sábado, 24 de julho de 2010

Ainda a XXV Festa do Emigrante

Algumas imagens do que foi a XXV Festa do Emigrante nas Lajes das Flores. Na página de Rui América no "You Tube" poderão ser encontradas algumas outras vídeo-reportagens sobre a ilha das Flores.
Saudações florentinas!!

23 comentários:

MILHAFRE disse...

Acompanho com muito interesse os vídeos postados no Youtube pelo Sr.Rui América e que constitui, a par deste Forúm, um excelente veículo de divulgação dos eventos realizados na Ilha das Flores.

Nesta última edição da Festa do Emigrante, realço a participação da nossa diáspora longínqua, representada através do etnográfico grupo de foliões do Pântano do Sul, do Estado de Santa Catarina.

É muito mais importante convidar este tipo de grupos do que mandar vir «artistas» pimba ou grupos de música da pesada.

Anónimo disse...

Não estive presente este ano na Festa do Emigrante mas vi os videos onde posso dizer que esta Festa como muitas outras foi um espectáculo.Parabéns Lajes das Flores. Parabéns ás lindas Marchas que estou orgulhoso que estas que ai se fazem são tão bem insaiadas como aquelas que eu já sai em outra Ilha. Parabéns a todos os colaboradores, e vaiam sempre em frente que estão no caminho certo. Um amigo que adora a sua Ilha e em especial a sua Vila das Lajes. R.M.M.M.

Anónimo disse...

É mais importante para quê? Pode ser verdade, mas não se deve confundir opiniões pessoais com factos.

Anónimo disse...

Denis C Almeida

LINDO!!..
Já contava ver algo importante neste Fórum Ilha das Flores, da Festa do Emigrante.

Primeiramente,não hesito em louvar a tecnologia moderna do You Tube.
Seguidamente as lindas filmagens; essas películas cinematográficas, manejadas pelas mãos talentosas do Mr.Rui América, são um encanto!
Este senhor Rui América, traz-nos às nossas casas, a longa distância da nossa ilha Terra-Natal, FLORES quase um (live).

Ao vermos estas imagens, pensamos estar presentes,sem saírmos do nosso actual lar, e poder assistir às lindas Festas do Emigrante.
Por duas vezes visionei todas as películas incluídas. Não há uma melhor do que a outra. São todas lindas. Em qualquer lugar que filmou, miro-as vagarosamente e repetidamente como estivesse nas 'minhas' FLORES em visita ao vivo. Virtualmente, visualmente e espiritualmente FUI ÁS FLORES!..
Até o povo que ali se encontrava, gostaria de abraçá-lo um por um, por aderir a tão lindo invento na ilha que nasci. Ainda, demais a mais, a três passos da inexistente casa* no Lugar da Achada, do Jogo da Bola.

Pelo menos sinto o consolo em imaginar que, algures, as pedras que (a erigiram* ) ainda rolam por lá. Os atalhos, a ribeira, a Ponte, a Pedrinha. Enfim. Até penso que as árvores os pássaros e tudo quanto os meus olhos cobriram, é o que existia dantes. Nada cresceu mais do que aquilo que eu deixei. Encontrei-me lá e ninguém me viu.

Vi pessoas saírem da igreja de Nossa Senhora do Rosário. Aquela que os sinos repicaram no meu baptismo - e, que decerto não dobrarão na minha morte. O Largo de Santo António. As àvores do Largo de Santo António...
Tudo isso me fez sentir ainda, mais florentino.
Denis Correia Almeida
Hamilton, Ont Canadá

MILHAFRE disse...

Caro Amigo DCA:

O seu testemunho sentido é bastante justo e oportuno.

De facto os vídeos postados no Youtube pelo Sr.Rui América, através do seu canal privativo, são de altíssima qualidade.

Já aqui referi que estas imagens são muito bem recebidas pela comunidade florentina e principalmente por quem está longe da sua terra, como é o caso dos nossos queridos emigrantes.

Convém referir que o Sr.Rui América é um profissional de multimédia com muita experiência e grande parte da sua produção/realização/edição, antes de ser colocada no Youtube, é visionada na RTP-Açores no programa «Bom Dia» do Sr.Pedro Moura.

Anónimo disse...

Denis;

Dr. Pardal;

De nada disso tinha conhecimento. Até porque, pensava que o Sr. Rui América, era outro turista das Festas do Emigante, tendo tido a amabilidade e a habilidade de fazer tão linda filmagem.
Obrigado pela informação
Denis C.Almeida

Anónimo disse...

Este ano gostei muito das festas do emigrante. Aquele cortejo acompanhado por aquele poema foi mesmo lindo de se ouvir. Assina o sempre atento para o melhor do Concelho das Lajes.

Anónimo disse...

Há muito q não vi-a uma festa do Emigrante assim... tão horrorosa!!!

Vai de mau a pior. Enfim..!

Anónimo disse...

quem é que foi nomeado para presidente das festas do emigrante ano 2011.

