sexta-feira, 30 de junho de 2017

Onde andam os autarcas florentinos?

A escala inaugural do navio de cruzeiros Boudicca na ilha das Flores ficou marcada pela lamentável ausência de qualquer cerimónia de boas vindas e troca de placas.

A data de 30 de Junho de 2017 ficará na história dos cruzeiros dos Açores, pois marca a escala inaugural do navio de cruzeiros Boudicca na ilha das Flores, que até esta data só tinha sido visitada por navios de menores dimensões e sempre inseridas em cruzeiros temáticos pelo arquipélago.

De facto é a primeira vez que um navio daquelas dimensões (205,5 metros) escala a ilha das Flores num cruzeiro transatlântico, numa clara demonstração do interesse que também a bela ilha das Flores despertou junto da popular operadora inglesa Fred Olsen Cruise Line.

Recorde-se que esta escala na ilha das Flores está inserida num cruzeiro transatlântico iniciado na cidade inglesa de Liverpool no passado dia 9 de Junho e teve como principal ponto de interesse a possibilidade dos seus passageiros acompanharem durante três dias a famosa regata America´s Cup que este ano se disputou nas Bermudas.

Depois de três dias atracado em Hamilton (capital das Bermudas), o navio Boudicca esteve hoje na ilha das Flores e amanhã estará na cidade da Praia da Vitória, ultimo porto de escala antes do seu regresso à cidade dos Beatles.

Ao contrário do que é usual nestas ocasiões, e ao que o Azores Cruise Club julga saber, não houve cerimónia de boas vindas e troca de placas entre as autoridades locais e o comandante do navio, situação que é hábito acontecer em Ponta Delgada, na Praia da Vitória, Horta e já este ano também aconteceu na ilha Graciosa. Sem dúvida alguma um facto que causa alguma estranheza, pois julgamos saber que é a primeira vez que tal acontece.


Notícia: blogue «Azores Cruise Club - Cruzeiros nos Açores».
Saudações florentinas!!

32 comentários:

Anónimo disse...

estavam ocupados a assinar requisições para tinta e cimento

Anónimo disse...

Cerimónia de boas vindas, troca de placas e um grupo folclórico no cais para dar cor e sensibilizar os turistas. É assim que os outros por esse mundo fora fazem. É assim se devia fazer se fossemos minimamente inteligentes e tivéssemos um palminho de testa.

Infelizmente andamos a discutir politica, tachos e listas para Juntas com dirigentes de meia tigela sem visão de futuro. E porquê? Porque não sabemos valorizar o que temos. Porque não percebemos que o futuro dos nossos filhos na sua terra passa cada vez mais por isso.

Vem aí as autárquicas. Que nenhum dos candidatos meta a cabeça na areia como alguns agora de forma inqualificável fizeram: o grupo ocidental precisa de ter estruturas portuárias capazes de atrair a paragem deste tipo de navios.

Anónimo disse...

Alguém já fez uma avaliação dos supostos benefícios que estas "visitas" trazem para a ilha ?

Anónimo disse...

Não há tempo a perder com cruzeiros. Em primeiro lugar estão os seus tachos, os "empregos públicos" de familiares, e, como não podia deixar de ser, os "lugares" dos seus amigos. Tudo pago, como toda a gente sabe, com os impostos dos contribuintes.

Custava alguma coisa mandar um vereador ao cais ou, em alternativa, um pomposo "chefe de gabinete"? Pagamos a esta gente para quê afinal? Para levantarem o ordenado no fim do mês?

Ou esta gente assume a importância do turismo de cruzeiros para o grupo ocidental, ou nunca mais os devemos largar. Para bom entendedor, meia palavra basta.

Anónimo disse...

Ainda hoje passei na Praia da Vitoria onde o Barco está encostado e lá ia pela rua principal um bailinho de Foclóro animar os turistas, e eles estavam bem atento ás cantigas e é assim que se cativa turismo.

Anónimo disse...

Só mais uma demonstração da falta de competência dos políticos florentinos.. onde estava a dr isabel do turismo? Os nossos deputados? Os vereadores de cultura? Que importância a RTP Açores deu ao assunto? Continua o mesmo desmazelo de sempre e assim vai continuar pois isto esta tudo comprado e todos feitos uns com os outros como se vai verificar nas autarquicas... o índio do corvo e o seu homologo lagense la se vão safando com tachos e bónus para os seus amigos. Parabéns corruptos

Anónimo disse...

Dou toda a razão ao anónimo das 13.59, anda-mos a votar em gente que nada percebe, e nada puxa para o seu Concelho com medo de perder o tacho, é urgente o aumento deste Porto Comercial para ter condições de receber barcos com este.

Anónimo disse...

até tinha ficado bem apresentado se o Grupo Folclórico tivesse aparecido no porto mais as autarquias dando as boas vindas mas nada disso aconteceu, rua com esta gente nas próximas eleições que não serve o concelho.

Anónimo disse...

Querem dar o rabo para agradar a um turismo de massa sem saber para quê, só porque os faz sentirem-se mais importantes...

