quinta-feira, 31 de julho de 2008

«Para grandes Esperanças, maiores Enganos», por Maria José Sousa

Instalações desportivas em Santa Cruz

Ainda recordo com alguma saudade os bons tempos de escola, tanto quando frequentava o primeiro ciclo em Ponta Delgada, como quando frequentei o segundo, terceiro ciclo e secundário em Santa Cruz. Na freguesia de Ponta Delgada o mini “polidesportivo”, se assim se pode chamar, era de recente construção e estava sempre pintado e limpo, na altura ainda sem rede e sem balneários, que mais tarde foi colocada e foram construídos. Neste momento esse local de desporto e lazer está ao abandono, as redes degradadas, os balneários quebrados. É verdade que o facto de os balneários estarem quebrados não é culpa da autarquia, mas sim dos actos de vandalismo que infelizmente se verificam em qualquer lado. No entanto, é culpa da autarquia o estado de degradação da rede que nunca mais foi substituída e que como se sabe o nosso clima não perdoa. É culpa da autarquia o abandono, pois “quem não cuida do que é seu, o diabo é que cuida”. E aliás a freguesia provavelmente aguarda impaciente a cobertura do polidesportivo tal como foi prometido nas últimas eleições autárquicas.

Na freguesia dos Cedros, outras crianças também brincaram outrora num polidesportivo pintado e arranjado, hoje o mesmo cenário de Ponta Delgada se verifica também nessa pequena, mas não menos importante freguesia. Na Caveira a situação seria a mesma se a Junta de Freguesia não utilizasse as instalações da antiga Escola Primária como sua sede, conferindo alguma dignidade àquele espaço.

Em Santa Cruz, recordo o polidesportivo do Boavista, que serviu de palco a muitos eventos desportivos e não só, serviu também de palco a grandes festas e bailes que muitos certamente recordarão porque não foi assim há muito tempo que isso acontecia. Um polidesportivo que até mete dó o estado em que está. O que pensarão os turistas que nos visitam? Triste ideia levam de nós.

Olho para o meu concelho e entristece-me ver que sobra apenas um frio relvado sintético que meia dúzia de pessoas utiliza durante o ano e nas poucas provas de competição que existem devido à falta de um olhar mais atento sobre o desporto nesta terra.
Ainda bem que no concelho vizinho o exemplo é bem diferente!

Concordo com o desenvolvimento e o progresso, aliás, anseio pelo progresso nesta terra, mas acredito sobretudo que se devem manter as nossas heranças, que se deve preservar o pouco que temos, que se deve lutar para conservar o património cultural e desportivo que são no fundo um dos grandes capítulos da nossa história. Pena que alguns não conhecem nem se interessam pela nossa história. Nem seus pais nem seus avós lhes deixaram nada nesta ilha porque nunca a conheceram... Felizes daqueles que vem para respeitar e amar aquilo que a nossa terra lhes oferece, os outroS não fazem cá falta!

Maria José Cabral de Sousa

Este artigo de opinião é parte integrante do jornal «As Flores», edição de 24 de Julho de 2008.

16 comentários:

Anónimo disse...

Ome os polidesportivos do concelho vizinho é vira o disco e toca o mesmo...só o da fazenda das lajes tem iluminação..minto tem o das lajes pq é palco do "emigrante"!!!
Lomba não sei mas pelo que diz o P.J. de lá poucos se interessam por ele...lajedo nao tem;mosteiro tem para ninguem,fajazinha é uma vergonha aos anos que esta feito e nem acabado ficou e na faja longe vao os tempos que alguem olhava por ele..marginalizar é em todo o lado!!!

Anónimo disse...

é triste ser assim. no tempo em que eu me criava não havia nada disso jogar a bola era na estrada e com o pé descalço, era o único devertimento que tinhamos, hoje em dia tem de tude e ninguem sabe estimar o muito que tem e até já não sabem o que querem.

Anónimo disse...

concordo em parte com o anónimo anterior embora nem toda a informação seija verdadeira mas anda lá perto , acrescento o estádio municipal onde a relva já foi das primeiras três dos Açores mas cortada de roçadora e com adubos para os pastos não dá.ao que se chama de polidesportivo da fajanzinha eu chamo lago , ao do mosteiro nem dimensões tem no lajedo não conheço nemhum só se for um pátio cimentado atrás do edificio da junta , os restantes estão razoáveis para os desportistas que temos .Quanto á iluminação tem o da Fazenda em razoáveis condições , o das lajes e o da Fajã tambem agora o dinheirinho é todo canalizado para o pavilhão que dentro de dois tres anos está igual.