Anónimo disse...

gostei tanto das festas e da sopa de carne. pelo menos este ano não houve muisica de partir pratos.

Anónimo disse...

ontem em conversa com amigos terceirenses que foram á festa do emigrante e disseram que gostaram muito das sopas e a carne cosida muito tenra e saborosa. perguntei-lhe quantas pessoas tinham ido ás flores disse-me cerca de 170 mas havia muitos mais daqui da terceira para ir mas não foram para não terem que ficar no faial. eu sei que esta hestoria de ir ás flores e no regresso ter de sair do barco 1 da madrugado deicha muita gente sem ir ás flores . o que será que os deputados das flores fazem para travar esta atitude de prejudicar os florentinos e aqueles que nos visitam.

Anónimo disse...

Já comi sopas nas Lajes bem melhores...

Já vi festas do Emigrante bem melhores...

Enfim...! Acho q o Emigrante está para se acabar.

Anónimo disse...

quem será os mordomos da festa do emigrante 2011.

MILHAFRE disse...

Se queres comer melhor, paga do teu bolso ou então vai fazer as sopas!

A Festa do Emigrante não é a esplanada do Ritz!

Anónimo disse...

toda gente gostou das sopas e da carne até os de fora da ilha só o anónimo das 14,41 é que não gostou. na próxima festa em vez de sopas para o anónimo das 14,41 vai ser um fardo de palha para ele.

Anónimo disse...

Muito obrigado ao senhor dos videos pela grande ideia de nos dar alegria aqueles que fora da nossa ilha tem o prazer de ver a net o que se passa na nossa terra. Gostei muito de ver estas lindas marchas e o cortejo á moda antiga estava tude lindo. Estão todes de parabéns. Um abraço a todos e continuem A.O.

MILHAFRE disse...

Boca santa!, ó amigo anónimo das 17.58!

Anónimo disse...

O Concelho das Lajes está de Parabéns com estas lindas Marchas.Maria de Jesues.

Anónimo disse...

um fardo de palha ainda é luxo demais para o anónimo das 14,41.

Anónimo disse...

o senhor denis se o antigo presidente da cama o este te pagarem a passagem o senhor ainda vinha~

Anónimo disse...

Repito na mesma ordem de pergunta ou insinuação desse, que sem pé nem cabeça,e cara tapada das 20:27boqueja
-----------------------------------
" o senhor denis se o antigo presidente da cama o este te pagarem a passagem o senhor ainda vinha"
-----------------------------------

Não senhor; não ia!..
Ora; quem o (sinhô) rabiscador e provocador seja, (talvez o mesmo que fala mal das sopas)ou ainda relacionado a qualquer [têta...] não merece resposta. Mas aqui vai:

-O senhor ex-Presidente da Câmara Municipal das Lajes,[como aquilo que o bocarra chama:CAMA) pagou porque me CONVIDOU. Eu não pedi!

Como só haviam 12 pinturas de exposições em casa, ele pediu que pintasse mais. Eu pintei mais 23, sendo ao todo 35 pinturas.

No material para as pinturas, trabalho e serões até altas horas, tem mais valor do que ir 3 vezes ás Flores.

Com tudo isso, foi uma honra para mim pelo convite do Sr. Presidente Albino Cristiano Gomes aliás,com a ajuda de um subordinado seu, de grande autoridade na mesma Câmara.

Este, que foi quem empregou todo esforço e vontade, e que tratou de tudo, depois do convite ser feito.
Desde essa data até hoje, tenho grande respeito por esse senhor.

Está a ver o sr. BOCARRA, língua de espadana que nada diz, derivado à falta de instrução cívica, básico conhecimento escolar, e noção naquilo que pensa e rabisca.

Lembre-se que, antes dessa vez, já havia ido duas vezes às Flores, por mim, sem ser convidado,e nunca precisei d'esmolas para tal fim.

Tudo isto que explico, não foi
causa da falta de cotação de inteligência (CI)em sua pobre cabeça, a qual é de inferior raciocínio, mas também serve para quem se precipita, pensa,julga e rascunha sem saber o que diz.
DCA
PS:Desculpem! Agora infringi o cometimento prometido,mas precisei deste esclarecimento. Vou dizer como se diz em inglês: "the devil made me do it"

Anónimo disse...

só mesmo as lajes sempre na frente nas belezas naturais o que os turistas gostam nas marchas no folclor na doca na marina em breve piscina coberta de agua quente. a nova central da eda para fornecer energia para ilha toda num futuro próximo com um inicio de um aeroporto internacional. é só coisas boas nestas lajes.

Anónimo disse...

Queres ver que o Pereirinha ainda vai trabalhar para o Joca Lourenco...talvez desse resultado...havia de comecar a fazer qualquer coisinha para o concelho!!! vai ser uma "merge" a moda das grandes empresas...e o estado que se aguente...ou o cidadao que esta sempre a arder...