quarta-feira, 16 de julho de 2008

Trabalhadores do Grupo SATA paralisarão em protesto contra a segmentação da empresa

Os trabalhadores de terra do grupo SATA vão fazer greve ao trabalho extraordinário entre 30 de Julho e 11 Agosto, para protestar contra a intenção de segmentação da transportadora aérea açoriana, anunciou [ontem] fonte sindical.

O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), Filipe Rocha, adiantou [ontem] à Agência Lusa que a paralisação vai abranger "cerca de mil funcionários" e prevê, também, a entrada duas horas mais tarde ao serviço nos dias 30 e 31 de Julho e 1, 4 e 5 de Agosto.

Segundo Filipe Rocha, desde o início de Julho que o processo da divisão da empresa está suspenso, depois do sindicato ter reunido com o secretário regional da Economia para analisar este processo.

"O secretário [regional] da Economia garantiu-nos que até Outubro nada se fará. Isto não significa que a segmentação [das empresas do Grupo SATA] não irá avançar depois [das Eleições Regionais]", afirmou Filipe Rocha, que classifica de "inocente" a proposta do Governo Regional de pedir ao sindicato para não realizar acções de protesto durante esse "período de impasse".

Apontando como exemplo o caso da TAP e da GroundForce, o sindicalista reafirmou que "não queremos a segmentação da[s empresas do Grupo] SATA, por todas as implicações económicas e sociais que irá implicar", acrescentando que esta decisão é já o prenúncio da privatização da transportadora aérea [açoriana].

Para Filipe Rocha a segmentação do grupo SATA vai obrigar à criação de novas empresas e a um consequente acréscimo de custos internos, além de que vai criar funcionários de primeira e de segunda. "Os trabalhadores que transitam para a nova empresa de gestão de aeródromos mantêm o acordo de empresa, mas os novos ficarão ao abrigo da lei geral", disse o sindicalista, alegando que em causa está a "perda de direitos adquiridos" pelo actual acordo de empresa ao nível, por exemplo, das viagens e seguros de saúde.

Contactada pela Agência Lusa fonte da SATA escusou-se para já a comentar esta paralisação dos trabalhadores.

Notícia: «Jornal de Notícias», revista «Visão» e «Notícias.RTP - Rádio e Televisão de Portugal».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Hoje em dia a SATA - empresa pública da Região Autónoma dos Açores - trata melhor os cidadãos doutros países e regiões do que os próprios açorianos!
Basta ver as tarifas promocionais Funchal-Lisboa-Funchal.

Hoje em dia é mais barato dar a "volta ao Mundo" (passe a expressão!) do que viajar entre as Ilhas...

E os contribuintes açorianos a suportar esta autêntica ineficiência que estrangula a nossa economia...

Grandes cérebros estão à frente desta Região!!!

Anónimo disse...

este triste ficou a falar sózinho.