domingo, 30 de setembro de 2007

«Jovens florentinos devem saber arriscar», afirma o presidente da AJiF

O principal problema que os florentinos enfrentam é a escassez de postos de trabalho, afirma Tito Nóia, presidente da Associação de Jovens da ilha das Flores [AJiF].

A falta de postos de trabalho é um problema que afecta todos os jovens da ilha das Flores, afirma Tito Nóia, presidente da Direcção da Associação de Jovens local, acrescentando que os mais prejudicados são aqueles que optam por especializar-se e obter um curso universitário. Contudo, nem sempre encontram saídas profissionais. "A ilha [das Flores] é pequena, o que por sua vez acarreta algumas dificuldades na variedade e abrangência do mercado de trabalho".

Para fixar mais jovens na ilha, Tito Nóia diz que é preciso aumentar as ofertas de emprego, ter empresários capazes de ver mais além e investir no futuro das Flores. "Também dependerá, em grande parte, da capacidade dos jovens em encontrar projectos compatíveis com as necessidades da ilha e lançarem-se, eles próprios, nessas áreas. Há apoios comunitários para jovens empreendedores, portanto, é só preciso ter um pouco de visão, dinâmica e fazer as escolhas certas. Isso seria extremamente benéfico para todos", afirma convicto.
"Ser um empreendedor de sucesso não significa arriscar, significa saber arriscar. Um negócio bem pensado tem tudo para dar certo, não importa se a ilha é grande ou pequena, importa é o tipo de negócio em que se aposta", sugere aos candidatos a jovens empresários.

Um dos problemas crónicos [da ilha] das Flores é o dos transportes. "O transporte [marítimo] de mercadorias sempre foi um problema, sobretudo quando o mau tempo chega e as condições não permitem a acostagem. A nível do transporte marítimo de passageiros, com a introdução, este ano, de um sistema de escalas semanais do navio ‘Santorini’, proporcionou-se uma excelente oportunidade de visitar a ilha das Flores e permanecer por cá pelo menos uma semana. Por sua vez, a população local beneficia de maior facilidade em visitar as outras ilhas do arquipélago".
Para dinamizar o desenvolvimento do turismo, Tito Nóia preconiza uma maior aposta nos recursos naturais. "A nossa paisagem, única nos Açores, é tantas vezes desconhecida. Temos que explorar esses recursos e proporcionar a quem nos visita, o contacto com a natureza pura, o sossego, a aventura e o lazer".


Dar a conhecer a ilha [das Flores] ao mundo
O presidente da direcção da Associação de Jovens da ilha das Flores considera que, duma forma geral, o Governo Regional tem respondido às aspirações dos florentinos. "Está à vista de todos que nos últimos anos tem havido muito investimento na nossa rede viária e em infraestruturas que estavam a precisar de intervenção já há muito tempo. O sector dos transportes marítimos e aéreos tem mostrado melhorias significativas. Contudo, penso que o sector do turismo é aquele que tem estado um pouco mais esquecido, em detrimento de outras ilhas. Esta ilha é uma pérola no arquipélago e aos poucos as pessoas descobrem-na, quer através da internet, quer através das referências de quem nos visita. Essa será provavelmente a nossa melhor aposta, dar a conhecer a ilha [das Flores] ao mundo".

Informação e entretenimento
O Clube Informático de Santa Cruz das Flores foi fundado em 1999 e é o resultado de uma série de contactos efectuados entre um grupo de amigos, no qual se incluía o nosso entrevistado. O objectivo da criação do clube visava integrar o programa RSIA - Rede da Sociedade de Informação Açores, que tinha por principal missão disponibilizar à população em geral, e particularmente aos jovens, o acesso às novas tecnologias de informação e o combate à info-exclusão. "Ao longo do tempo aumentámos os equipamentos e o projecto cresceu, com muita participação dos jovens e da comunidade desde o início". A adesão dos jovens florentinos às novas tecnologias tem sido muito significativa. "Desde o início do projecto RSIA até aos actuais Espaços TIC, notou-se um crescimento exponencial da procura, mais ainda após a disponibilização dos acessos ADSL nas Flores. Muitos jovens usam a internet por ser um meio de busca de informação e entretenimento", afirma Tito Nóia.

"Entrevista" integrante da edição de 14 de Setembro do semanário regional «Expresso das Nove».
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Jornais florentinos divulgados no Fórum

No passado mês de Agosto lançamos o desafio às direcções de ambos os jornais florentinos [«As Flores» e «O Monchique»] para que houvesse uma participação e contributo dos seus meios de informação neste «Fórum ilha das Flores». Ficou então acordado [com a direcção de ambos os jornais florentinos] que mensalmente (próximo da data de saída do seu jornal para as bancas) daríamos à estampa no «Fórum ilha das Flores» os principais títulos e chamadas de primeira página dessa edição do jornal e que (nas semanas seguintes [de vigência desse número do jornal de periodicidade mensal]) publicaríamos alguns textos dessa edição do jornal (nomeadamente os materiais informativos que fossem considerados mais relevantes e de maior interesse de divulgação cibernética). Este "protocolo" do «Fórum ilha das Flores» com ambos os jornais florentinos [«As Flores» e «O Monchique»] começará muito em breve.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Assim vai a construção do Pavilhão Desportivo Municipal das Lajes... (I)

Aproximadamente há um mês atrás havíamos mostrado o aspecto [quase inicial] das obras de construção do Pavilhão [Poli]Desportivo Municipal das Lajes, voltamos agora a mostrar o andamento dessas mesmas obras [actualmente]... Saudações florentinas!!

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

UNESCO classifica as ilhas do Corvo e Graciosa como Reservas da Biosfera

As ilhas do Corvo e da Graciosa, nos Açores, foram classificadas pela UNESCO como Reservas da Biosfera, na sequência de uma candidatura apresentada pelo Governo Regional.

Segundo a secretária regional do Ambiente, Ana Paula Marques, a classificação em causa resulta das candidaturas que pretenderam demonstrar as qualidades ambientais de duas das mais pequenas ilhas do arquipélago.

“Mais uma vez os Açores provam que têm, de facto, uma qualidade excepcional no contexto nacional”, afirmou Ana Paula Marques, para quem este galardão tem a capacidade de ser “pró-activo”.

No seu entender, para além de confirmar a qualidade ambiental que estas ilhas demonstram, esta classificação vem revelar a necessidade de continuar a investir na criação de planos de gestão “para que a certificação da qualidade ambiental seja uma realidade”.

A mesma responsável disse ainda que, em termos de conservação da natureza, os Açores estão a “marcar pontos” a nível mundial, através do desenvolvimento de um “trabalho de excelência” nesta matéria.


É uma mais-valia para as duas ilhas

A classificação das ilhas da Graciosa e do Corvo está integrada num pacote de 23 novas reservas da biosfera, aprovadas pelo Bureau do Conselho Internacional de Coordenação do Programa da UNESCO “O Homem e a Biosfera”, que esteve reunido em Paris.

Da responsabilidade da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a rede mundial de Reservas da Biosfera inclui zonas classificadas em todos os continentes, como o Pantanal e a Amazónia (no Brasil), Yellowstone e o Deserto Mojave (nos E.U.A.), o Monte Olympus (na Grécia) e o delta do Rio Vermelho (no Vietname).

O estatuto constituiu uma “mais-valia” para as duas ilhas, dado que permitirá reorientar as decisões ao nível da gestão, compatibilizando a preservação da biodiversidade com a presença humana.

O Governo açoriano esteve a trabalhar neste processo desde 2005, mas só em Abril deste ano apresentou a candidatura oficial de duas das nove ilhas à Rede Mundial de Reservas da Biosfera.

O Corvo, a ilha mais pequena do arquipélago açoriano, tem cerca de quatro centenas de habitantes, enquanto a Graciosa, localizada no Grupo Central dos Açores, tem pouco mais de cinco mil pessoas.


Promover o desenvolvimento sustentado

A classificação de uma zona como Reserva da Biosfera tem como principal função a defesa e protecção da biodiversidade, o desenvolvimento sustentado e o conhecimento científico.

Actualmente, há cerca de 500 Reservas da Biosfera da UNESCO em mais de uma centena de países.

Com esta classificação, Portugal passa a ter três Reservas da Biosfera, sendo que, até agora, o país dispunha de uma única zona com tal estatuto – a Reserva Natural do Paul do Boquilobo (na Golegã).

Além das Reservas da Biosfera, o arquipélago dos Açores possui áreas classificadas e reconhecidas internacionalmente por razões ambientais com o estatuto de Rede Natura 2000, Património da Humanidade, Áreas RAMSAR e Áreas Marinhas Protegidas ao abrigo da Convenção OSPAR.


Notícia: Última Hora da edição online do jornal «Público».
há dois anos atrás havíamos [no «Rocha dos Bordões - Fórum ilha das Flores»] dado conta da apresentação da candidatura que presentemente foi galardoada.

Saudações florentinas!!

sábado, 15 de setembro de 2007

Sic Transit Gloria Flores... (IV)

Não sou grande apreciador de remakes mas (na nossa ilha) muitas das vezes a realidade (tristemente) supera a melhor das ficções...
«Ó papá, arranja-me um "yabba-dabba-doo time" lá na 'Cambra'...» Esta "grande produção" deve ser atentamente seguida (nos tempos mais próximos) em entrevistas de emprego numa Câmara Municipal perto de si...

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Sic Transit Gloria Flores... (III)

Na freguesia dos Cedros, no caminho para o lugar da Ponta Ruiva, fomos encontrar (no início do passado mês de Agosto) este brutal corte de queirós... ... um pouco mais acima na mesma estrada (mesmo à sua beira), encontramos este "arrumo" do produto da brutal poda de queirós... Populares dos Cedros e da Ponta Ruiva afirmam que o brutal corte (desta espécie endémica da nossa ilha) fora realizado «a mando da presidente da Junta [de Freguesia dos Cedros]». E que os «Serviços do Ambiente [ainda] nada tinham feito...»
No dia-a-dia sabem-se de vários casos em que um agricultor é penalizado (ao cortar queirós) por pretender manter a sua terra asseada e com boa relva para o seu gado... e neste caso, mesmo à beira da estrada, nada se faz??!!!
Nome científico: Daboecia cantabrica azorica
Nome comum: Queiró
Família: Ericaceae
Género: Daboecia D.Don

Observações: esta espécie é protegida pela Convenção de Berna [relativa à Protecção da Vida Selvagem e do Ambiente Natural na Europa] e pela Directiva [Europeia] Habitats.

Saudações florentinas!!

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Sic Transit Gloria Flores... (II)

Eis a fachada principal do edifício dos Paços do Concelho de Santa Cruz das Flores. Palavras para quê????!!!!

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Lena Construções é quem vai construir o novo Hotel do Boqueirão

A Lena Construções vai participar, em consórcio, na edificação de dois hotéis nos Açores, adjudicação que envolve um investimento global de 10,6 milhões de euros, anunciou [na passada] quinta-feira aquela empresa de construção civil e obras públicas.

Os dois hotéis situam-se, respectivamente, nas ilhas da Graciosa e das Flores, sendo que o primeiro envolverá um investimento de 5,7 milhões de euros e o segundo foi adjudicado ao consórcio de que faz parte a Lena Construções, por 4,9 milhões de euros.

A edificação do [novo] Hotel na ilha das Flores, que contará com a participação da sub-holding do grupo Lena para a área da construção, além da construção, a empreitada compreende ainda a recuperação e ampliação da Fábrica da Baleia do Boqueirão.

«A Fábrica da Baleia passará a operar como um Centro de Interpretação Ambiental e Cultural», esclareceu a empresa de construção.

Notícia: «Diário Económico» e «Diário Digital» / Agência Lusa.
Saudações florentinas!!

sábado, 8 de setembro de 2007

As novas Piscinas Naturais, na Fajã...

