sexta-feira, 9 de abril de 2010

Novo transporte colectivo rodoviário de passageiros irá chegar à ilha das Flores

Até agora, o transporte colectivo de passageiros [na ilha das Flores] era prestado pelas autarquias, sem a regularidade que as populações gostariam, mas [no passado dia 30 de Março] foi assinado um contrato entre o Governo [Regional] e a [empresa] União de Transportes dos Carvalhos.

Trata-se de uma empresa do Continente que ganhou o concurso público para a prestação do respectivo serviço na ilha das Flores. A União de Transportes dos Carvalhos [UTC], empresa que opera no Norte do país, vai efectuar a referida prestação de serviços com uma frota de 8 autocarros.
O novo serviço de transporte de passageiros nas Flores estará em funcionamento a partir de Setembro e vai reduzir, em muito, o valor pago para assegurar o transporte escolar na ilha, ou seja, o serviço custa, actualmente, 40 mil euros por mês e, agora, vai passar a custar 200 mil euros por ano.

Mais de 2 milhões de euros é quanto vai custar ao Governo [Regional] o transporte colectivo de passageiros nas Flores, um investimento anual de mais de 250 mil euros, para cinco circuitos que abrangem toda a ilha, sendo que um dos circuitos é feito apenas durante o Verão, para a zona balnear da Fajã Grande. O contrato prevê a realização de cinco carreiras regulares divididas em três períodos, relativos aos dias úteis em período escolar, dias úteis em período não escolar e horário de Verão.

O novo sistema de transportes colectivos nas Flores, que arranca em Setembro, terá horários ajustados às necessidades escolares, garantindo que os alunos chegam aos estabelecimentos de ensino a tempo de respeitar os horários escolares. O novo serviço possibilitará que qualquer passageiro seja transportado de um extremo ao outro da ilha, apenas com um transbordo de carreiras. As duas vilas das Flores (Santa Cruz e Lajes) serão servidas por carreiras regulares de manhã, ao início da tarde e ao final do dia nos dias úteis, o que garantirá uma maior mobilidade da população.

Nos meses de Julho e Agosto será também assegurado o transporte em carreira regular para a Fajã Grande, de forma a garantir o acesso à zona balnear da ilha. Em Santa Cruz está também prevista a criação de um pequeno circuito urbano de transporte colectivo, que passará por locais como o aeroporto, os paços do concelho, a escola secundária e o jardim municipal.

A empresa terá cerca de 10 funcionários, 7 dos quais recrutados na ilha das Flores.


Notícia: RTP/Antena 1 Açores, jornal «A União», rádio Atlântida e o "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

2 comentários:

António Carvoeiras disse...

Boas. Antes demais gostaria de dar os parabens aos criadores deste blog. Acho bem carreiras em todos os dias uteis, mas e o preço dos bilhetes vai manter-se ou vai aumentar devido a ser uma transportadora do continente?
Abraços a todos

Anónimo disse...

ouvi ontem nos morros que está a chegar em poucos dias um barco da américa com maquinas para principiar a piscina no porto ao lado de fora do quebra mar. terá o compromento de 120 metros e largura de 60 metros estando preparada para provas de natação.