quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Novo Hotel lançou descontentamento entre os empresários locais do ramo

Núcleo empresarial das Flores e Corvo [da Câmara de Comércio e Indústria da Horta] está contra a criação do [novo] Hotel das Flores, inaugurado [a 31 de Agosto passado], porque não foram ouvidos relativamente à sua construção.

De acordo com o representante daquele núcleo, Carlos Silva, “[aquel]a infra-estrutura não vai trazer nada para a ilha, antes pelo contrário, porque não foi dado um prazo para que as [outras] unidades hoteleiras [florentinas] se modernizassem, sobretudo as existentes em Santa Cruz”.

Mostram descontentamento de igual modo que a construção do Hotel tenha sido dada “de mão beijada a alguém que não é das Flores, sem que tenha havido concurso aberto aos empresários da ilha das Flores” – o Governo [Regional] deu ao Inatel a exploração do empreendimento. Esta posição, lembra Carlos Silva, presidente daquele núcleo empresarial, “não é de agora, já foi assumida aquando da visita do Governo Regional à ilha das Flores, o ano passado, onde foi anunciada a construção do Hotel”. Nesta altura, o núcleo promoveu uma reunião com todos os empresários do ramo, no entanto, esclarece Carlos Silva, “os mais interessados não compareceram, por isso ficamos sem margem de manobra para reivindicar e paramos o processo”. O presidente daquele núcleo explica ainda que a razão de não terem tomado nenhuma posição, na altura que foi anunciada a construção do Hotel, deveu-se à falta de interesse dos hoteleiros, que [só] agora se mostram preocupados e lesados com o investimento do Governo [Regional]. No entanto, “apesar de já ser um pouco tarde para qualquer tomada de posição, podem sempre contar com o núcleo, no que diz respeito a esta e outras questões”.

O Hotel das Flores, inaugurado [a 31 de Agosto passado] pelo vice-presidente do Governo [Regional] na mais ocidental das ilhas açorianas, é um 4 estrelas e representou um investimento público da ordem dos 5,5 milhões de euros. Localizada na vila de Santa Cruz das Flores, nas imediações do Centro de Interpretação Ambiental e Cultural que está a nascer na antiga Fábrica da Baleia do Boqueirão, esta nova unidade hoteleira possui 26 quartos e uma suite. Dispõe ainda de uma piscina exterior, de um restaurante com 72 lugares e de sala de reuniões com capacidade para 40 pessoas.

À semelhança do que aconteceu com o Hotel da Graciosa, também inaugurado [no passado mês de Agosto], o Hotel das Flores foi construído pela Ilhas de Valor, uma sociedade anónima de capitais públicos, sendo a sua exploração entregue à Fundação INATEL. Segundo Sérgio Ávila, a opção justifica-se pela “vasta experiência” que aquela fundação possui no sector de hotelaria e turismo, designadamente na exploração de unidades hoteleiras, organização de viagens e promoção turística, “o que nos assegura a solidez e sucesso da exploração desta nova unidade hoteleira”. “Certamente vamos contar com o empenho, experiência, know-how e grande capacidade de mobilização do INATEL para aportar clientes a esta unidade hoteleira”, acrescentou o governante [regional]. A propósito, [Sérgio Ávila] lembrou ainda que com a colaboração do INATEL, está já a decorrer uma nova edição do programa “60+” com destino às ilhas das Flores e Graciosa, o qual proporciona aos açorianos com mais de 60 anos “uma estadia nestas ilhas com qualidade e a preços muito reduzidos”.


Notícia: «Diário dos Açores».
Anteriormente, em Junho de 2007, já havíamos dado nota que a "Construção do novo Hotel nas Flores “assusta” sector hoteleiro da ilha".

Saudações florentinas!!

24 comentários:

Tiago R. disse...

O que é certo é que, no tempo certo, antes da construção deste novo elefante branco, estes empresários calaram-se bem caladinhos.
Agora, é difícil...

Anónimo disse...

queremos é mais um hotel e que seja nas lajes.

Anónimo disse...

Este ainda nao mamou bastante ainda quer Mais

Anónimo disse...

para o ze rogério é bem feito

Anónimo disse...

Para o Zé Rogério, para o Toste e para o Carlos Silva isto devia era ser um incentivo para eles receberem em melhores condições quem escolhe as suas estrebarias, pois se eles tivessem bons serviços não tinham nada a recear do novo hotel.

Anónimo disse...

pois,alguns fazem filetes de peixe porco e metem nas ementas filetes de mero.
nao mereçem nada.o hotel esta bem assim...com gerençia de fora da ilha e sem vicios.

Anónimo disse...

Ambos tiveram em listas nas autarquicas...se calhar deviam ter mostrado que estavam descontentes nessa altura ! Ou se calhar era melhor nao ter mostrado ??
Será que algum "tacho" podia ser entregue a outro !?
Tudo quer mamar de todos os lados..devéras impressionante!