Anónimo disse...

talvez o pavilhão não venha a ter problemas por ser a maioria das vezes utilizado pelas crianças do Ciclo e tem de haver alguem responssavel pela conservação e quem for com ideias para destruir seja poste na rua e não volte a entrar enquanto não mudar de ideias boas.

Anónimo disse...

E a estrada à volta da ilha?Em vez de se gastar em mandar vir a música do Zeca Diabo, paga a peso de ouro, que tal?

Anónimo disse...

A estrada a volta da ilha não pode ser acabada já ,nas próximas eleições tem que constar nas promessas eleitorais,como já aconteceu nos últimos 5 mandatos.

Anónimo disse...

mas esta estrada já alguma vez começou a ser aberta . eu como vivo fora da ilha gostaria de saber se já fizeram alguma coisa. desde já o meu muito obrigado.

Anónimo disse...

Este artigo esta de mais heheheheh dá mesmo para rir a gargalhada, e quem ler bem atentamente tambem fica com a mesma ideia que eu. Os turistas não levem a má imagem não é as obras estarem por acabar ou de estar ao abandono pois existe outras coisas muito mais graves nesta ilha que os turistas levem uma muito má imagem e que a Ex.ª SrªMaria José não se referiu mas que também devia ter alertado a população para não voltar a acontecer e quem sabe da historia sabe do que eu estou a falar.

Anónimo disse...

Iclusivamente, lá para a banda norte da ilha, quem passa sente o caracteristico cheiro a "rato de coentrada". Desgraçados dos que morrem queimados.

Anónimo disse...

não é só na banda norte ,a lixeira das lajes é tão assustadora e tem tantos ratos fica é mais encoberta ,quanto alixeiras os concelhos estão iguais

Anónimo disse...

falem em coisas úteis, até dá impreção que voces fazem parte do lixo.

Anónimo disse...

esta senhora maria jose so sabe dizer mal da camara desde que la saiu nao sei que mal la lhe fiizeram mas coisa boa nao deve ter sido mas sempre meu pai me disse nao cuspas no prato que ja comeste mas faz como quiseres.. mas ja chega de atacar a camara fala de outros assuntos e de coisas positivas que se passam na nossa ilha acho que so seria benefico para ti para a tua imagem para o jornal e pra ilha

Anónimo disse...

Vergonhoso é o que se escreve por aqui.

Anónimo disse...

Apoiado José Maria,alguem já se doeu mas antes do PS lhe dar a mão ela era uma desgraçadinha em Pta Delgada foi com a ajuda deles que ela se fez alguém, mas a pessoas que tem memoria curta e quando pensão que já são alguém só dizem mal de onde já comeram e apoiaram. Por isso devias ter mas era vergonha de falares assim de quem te ajudou pois também fazias parte de quem dizes mal. Saudacoes Florentinas :b

Anónimo disse...

certissimo essa menina foi bem ajudada até emprego teve por cunha, mas queria mais, coitadita queria era mamar e trabalhar que é bom pouco.ou ja se esqueceram que queria ir para a sec economia, ali não se faz nada e ganha-se bem, mas não teve sorte por isso agora critica o ps, gente dessa não serve ao partido.
o ps precisa é de pessoas trabalhadoras, de confiança, e que não estejam com segundas intenções, mas dessas há poucas, eu por mim encontro na ilha duas ou tres,e não tenho partido, mas tenho olhos na cara para ver, o rapaz que manda na associação da fazenda das lages a rapariga que ta a frente da saude, e manel sim porque quer queiram quer não é um ps da primeira hora e sempre tem feito tudo por esta terra.
os outros que andam á volta deles querem é mamar e não tem amor á camisola.
desculpa saozinha da fazenda das lages, tambem es uma grande mulher

Anónimo disse...

e vergonhoso irem buscar o nome de pessoas que fazem a sua a vida, estão em sua casa e não incomodam ninguem. Tenham mas é juizo e deixem estas pessoas em Paz, cada qual é como é e não precisa que venham para aqui criticar uns e elogiar outros.
Para quem não é burro sabe ver as pessoas honestas e desonestas.
è escusado virem para aqui com essas conversas.
O Povo não é tolo como muitos pensam!!!!