sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O sítio das Pedras Brancas

Passaram-se 38 anos sem que eu visitasse a ilha das Flores. Foi no ano de 1987 que pela primeira vez lá regressei. Quando o avião aterrou, no aeroporto de Santa Cruz, senti tamanha sensação ao respirar o ar puro da terra onde nasci. Ao sair do avião, com grande agitação e entusiasmo, apeteceu-me beijar o chão; mas não o fiz, para ninguém pensar que o Papa chegava às Flores disfarçado de turista.

Encontrava-me exausto. Fui para um Hotel em Santa Cruz. Não consegui dormir, já se fazia tarde demais. Resolvi tomar um táxi para as Lajes. Não podia ficar mais um minuto em Santa Cruz. Quando avistei as Lajes, do sítio das Pedras Brancas, para espanto do condutor algures mandei parar o carro, fiz contas e desci ali mesmo. Já era quase fusco; encaminhei-me para a "vigia" das Pedras Brancas; sentei-me mesmo à beira do vertiginoso declive.

O sino da igreja tocou; eram Trindades na 'minha' Vila das Lajes; a emoção multiplicou-se, as memórias invadiram-me juntamente com o mesmo de outrora retenido estridulante dos grilos. Ergui-me, benzi-me e "elas correram-me", estava sozinho; que importa?..! Os homens também choram; chorar de saudade, sentimento e recordações não é feio. Feio e ridículo é chorar de hipocrisia.

De novo me levantei, desci para a Grota de Serpa, subi a ladeira acompanhado com o latido dos cães no Lombo, subi até à estrada, e, por boa sorte minha, o mesmo táxi d'antes regressava a Santa Cruz, com um passageiro, parando para me perguntar se eu estava sumido. Expliquei, dizendo que já era tarde, acabando por fazer um ajuste com os dois, e regressei a Santa Cruz. No outro dia de manhã, fui para as Lajes, com muita mais estória para contar.

Continuarei em próximo seguimento...

Denis Correia Almeida

4 comentários:

Anónimo disse...

nós presisamos de alguém para nos defender e esse alguém é o paulo valadão... eu tenho votado nele e nunca me arrependi e desta vez tem o meu voto e da minha familia... farto de manelitos e da sua clientéla politica estamos nós

Anónimo disse...

ps, pp ou psd são todos iguais todos eles têm cadastr o o unico que marca a diferenca é paulo valadão... é preciso pensar ainda falta algum tempo e o voto é totalmente secreto

Anónimo disse...

Paulinho: estás a escrever pela boca dos cães ...

Anónimo disse...

pois...pois...ele tem uma esperança de algum dia ter um tachinho.