Anónimo disse...

Se eles tivessem feito alguma coisa do género, vocês diziam que só querem forró...
Vocês não passam de gentinha com demasiado tempo livre...

Anónimo disse...

Pelo que ouvi será uma viagem inesquecível para alguns infelizes que vinham nesse cruzeiro.

Anónimo disse...

Turismo seja ele de massa ou nao será sempre uma mais valia a nível econômico e cultural... O desprezo demonstrado pelas entidades locais só demonstra a incapacidade, falta de visão, e comodismo instalado a algumas décadas na ilha. Paramos no tempo, continuamos na lama enquanto os barões compram BMW casa pós meninos meninas de sucessão, carrinhas 4por4 pá lavoura bem como se arranja uns taxitos pós amigos e filhos dos amigos... Continuem assim, votem no mesmo assegurada para mais uns anitos ficará a tradição envelhecimento da população, diminuição da mesma, falta de empregos desigualdade social e falta de desenvolvimento

Anónimo disse...

Será que as autoridades da ilha tinham conhecimento da passagem deste barco pela ilha das Flores?
Houve divulgação pela ilha da passagem deste barco?
Os passageiros andaram pela ilha? Consumiram?

Anónimo disse...

já nas próximas eleições rua com esta gente que nada faz pelo seu concelho e muito menos pelo turismo, há um anónimo que fala em forró e alguém responde se aparecessem que o povo julgo ser ia dizer que era forró, eu na minha maneira de pensar há muitas maneiras em definir o que é o forro e o que não é forró, neste caso para mim seria de grande orgulho aparecer o Folclórico e as Entidades do Concelho a dar as boas vindas, para uma boa informação aos próximos. Mas vejo que estão é mais preocupados com as eleições.

Anónimo disse...

Turismo deste género quanto menos, melhor. Só não antevê os estragos que este tipo de empresas turísticas pode trazer à ilha quem não percebe nada de nada e apenas quer lucro fácil e imediato (mas que irá trazer um prejuízo imenso a médio prazo).

Anónimo disse...

O anónimo das 01:00:00 não percebeu nada. Pensa que está na lama e que cruzeiros e turistas em quantidade são ouro.
Mas é ao contrário. Por isso os Açores passaram a ser um destino de prestígio, enquanto ilhas como Baleares e Canárias deixam de o ser.

Anónimo disse...

estragos tem o anónimo das 14.07 na cabeça, e acredito que não tem cura.

Anónimo disse...

Ninguém quer saber da política ou dos políticos para nada! São seres miseráveis e sem escrúpulos que apenas querem, cada vez mais, a teta bem cheia de leite para a engorda!
Tivessem os particulares desta ilha feito a recepção e certamente o impacto seria bem maior.
Deixem a política de lado porque só dá para quem lá está e as eleições só nos servem uma semana de 4 em 4 anos, sejam elas autárquicas, regionais ou nacionais!

Anónimo disse...

pessoas que não defendem o seu concelho para entrar divisas tanto como turismo em cruzeiros como iatistas, não servem ao POVO merecem rua já nas próximas eleições.

Anónimo disse...

Eu com esta gente até tenho vergonha de ser das Lajes, sabendo eles que as Lajes das Flores já entrou no Mapa Mundial e nada fazem para cativar o turismo. Haja paciência para tanta mornaça.

Anónimo disse...

Há certos trambolhos por aí, um deles infelizmente meu velho conhecido, que acham que este tipo de turismo não serve. Arranjam sempre coisas para alegar, como isto, aquilo ou aquele outro. Eu gostava de ver o caixote do lixo deste pelintra.

Vão a São Miguel e perguntem se este tipo de turismo traz ou não traz mais valias. Vão a Lisboa e perguntem porque é que o cais de Santa Apolónia está a ser ampliado. Vão à Madeira e perguntem se vale ou não vale a pena receber cruzeiros. Vão à Alemanha, à Noruega, à Italia e às republiquetas das Caraíbas, que vivem quase exclusivamente disso, e perguntem... Ninguém tem que estudar o que já foi estudado e testado por outros, seguramente mais inteligentes do que nós.

As Flores não pode nem deve ficar de fora. Tem de ter estruturas para atrair este tipo de turismo. Pode ser um molhe, como pode ser um decente com lanchas adequadas ao desembarque. Tem de ter uma gare marítima condigna para receber os passageiros.

A atitude das nossas autoridades, infelizmente, não prenuncia nada de bom.

Anónimo disse...

Para mim já nada me surpreende desta classe politica rasca, se fosse para encher a barriga estavam lá todos caídos, mas como é do entre-se da ilha e do povo para o seu desenvolvimento a esta gentinha que nos representa,nada lhes interessa se não o ordenado no fim do mês.

Anónimo disse...

Alugaram-se viaturas, os taxis não pararam, o outro vendeu artesanato, esgotaram-se os postais e mais não se vendeu porque não havia. Mas se este tipo de visitas se repetir - e a repetição, infelizmente, não é muito querida de certa pelintragem - seguramente vai compensar investir nos stocks, nos transportes e noutras coisas mais.