Anónimo disse...

muito bem falado, e muito bem dito o que diz o anónimo das 18,27.

FDM (boneco virtual e que não fica em hotéis com menos de 5*****)... disse...

Numa situação ideal, as Flores deveriam ter meia dúzia de hoteis de quatro ou cinco estrêlas e outras infra-estruturas turistico-hoteleiras (campos de golfe, turismo residencial, country clubs,etc).

Como vivemos num país e numa região com economia «quase comunista» e onde se persegue a iniciativa privada, é natural que as nossas estruturas estejam ao nível do Terceiro Mundo.

A implantação dum hotel de 4 estrêlas não é má em si.
O que é manifestamente desconcertante é o facto desse hotel ser propriedade pública, operado por uma estrutura pública campeã nos prejuízos para contribuinte suportar e que concorre directamente com os empresários locais que não têm capitalização suficiente para fazerem frente a essas estruturas públicas.

Se é verdade que a rede «hoteleira» antes da inauguração do novo hotel era insuficiente e de qualidade inferior, não podemos exigir aos empresários que «invistam» ainda mais quando não têm as mesmas armas que os promotores públicos.

Os primeiros têm que investir as suas poupanças e recursos fundiários ou comprarem dinheiro no mercado, e os segundos obtêm o financiamento através dos impostos.

Se os primeiros tiverem prejuízos sucessivos vão à falência e ainda poderão ser criminalizados; os segundos levam os prejuízos à tutela para os cobrir, e que por sua vez levam a déficit a cobrir pelos contribuintes.

Com este tipo de «economia» é de louvar quem tem ainda uma mercearia aberta.

O melhor será fechar, entregar a chave ao fisco e à segurança social, e preencher a papelada para os saborosos subsídios da Xulança Xuxial...

(Já estive na China «comunista» (principalmente na zona económica especial) a partir de Macau e de Hong-Kong e digo-vos que o «comunismo» está mais firme e hirto aqui do que lá.

Se os EUA optassem por este modelo económico que vigora em Portugal e nos Açores, certamente que estariam agora a importar trigo da Argentina...)

Anónimo disse...

acredito que no verão esse hotel vai estar cheio mas no inverno não vai dar para pagar a manutenção

Anónimo disse...

A parte gira da coisa é que se tivesse sido um particular a querer construir naquele local, a autarquia chumbaria o projecto alegando que o PDM não permitia a construção ali. Como a obra é do governo não são precisas licenças, para a frente é que é caminho. Qualquer semelhança com a estrada de acesso à Fajã do Calhau, em S. Miguel, é mera coincidência!

Anónimo disse...

Se o hotel novo estivesse ao nível das 4 estrelas, em nada abalava as outras estruturas existentes, pois nem todos os bolsos podem com aquela diária.
O pior é que o serviço é feito por gente sem formação, o pequeno almoço é "triste", entre outras coisas.
Seria bom que as outras unidades de Santa Cruz apostassem na simpatia, na qualidade do serviço e na melhoria das instalações.
Seria melhor ainda que o novo hotel não começasse a deixar cair estrelas...

Anónimo disse...

O problema é que a gerência do novo hotel não foi para nenhum dos empresários acima referidos. Estão com dor de cotovelo, pois estavam habituados a serem eles os grandes no ramo na ilha, com grandes ganhos e pequena qualidade nos serviços prestados. Acho muito bem haver um novo hotel, com pessoal de fora. Desta forma, os nossos empresários terão concorrência e para estar à altura deles, teram que melhorar em muito os seus serviços e instalações para não correrem o risco de no Verão ficarem às moscas.

Anónimo disse...

noticia de ultima hora. acabei de saber agora no porto que para a semana chega de novo o batelão da noruega com pedra para a piscina e as obras começam segunda feira no porto e segumdo o que ouvi falar é por fora da poça das mulheres eu segunda feira estarei logo de manhã para ver o inicio das obras. e também ainda este m~es começa a piscina aquecida é só obras.

Anónimo disse...

acho muito bem começar as piscinas que em 12 anos já deu para fazer estudes de piscina do tamanho da américa do norte.

FDM (boneco virtual, espantado com tanta saloice!) disse...

Piscinas aquecidas?

Sabendo que a temperatura da água do mar nesta época é superior à temperatura atmosférica, para quê piscinas aquecidas?

Para quê praias artificiais?

Esta gente está doida ou bebe tintol todo o santo dia?

Vão trabalhar vagabundos!

Anónimo disse...

Amigos peço desculpa de mudar o assunto. Caros amigos quem sou eu para dizer alguma coisa, mas estamos no tempo de arranjar um novo abaixo assinado por causa da net, desta maneira não pode ser, pois minha net se encontra a desligar o dia todo, e acredito que eu nao seja o unico. Pois estamos a pagar e não conseguimos usar. O que podemos fazer? Aqui os nossos amigos do forum tem alguma ideia para nós ajudar? Pois esta a se repetir o mesmo que a um ano atras, para nao dizer que estou achando que desta vez esta a ser pior. Se alguem tiver alguma ideia por favor diga, ajude-nós.

