quinta-feira, 11 de setembro de 2008

David Yudovin atravessa a nado o canal Corvo-Flores em pouco mais de 7 horas

David Yudovin era um homem feliz quando [na passada sexta-feira, dia 5] conseguiu, com sucesso, atravessar a nado o canal Corvo-Flores. Foram 7 horas e 10 minutos a nadar consecutivamente num total de cerca de 10 milhas.

O nadador saiu do Boqueirão, na ilha do Corvo, pelas 12h57 e terminou eram 20h07 no Porto de Ponta Delgada, ilha das Flores, onde era esperado por várias dezenas de pessoas. Segundo Altino Goulart, colaborador do Clube Naval da Horta, que acompanhou o atleta num barco alugado à empresa NautiCorvo, "a travessia esteve na eminência de não se realizar. Na véspera não havia vento na ilha das Flores e o mar estava calmo. No dia da prova, no Corvo a ondulação era de 3 metros e o barco que costuma fazer a ligação entre estas duas ilhas em 40/50 minutos, sexta-feira [dia 5] de manhã levou 2 horas. Contudo, em termos meteorológicos havia uma janela de 8 a 10 horas de melhoria, pelo que a decisão foi avançar para a travessia, embora depois da chegada ao Corvo tenha havido uma reunião no sentido de se analisar a situação". "Estávamos todos um pouco em baixo, porque a vontade era realizar mais esta etapa, mas foi acertado que se houvesse condições para encetar o percurso, ele avançaria, mas caso se constatasse que a segurança estava em risco, mesmo depois de iniciada a travessia, a mesma seria interrompida", sustenta Altino Goulart.

Colocados e aceites todos os cenários possíveis, David Yudovin fez-se ao mar, acompanhado pela mulher, Beth Yudovin; Altino Goulart, skipper e orientador da prova; Paulo Sérgio, enfermeiro; e Susana Martins, membro da equipa de organização do evento.
"Durante a travessia, a ondulação era de Noroeste de dois metros, com tendência para diminuir, e o vento de Nordeste, condições tidas como ideais, embora a ondulação não fosse a melhor", explica o orientador da prova, que afirma, a propósito: "Tentei orientá-lo de forma a que apanhasse a menor resistência possível dentro da maré que havia, e a travessia foi feita quase em linha recta. A prova decorreu em menos tempo do que aquele que tínhamos previsto". Este colaborador do Clube Naval da Horta congratula-se com o facto de as três travessias terem corrido "muito bem", sublinhando que "toda a equipa está muito satisfeita".

E porque em equipa que ganha não se mexe, a próxima "aventura" está marcada para 2009, em Cabo Verde. Recorde-se que nas últimas três semanas, este californiano realizou [a nado] outras tantas travessias [entre ilhas açorianas], batendo recordes e juntando sucessos e experiências ao seu vasto palmarés. A primeira foi no canal Faial-Pico, a segunda no canal Pico-São Jorge, e a terceira esta sexta-feira [dia 5] entre as ilhas do Corvo e das Flores. Esta iniciativa de David Yudovin contou com o apoio da Polícia Marítima de Santa Cruz das Flores, que andou no mar com uma embarcação, e dos Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores e do Corvo. Depois do esforço dispendido, David e Beth decidiram ficar no Grupo Ocidental e apreciar as belezas únicas que encerram aquelas duas ilhas.

Notícia: «Diário dos Açores»; sobre esta mesma "aventura" ocidental aconselha-se ainda a leitura duma notícia do jornal [faialense] «Incentivo».
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Se estivesse à espera da RTP "Açores" não sabia nada. Obrigado ao Fórum ilha das Flores, por zelar pela informação, o mais actualizada possível, do que se vai passando pela nossa terra.
Já agora, parabéns ao sr. David, pelos objectivos alcançados.

Anónimo disse...

parabens david

Anónimo disse...

Parabéns ao Homem de 58 anos.