sábado, 8 de dezembro de 2012

Região mais católica de Portugal

Os Açores são a região mais católica do país e onde mais se reza, revela um estudo realizado pela Universidade Católica e patrocinado pela Conferência Episcopal Portuguesa.

Na Região Autónoma dos Açores “temos 91,9% de católicos, num quadro claro da região mais compactamente católica do universo da geografia das identidades em Portugal”, disse o coordenador do inquérito, Alfredo Teixeira. No caso dos Açores e da Madeira, regiões nas quais o inquérito se centrou, “a afirmação católica faz decrescer significativamente a presença de minorias religiosas”, enquanto “a Madeira apresenta a menor diversidade religiosa”.

Nos Açores a proporção mais elevada de católicos situa-se no escalão etário entre 15 e 24 anos (21,2%) e no arquipélago da Madeira entre 25 e 34 anos (22,5%), enquanto que em Portugal Continental o maior número de católicos encontra-se na faixa etária daqueles que têm mais de 65 anos.

O estudo complementa o inquérito nacional apresentado em Abril, intitulado “Identidades Religiosas em Portugal: representações, valores e práticas”, realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa.


Notícia: «Açoriano Oriental», rádio Renascença e jornal «Público».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Quer isto dizer que daqui a uns anos os Açores serão a região do país com mais alminhas no céu...

JS