sexta-feira, 25 de julho de 2008

O jornal «As Flores» no Fórum (XI)

Jornal «As Flores», edição de 24 de Julho de 2008
(nº 627, II série, ano XXXVI) : : : : JÁ NAS BANCAS!!! : : : :
Directora: Maria José Sousa


Títulos e resumos da 1ª Página:

Editorial: Jornal “As Flores” não desiste
Para alguns que já esfregavam as palmas, esta não será certamente uma boa notícia, afinal o Jornal “As Flores” não parou, não desistiu, apenas mudou de sede.
Infelizmente e para grande surpresa minha, algumas das facilidades criadas inicialmente para a continuação deste projecto não tiveram continuidade.
Sem telefone durante alguns dias, sem fax, sem fotocopiadora, sem impressora, sem guilhotina, sem estantes, sem secretária, digo que foram uns dias complicados tanto para mim como para a D. Fátima que trabalhou durante 20 anos naquele pequeno espaço que não era nada mais nada menos que a sua segunda moradia.
Ainda hoje, até eu sinto saudades do cheiro de papel antigo do arquivo, das máquinas e do cheiro ao ferro e à história que elas carregam, e pouco tempo lá passei, imagino quem lá se sentou 20 anos, 20 Invernos frios e húmidos, 20 Verões quentes, muitas edições de Jornal dobrados pela sua mão, olhando a foto do fundador colocada por cima da registadora antiga.
Provavelmente nem o fundador, nem os “amigos” que construíram o edifício algum dia imaginaram que este deixaria de ser a sede do Jornal “As Flores”.
Hoje, é na minha casa que tenho instalado um pequeno escritório, para o qual já adquiri a algum custo, telefone, fax, impressora, estante, secretária, encadernadoras em espiral e a cola quente. Posso dizer que estou satisfeita porque estou em condições de continuar a oferecer os mesmos e mais serviços aos clientes e assinantes do Jornal. A D. Fátima continua a servir este projecto com a dedicação e trabalho que lhe é característico. Apesar de se sentir deslocada e afastada do meio da Vila onde tudo se passa, acredito que no fundo achará até uma certa graça em ter a patroa ao lado atarefada a mudar fraldas e a preparar papas, e ganhou também uma ajudante dedicada que é a minha Helena de 7 anos que tagarela com ela o dia inteiro, abusando da sua paciência ao roubar-lhe os carimbos, o papel e o espaço na secretária.
Confesso que devo a continuidade do projecto aos comerciantes, que embora sem necessitar de publicidade, continuam a fazê-la, porque sabem que sem publicidade o Jornal fecharia as suas portas, e é com humildade que os procuro todos os meses buscando o seu apoio.


Para Grandes Esperanças, Maiores Enganos
Instalações desportivas em Santa Cruz
“Pena que alguns não conhecem nem se interessam pela nossa história. Nem seus pais nem seus avós lhes deixaram nada nesta ilha porque nunca a conheceram... Felizes daqueles que vem para respeitar e amar aquilo que a nossa terra lhes oferece, os outros não fazem cá falta!”


X Dia do Agricultor – Ilha das Flores
Foi no passado dia 9 de Julho que os Agricultores da ilha se reuniram para comemorar o dia que lhes é dedicado.
Organizado pela Direcção Regional do Desenvolvimento Agrário e pelo Serviço de Desenvolvimento Agrário das Flores e Corvo, com a colaboração da União das Cooperativas Agrícolas da ilha das Flores e da Associação Agrícola da ilha das Flores, o X Dia do Agricultor dotou-se de um programa atractivo não só para os agricultores como para a população em geral.

Renato Moura demitiu-se de Presidente da Comissão Directiva Regional do PP e de Conselheiro Nacional
Numa carta hoje divulgada em Angra do Heroísmo, o histórico dirigente popular alega a excessiva concentração de poderes e protagonismo no Presidente [regional] do partido, Artur Lima, como uma das razões para a demissão.

SECÇÃO DE DESPORTO: Actividades de Promoção
Com o fim da época desportiva, seguiu-se, no final do mês de Junho o primeiro encontro entre todos os participantes que pertenceram ao projecto "Açores Activo" levado a cabo pela Associação de Desportos, sendo a primeira vez que esta proporcionou tal evento.

São João animou mas não convenceu
Os cabeças de cartaz este ano foram: Axel, Pedro Khima, Ynot e Marina&Clayton, os dois primeiros continentais, os últimos açorianos.
Para o ano há mais festa, esperemos que com alguma melhoria, por se tratar de ano de eleições, afinal: povo contente vota sempre!


MAIS VALE SÓ, QUE MAL GOVERNADO
«Mais vale só, que mal governado» foi o título do último trabalho do Grupo de Teatro “A Jangada”. Com encenação habitual de Joaquim Salvador, coreografias de Diva Malheiros, os “marinheiros” desta fantástica viagem revisteira encheram o palco de cor e alegria proporcionando ao público uma noite agradável e de boa disposição. Durante cinco dias o salão de espectáculos do Grupo Desportivo “Os Minhocas” encheu e os artistas bem mereceram os aplausos distribuídos pela noite dentro.
"A Jangada" cada vez ruma mais e melhor na direcção correcta, acima de tudo porque todos deram o seu melhor. Todos deram o seu tempo e a sua dedicação a esta causa, para que a ilha das Flores surgisse novamente no programa cultural dos Açores.
As rábulas bem criativas, bem “afiadas”, enfiaram muitos chapéus, a construção dos textos está também cada vez melhor, assim como as músicas, as letras e a confecção das roupas.
Enfim, é impossível poupar elogios porque os vinte e três artistas e todo o pessoal de bastidores e camarins estão de parabéns, porque de amador só têm o orçamento e o nome, pois cada vez mais o profissionalismo é notável, a dedicação brilha mais que as luzes do palco e o amor ao teatro é da imensidão do oceano.


ALGUNS DOS OUTROS TÍTULOS EM DESTAQUE NESTA EDIÇÃO:

AAiF inaugura 1ª fase das obras de remodelação da sede social

XIX Jornadas Parlamentares do GPPS-Açores nas Flores e Corvo


ALGUMAS DAS PEÇAS DE OPINIÃO:

Surpresas na Política... ou talvez não! - por Renato Moura

Assim vai o meu País: Chegou o Verão, mas o Sol não brilha para todos - por Lino F. Fraga

Os ferry's dos Açores - por Félix Martins

Nota de férias - por Jota Apres

Gestão do tempo - por Jacob Fernando Nóia Vasconcelos

O encanto da Fajãzinha - por Fernanda Trindade (deputada regional)

ALGUMAS DAS SECÇÕES:

Farpas Farpas Farpas - por Renato Moura

Desporto: Actividades de promoção - por Fábio Armas e Raimundo Lima

Espaço Saúde: Adesão e manutenção de estilos de vida saudáveis: a intervenção na e da motivação (parte I) - pelo Dr. Rui Moura

O Cantinho da Saúde: Água... essencial à Vida - pela enfermeira Ana Gil

Tal Qual: Quando a entrevista vira debate - por José Renato Medina Moura

Re-Pensando: Os humildes deixam exemplos de vida - por filho de Roque de Freitas Moura

2 comentários:

Anónimo disse...

Força Maria José,não deixes que derrubem o teu sonho, que eu sei que, apesar de termos trabalhado pouco tempo juntas,deu para perceber que era importante para ti.
Não tenho duvidas que não há ninguem que trave a tua vontade de ir em frente.És uma mulher de força e com muito talento.Admiro-te por isso.Helia Lima

Anónimo disse...

Que és uma mulher de força e talento concordo, só um conselho não te deixes ir em promiscuidades, senão perdes a credibilidade.
Vê o exemplo da factura que o Ps vai pagar por causa dos castanheiras.
S~e um exemplo, és uma mulher da nossa terra. Se isenta e imparcial.
felicidades, tudo de bom para ti, se pensares um bacadinho chegas lá.
Comes papas na cabeça de muita gente. Vá força