quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Aviso: agravamento do estado do tempo

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas as devidas precauções.

Uma depressão em fase de cavamento com um sistema frontal associado irá provocar um agravamento do estado do tempo a partir da tarde de hoje no Grupo Ocidental, com chuva por vezes forte, progredindo com um aumento do vento com rajadas que poderão atingir os 100 km/hora e ondas que poderão atingir os nove metros.

No Grupo Ocidental (ilhas das Flores e do Corvo), entre as 12 horas e as 21 horas de hoje esperava-se chuva que poderia ser forte, enquanto a partir das 3 horas de quinta-feira o vento vai aumentar de intensidade, com rajadas entre 64 e 75 km/hora, situação que se manterá até às 3 horas de sexta-feira. Ainda neste grupo de ilhas, o alerta meteorológico hoje divulgado indica que, entre as 6 horas de quinta-feira e as 12 horas de sábado ocorrerá agitação marítima com ondas de noroeste entre cinco a sete metros.

Este agravamento do estado do tempo é originado, segundo o Instituto de Meteorologia, por uma “depressão em fase de cavamento com um sistema frontal associado”.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Trancas nas portas e janelas, chá preto a cheirar na cozinha e pão quente com manteiga para cear.

Amanhã vou almoçar batata doce com leite, com cavala seca assada na brasa.

Será que o tal da cana roca tem pevides de abóbora e mogango para vender?

Anónimo disse...

mas eu tive a ver as lajes das flores e está bom tempo e na terceira toda a noite fez vento forte e chuva e continua.

Anónimo disse...

Li a noticia do jornal do Norte que o Farol da minha Freguesia Lajes das Flores faz amanhã dia 8 de Outubro 100 anos.De longe aqui vão os meus Parabéns.

Anónimo disse...

So mesmo no jornal do norte, porque o das Flores só si de vez em quando. paga-se para o ter todos os meses, mas nao sai todos os meses!

Fórum ilha das Flores disse...

Actualização informativa: as previsões meteorológicas apontam para novo agravamento do estado do tempo nas ilhas das Flores e do Corvo entre a madrugada e a manhã de segunda-feira [amanhã] “devido à passagem perto das Flores e do Corvo da tempestade pós-tropical Otto”.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, a tempestade tropical “OTTO" encontrava-se às 15 horas UTC de hoje [domingo] a 1.000 quilómetros a oes-sudoeste da ilha das Flores, a deslocar-se para nordeste a 70 km/h. Está a perder características e já se considera pós-tropical.

Deverá passar a noroeste do Grupo Ocidental onde se prevê rajadas de 110-120 km/h, precipitação por vezes FORTE, trovoadas e ondas de 6 metros.

Previsão meteorológica para o Grupo Ocidental:

no período entre as 3 horas de 11/10/2010 e as 9 horas de 11/10/2010: vento de sudoeste (SW) rodando para noroeste (NW) com velocidade média de 65-74 km/h e rajada máxima de 110-120 km/h;

no período entre as 0 horas de 11/10/2010 e as 9 horas de 11/10/2010: precipitação com chuva e aguaceiros por vezes fortes e trovoadas dispersas;

no período entre as 3 horas de 11/10/2010 e as 12 horas de 11/10/2010: agitação marítima com ondas de sudoeste (SW), passando a noroeste (NW) de 4 a 6 metros.

O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.

Fórum ilha das Flores disse...

Actualização informativa, através de uma notícia do «Açoriano Oriental»: "tempestade 'Otto' passou [pelas ilhas das Flores e do Corvo] sem provocar danos".

O meteorologista Pedro Mata adiantou que às 7 horas [da manhã de ontem, segunda-feira] foi registada na ilha das Flores uma rajada de vento que atingiu 107 quilómetros por hora, quando o núcleo da tempestade Otto se encontrava mais próximo desta ilha.

Uma fonte dos Bombeiros [Voluntários] de Santa Cruz referiu, por seu lado, que, até ao princípio da manhã [de ontem], a passagem da tempestade 'Otto' pelas Flores apenas tinha provocado a queda de uma árvore.