sábado, 27 de outubro de 2012

Inverno quase a chegar aos relógios

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada de amanhã, domingo. Nos Açores deverão ser atrasados da 1 hora para as 0 (zero) horas, oficializando a passagem para o horário de Inverno.

A passagem para o horário de Inverno acontece sempre no último domingo de Outubro e a passagem para o horário de Verão no último domingo de Março.

A decisão de semestralmente alterar a hora tem raízes históricas que remontam à Primeira Guerra Mundial. Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa, recordou que a mudança da hora começou por ser, nessa altura, uma necessidade para permitir reajustar os horários de trabalho de forma a poupar combustível, fortemente racionado no período de guerra.

Mas foi a percepção que a alteração trazia mais benefícios para a sociedade que uma eventual poupança energética que levou a que se prolongasse até aos dias de hoje. Segundo adiantou Rui Agostinho, “nos dias de hoje, os estudos que existem feitos pela União Europeia mostram que não há um impacto económico que seja um factor decisivo para tomar esta decisão. O que há é um impacto sobre a actividade diária das pessoas, sentem-se bem por trabalharem num período em que há mais Sol, por se movimentarem ainda com a luz do dia”.

Este bem-estar “depois também tem impactos na forma como [as pessoas] conduzem e nos acidentes que existem, na boa disposição das pessoas, que se reflete no consumo de medicamentos. Não se consegue justificar este horário por razões puramente de poupança económica”, disse o director do Observatório Astronómico de Lisboa, acrescentando que os horários escolares e as rotinas dos mais novos têm também um grande peso para a manutenção deste padrão horário.

Rui Agostinho recordou que sempre que o país experimentou não implementar o horário de Inverno, acabou sempre por recuar na decisão, por se comprovarem os impactos negativos de um desfasamento em relação à hora solar: “O horário que vamos implementar agora é a hora que nos coloca mais próximos do meio-dia solar, e no Inverno faz diferença”.


Notícia: RTP Açores, «Açoriano Oriental», «Sol» e «Público».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: