terça-feira, 16 de outubro de 2007

É essencial a preservação dos [antigos] trilhos pedestres da ilha das Flores

A riqueza paisagística da ilha das Flores é o principal cartão de visita para os turistas, pelo que deve ser preservada, defende o empresário Pierluigi Bragaglia.

O número de visitantes à ilha das Flores passou de cerca de um milhar, em 1994, para mais de cinco mil, nos nossos dias. Em 2007, a [mais ocidental] ilha [açoriana] oferece quartos e restaurantes em número proporcionado, sendo eficaz também a ligação com [a vizinha ilha d]o Corvo.

Segundo o empresário turístico Pierluigi Bragaglia - um italiano há largos anos radicado na Fajã Grande, onde é proprietário da Argonauta - faz ainda falta, na ilha das Flores, muita animação outdoor em terra, do género do pedestrianismo, escalada ou canyoning, mais opções de mergulho e actividades marítimas, incluindo whale watching e programas [turístico-culturais] alternativos prontos a arrancar para os dias de mau tempo.

"O maior património histórico e turístico que a ilha tem - diz-nos Pierluigi Bragaglia - são os seus [antigos] trilhos [pedestres] em pedra, hoje frequentemente atropelados por estradas ou engolidos pela vegetação. Gostaria de ver um grande, enorme investimento na recuperação de 40 trilhos, e não dos quatro [trilhos] actualmente existentes."

Na ilha das Flores o combate à sazonalidade [do turismo] ainda é mais árduo do que noutras ilhas, "devido à posição geográfica, à maior força dos ventos e à má orientação da pista do Aeroporto", refere.
Segundo o nosso entrevistado, o principal desafio que se coloca aos empresários [florentinos] do sector [turístico] é a qualidade [dos serviços prestados]. "Ofereça-se o que se oferecer, é preciso fazê-lo com qualidade. E cada vez mais visitantes voltarão à ilha [das Flores] para o digno sustento, senão enriquecimento, dos que nela operam."

Pierluigi Bragaglia considera que a localização geográfica da ilha das Flores contribui para a conservação da sua beleza paisagística, o seu único património, economicamente viável, rumo ao futuro.
Para optimizar os acessos [dos turistas à ilha], o empresário defende que o Aeroporto [das Flores] deveria ter uma pista orientada no sentido sudoeste-nordeste e o Porto [comercial] das Lajes deveria ser dotado com outro molhe, do lado oposto da baía, para protegê-la a leste. "Já agora [a construção de] uma Marina não ficaria mal, na primeira ilha que iatistas de todas as nacionalidades encontram depois de semanas de navegação no Atlântico Norte."

Quanto às ligações marítimas, Pierluigi considera que é preciso esperar pelos resultados da operação deste Verão [2007], quando um barco por semana vai passar a ligar a ilha das Flores ao Faial e ao resto do arquipélago. O empresário defende mais saídas de trabalho para os jovens: "Daí o interesse em potenciar o emprego sazonal bem remunerado, não só construindo-se novos Hotéis, como catedrais no deserto, mas fomentando acções de formação em actividades desportivas ao ar livre que podem animar o deserto e entreter a juventude local, passando-se depois a oferecer, também, ao turista."

Ocupar os turistas [com actividades]
O empresário acha que o Governo Regional, pelo menos em parte, tem dado atenção à ilha das Flores, porque "muita coisa tem vindo a ser feita, desde [melhorias no sector d]a electricidade à pavimentação das estradas existentes, do aumento sazonal dos voos ao serviço [de transporte] marítimo prometido para este ano. Continuo a pensar que é difícil viver aqui, mas quem consegue [viver na ilha das Flores] é de qualquer forma um privilegiado, porque dificilmente no resto do Mundo, em ilhas tão distantes das terras principais, consegue-se viver melhor.
Contudo, recomenda-se ao Governo que não esqueça a qualidade, que não tem necessariamente a ver só com as estrelas de um Hotel. Os clientes dos novos Hotéis desfrutarão dos mesmos atractivos insulares dos que dormem noutros alojamentos [turísticos] e ficarão aborrecidos como qualquer um, se não tiverem nada para fazer."

"Entrevista" integrante da edição de 8 de Junho do semanário regional «Expresso das Nove».
Saudações florentinas!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Quando é que as Flores vai ter representantes de qualidade ?

Anónimo disse...

Quando tu deixares de ser anonimo !
É simples...

Anónimo disse...

Então o Argonauta é uma casa apalaçada? mais me parece umacasa apalhaçada

Anónimo disse...

Quem é que pôs este palhaço aqui?

Anónimo disse...

deve ser parente do renato moura

Anónimo disse...

Quando falares no Renato Moura, faz sentido e continência....

Anónimo disse...

coitado!

Anónimo disse...

Já estão todos a tremer só de pensar que ele vai ser o próximo Presidente da Câmara.
Vai acabar as relaxações....

Anónimo disse...

Os residentes em SC anseiam pela mudança, estão fartinhos de palhaçadas à continental. Em SC vive-se um clima de instabilidade politica. O chefe mor cá do sítio até diz que só lhe falta o nariz para palhaço! Quando no seio do partido cor-de-rosa não existe irmandade o bobo continental toca e a caravana passa-lhe ao lado! Vá-se lá entender o bicho!?

Anónimo disse...

Isto tá bonito.Poucas gamelas para tanto cão.

Anónimo disse...

o ome metam o cassete.

Anónimo disse...

O cassettes também dá tinta?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.