Obrigado.

Anónimo disse...

A preocupação é com as piscinas aquecidas? Como a minha avó dizia: cabeças de ervilha! Até concordo que algumas coisas são importantes. E as lixeiras a céu aberto? E o ridículo da zona industrial? E as pedreiras à beira da estrada, que são verdadeiros atentados ambientais? E as estradas, que novas já estão a ficar em condições lastimáveis? E o posto de combustível em Ponta Delgada? E a requalificação da zona do Porto das Poças? E os atentados ao PDM com construções absurdas, quando não mentecaptas, que se fazem em pleno centro da vila? E o cabo de fibra óptica? E as árvores cortadas em plena estrada regional? E as captações deficientes de água? E o estudo a um bom sistema de desratização? E tantas coisas mais tão importantes? Venham as piscinas aquecidas!!!

FDM (boneco virtual e que pede aos representantes deste povo que levantem o cú da cadeira) disse...

Amigo comentador anónimo das 17H52:

Dirija-se directamente aos representantes do povo recentemente eleitos e que têm o dever de resolverem esse e outros problemas junto das entidades competentes.

Até há um que é «unha com carne» com o Secretário que tutela as telecomunicações.

De facto o serviço prestado é deficiente e caríssimo.

Os lídimos representantes do povo que levantem o cú da cadeira e exigem à PT e ao Governo condições iguais às dos restantes açorianos.

Não é só acumular reformas, vencimentos e senhas de presença...

Trabalhar, meus amigos!
É para isso que os contribuintes vos pagam principescamente.

Anónimo disse...

assim com essas cabeças a pensarem de forma tão redutora as Flores nunca mais evoluem!!!

Anónimo disse...

eu tambem concordo com isto que disse o fdm paga-se muito caro e somos mal servidos temos 2 mbs e pagamos por uma dúzia deles sem ter-mos essas regalias alguem que nos acuda.

Anónimo disse...

como há alguem que fala em mais um hotel nas flores e que seja nas lajes.eu pergunto para quando já é tempo de termos cá um hotel.

Anónimo disse...

meus caros voçÊs vão a um hotel de 4**** para comer comida de kualidade ou para emxer a pança podem ser "mal servidos" mas a comida é feita com as exigências igienco-sanitárias, outra o pessoal ke trabalha no hotel tem formação, meus burros e espiriência,digo uma coisa é o único sítio em ke komo e sei ke nao vou para o hospital com uma infecção alimentar outra se a ASAE ka viesse fexava todos os restaurantes nemos o do hotel flores ,kem trabalha em Certos restaurantes aki na ilha nem para tascas no continente servem, evoluem minha gente , ja fui almoçar ao braga e numca maIs la vou, akilo da-me vómitos men ke me pagassem la nao almoço mais, são ums pobres e mal agadecidos, indoutos e comuns, (kem nao percebeu essas palavas ker dizer sem cultura e burros) esta ilha nao merece o ke tem e são uma cambada de bananas e sacanas ke nao valem um colhão! tenho nojo desta gentalha!

Anónimo disse...

È incrivel como, quando dada a oportunidade, os mais interessados em discutir o projecto do hotel, afinal não estavam tão interessados quanto isso!
Depois fala-se em muitas obras, mas essa obras beneficiam quem?
os Florentinos ou os coitados de Angola, Cabo-Verde, Brazil ou Ucrania
que do pouco dinheiro que ganham, ainda são capazes de lhes descontarem até os pés da cama onde dormem.
Quanto a piscina, nós somos tanto açorianos como os faialenses, ou os terceirenses, porque não? Aliás, até porque é uma obra que abrange todas as faixas etárias,ou seja, é para o avô e para o bébé!
No caso dos idosos pode funcionar como terapia, exercicio, etc.
No caso dos mais novos, bem, já deu para perceber, a IMAGINAÇÃO é o limite.
Quanto ao Hotel, nao vejo em como ele vai prejudicar, por exemplo, a Aldeia da Cuada. Espera ai, será aquela vista deslumbrante da zona industrial o trunfo, ou acordar, não com o som dos passarinhos mas sim com um ATP rasgando o ar a pouco metros da janela!lol
Isto, para dizer que foi a falta de actuaçao por parte de todos os florentinos que permitiu tamanho erro, nao é o politico que em quatros anos só vem duas ou tres vezes á ilha que vai saber o que é melhor para nós.
E mais, o facto de os empresarios florentinos nao terem falado, quando o deveriam, é sintoma que crassa em toda a ilha, isto é, não existe um espirito associativo, as pessoas vivem de costa voltadas, e cada um tenta puxar a braza á sua sardinha! Assim é claro o fracasso!