes dessa monitorização e fiscalização, haja um nível superior de protecção desses recursos”.

Segundo [Carlos César] referiu, “há quatro anos atrás não se falava de política marítima europeia e as questões referentes à sustentabilidade dos recursos marinhos também não estavam na ordem do dia”, acrescentando que o lançamento dessa política [marítima europeia] ocorreu justamente nos Açores, precisamente por iniciativa de Joe Borg.

Por acção do comissário europeu [dos Assuntos Marítimos e da Pesca], sublinhou ainda o presidente do Governo [Regional], a renovação da frota de pescas da Região registou um impulso decisivo, beneficiando de “uma excepção, que nenhuma outra região europeia teve, no prolongamento do período em que foi possível dar ajudas à renovação da frota [pesqueira].”


Notícia: «Jornal Diário», «Correio do Norte» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Ainda sobre a temática das pescas, leia-se uma outra notícia do «Açoriano Oriental» em que "Carlos César acusou os vendedores de peixe de ficarem com o “lucro” dos pescadores açorianos, ao transaccionarem a preços “exagerados” o pescado vendido em lota".

Saudações florentinas!!

2 comentários:

FDM (boneco virtual e um apaixonado pelo Mar dos Açores) disse...

Faz todo o sentido uma melhor vigilância e fiscalização do mar dos Açores.

A Zona Económica Exclusiva dos Açores compreende uma superfície de quase um milhão de Km2 (quase 2x a superfície da França continental) e como sub-zona de Portugal representa 57% da ZEE nacional e quse 30% da ZEE da U.E.

Actualmente estão em curso estudos e investigações de extensão da plataforma continental e que irão atribuir a Portugal novas áreas de jurisdição marítima, ficando com mais de três milhões de Km2,saltando assim para 10ª posição no ranking de países do mundo com maior ZEE, logo atrás do Brasil.

Como vêm, os Açores não são uma região pequena e sabendo nós que o futuro estará nos oceanos, nunca é demais criar as condições para a preservação desta riqueza e exercer a respectiva soberania.

(Um artigo muito curioso foi aquele que o fundador do PS, de origem alemã, Dieter Dellinguer, publicou já este ano na "Revista da Marinha" (nrº824) onde justifica convictamente que um dos argumentos para aquisição de dois submarinos para a Marinha Portuguesa,é impedir qualquer tentativa de independência dos Açores e da Madeira.
Diz o articulista:«Os novos submarinos poderão impedir o apoio marítimo a uma tentativa independentista dos arquipélagos da Madeira e dos Açores que poderão procurar noutros lados os apoios financeiros que o Continente pode não estar em condições de dar.E não tem faltado ameaças de, pelo menos, um governo regional.»
Curioso esta "doutrina estratégica"...)

(Hoje é Domingo e nada é melhor que começar a homenagear o belo e grandioso "Mar dos Açores" com um interessante "hit" do nosso conterrâneo Eduardo Mourato, emigrado na Província do Ontário (Canadá),aqui numa versão em inglês com sotaque "rabopexim".

####Clickar no Nick FDM####)

Um bom Domingo para todos.
Aqui, no Corvo, a água está quentinha...

Anónimo disse...

eu tambem notei que a agua no corvo estava quentinha e perguntei a um amigo corvinho se era normal a agua estar sempre assim. respondeu-me que não e como havia toiristas a camara tinha resolvido meter uns aquecedores.