Constituíram-se como das maiores "surpresas" da Época Balnear 2007 (já a correr para o seu final).
Obra com a chancela da Câmara Municipal das Lajes, as novas Piscinas Naturais da Fajã Grande situam-se perto do antigo Campo de Futebol, e resultaram na criação de mais um espaço de veraneio no Oeste florentino.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Assim vão as obras no Porto de pescas de Ponta Delgada... (I)

Aproximadamente há um mês atrás havíamos mostrado: «Fotos & Factos... Obras no Porto de pescas de Ponta Delgada»; desta vez mostramos (em dois tempos diferentes) o andamento dessas mesmas obras de requalificação e ampliação do Porto de pescas da freguesia mais a norte da nossa ilha, [primeiro] algures em meados de Agosto... ... e [posteriormente] no final do passado mês de Agosto... Saudações florentinas!!

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

PSD/Flores congratula-se com decisão do Ministério Público em arquivar processos contra João Lourenço

O PSD/Flores congratulou-se com a decisão do Ministério Público de arquivar os processos contra João Lourenço, presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, sublinhando que se "fez justiça".

Em comunicado, a Comissão Política de ilha dos social-democratas, presidida por António Maria Gonçalves, salientou que "a verdade, como sempre, acabou por prevalecer sobre a má-fé das cartas anónimas, da intriga e do despeito político".

Para o PSD/Flores, "muitos apressaram-se, ilegítima e indignamente, a fazer o julgamento público de [João Lourenço] alguém que orienta a sua acção política apenas e só na defesa da sua terra e dos seus concidadãos".

"João Lourenço, que é um homem de bem, honrado e de inquestionável honestidade, tem dado o melhor do seu saber à causa pública, onde destacamos o relevante e competente desempenho como autarca, ao serviço dos seus munícipes", afirmaram os social-democratas florentinos.

Segundo o PSD/Flores, a decisão do Ministério Público de não deduzir qualquer acusação contra o presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores [João Lourenço] só vem "reafirmar o seu bom nome".

Notícia: «Jornal Diário» e «Azores Digital».
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

A ilha das Flores no "You Tube"... (VI)

Encontramos novamente mais uns pequenos "filmes" relativos à ilha das Flores no «You Tube» [sítio de partilha de vídeos na internet], desta vez mostrando a freguesia da Fajã Grande, sendo o vídeo da autoria de "jonesidosio" [desconhecemos quem seja], que intitulou o vídeo: «Leaving Flores, Azores»...
D@ mesm@ autor@ pode ainda ser visto um outro "filme" intitulado: «Flores Azores, Fajã Grande», de índole lago mais familiar mas de maior duração e mostrando igualmente a freguesia da Fajã Grande.
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

EDA lança concurso para (nova) Central Termoeléctrica na ilha das Flores

A Electricidade dos Açores (EDA) promove um concurso para a construção de uma central termoeléctrica na ilha das Flores, concelho das Lajes. As propostas têm de ser entregues até ao dia 10 de Outubro, sendo que a obra deverá estar concluída num período de 15 meses, a contar da data de adjudicação.

Dois grupos diesel-geradores (com capacidade unitária compreendida entre 750 kWe e 85 kWe), três grupos diesel-geradores usados (a transferir da Central Termoeléctrica de Além Fazenda) e dois reservatórios de gasóleo de 75 metros cúbicos, são alguns dos equipamentos mecânicos previstos.

Esta [nova] Central Termoeléctrica vai contar também com um sistema de efluentes gasosos, uma estação de bombagem de água de combate a incêndios e redes de esgotos domésticos, industriais e de drenagem pluvial.

Podem apresentar-se a concurso [para esta empreitada]: empresas ou um conjunto de empresas, residentes ou não residentes, sem qualquer modalidade jurídica de associação no momento em que apresentam a candidatura, desde que todas [as candidaturas] satisfaçam as disposições legais relativas ao exercício de actividade de empreiteiro de obras públicas.

Notícia: «Portal: Ambiente Online».
Saudações florentinas!!