Quem é que pode não querer isto? Certos "empregadores" do estado, que deixam de controlar as tetas que o sistema lhes põe na mão. Certos empregados do estado, que desde que se lhe conhece vida activa, sobrevivem dependurados nos impostos dos outros ou em investidas na politica. Certos zombetas, que, invejosos do sucesso dos outros, fazem o que podem para lhes trompicar a vida. Certa malandragem, que tem por lema não fazer e ter raiva de quem faz. A todos eles, uma pá de merda na cara!

Anónimo disse...

Como já li aqui alguém dizer que tem vergonha de ser das Lajes, eu repito a mesma conversa e ser governado por esta gente que muito cego estava eu na altura quando votei para levarem 4 anos para nada fazerem.

Anónimo disse...

Desde quando o turismo de cruzeiros "é de massas"? Desde quando podemos dar-nos ao luxo de por "turistas fora"? Desde quando?

A atitude os nossos autarcas e dos delegados disto e daquilo, postos em cargos sabe-se lá como, não foi inocente. Foi propositada e por isso não é aceitável. Mostra que para certas coisas se usa uma medida e para outras se usa outra.

O que respeita ao futuro das Flores devia merecer SEMPRE a medida maior.

Anónimo disse...

cartão vermelho a esta gente em Outubro só se interessam consigo e nada mais, só falam muito no povo é na altura das eleições.

Anónimo disse...

Com as coisas a correr bem - ambas as autarquias florentinas tiveram boas prestações neste mandato - eis que se borram no fim. E porquê? Porque a construção de estruturas capazes de receber navios de cruzeiro nas Flores (e noutras ilhas) vai contra certos interesses instalados em São Miguel.

O bolo deve ser comido nas docas de Ponta Delgada e as mais valias turísticas devem ficar apenas na ilha do arcanjo. Em Ponta Delgada ninguém questionou investimentos milionários, ninguém pôs em causa as mais valias deste tipo de turismo, ninguém respingou porque a estética da cidade estava a ser adulterada. Fez-se.

A clique politica que temos espalhada pelas ilhas mais pequenas já percebeu que sem ser subserviente a São Miguel, não garante nem distribui os ordenadinhos reservados aos tachos locais. Vai dai, cala. Ostensivamente, desvaloriza. Nas horas fulcrais, desaparece.

Elegemos representantes que representam muito outras paragens, porque a sua sobrevivencia está em causa, mas pouco quem neles deposita confiança. Tenham a dignidade de ir para casa no tempo e na hora certa.

Anónimo disse...

Mandavam a ex- primeira dama... e perita em acenos e sorrisos! E está habituada a coisas chiques! Mulher sortuda! Também com um marido político só para para quem pode! Fora mais nova e seria a rainha da ilha! Lololo ainda pedia uma boleia ... e lá ia. Para descanso do esposo.

Anónimo disse...

Se tivessem vergonha na cara já se tinham demitido, foram 4 anos a olhar para as estrelas e nada de útil para o desenvolvimento do Concelho das Lajes, chegam barcos com Turistas nem no Porto aparecem para dar as boas vindas, e para os cativar para um novo regresso, e de uma boa informação a outros, mas da maneira que as coisas correram neste último Cruzeiro vejo que as Lajes nunca mais sai da cepa torta.

Anónimo disse...

O iluminado das Lajes anda a desdobrar-se para melhor falar sozinho... Tentar copiar estupidamente o que existe nestes outros lugares turísticos em vez de preservar a particularidade das Flores levaria a um fracasso irreversível.

O turismo de cruzeiros sempre foi "de massa". Traz, durante 24h, um numero de turistas equivalente à população da ilha. E o pior é que é um turismo autónomo, que não precisa de nada em terra.

Anónimo disse...

O idiota do costume desdobra-se a dizer tolices, cada qual mais tola e estapafúrdia, com o patológico propósito de ser ouvido por muitos. No delírio do sabe tudo não percebe as gargalhadas que provoca e quantas vezes é gozado.

Preservar o quê? O ostracismo? O desconhecimento? As belezas naturais das nossas ilhas não são uma mais valia a ser explorada? Servem para quê então? Para os peixes e para as aves? O turismo não presta? E vamos comer o quê? Como é que vamos pagar o ordenado ao idiota, se não queremos por o que temos a render e criar riqueza? Vem do céu o dinheiro, ou do trabalho e da iniciativa? Há cada cebolão por aí...

Fracasso é cruzar braços e deixar as coisas como estão. Infelizmente nem todos tem ordenado garantido e tempo quanto queira para intrigar, fomentar pés de vento e, na mira de um protagonismo tolo, mentir para dar fogaça a jornais.

O "pelintra" não percebe que o turismo de cruzeiros não é de massas, respeita o meio ambiente e é uma das grandes fontes de receitas para gente bem mais rica do que nós como a Noruega, a Inglaterra e a Itália.

Anónimo disse...

O burro que fala em conservar a particularidade deve estar a referir-se, conservar o seu tacho para o não perder em Outubro.