quarta-feira, 21 de julho de 2010

XI Dia do Agricultor... na Fazenda

Realiza-se amanhã, dia 22 de Julho, nos Serviços de Desenvolvimento Agrário da ilha das Flores, o «Dia Aberto: 11º Dia do Agricultor da ilha das Flores», com um variado programa de actividades.

Saudações florentinas!!

13 comentários:

Anónimo disse...

Acho muito bem os Lavradores fazerem uma festa, são eles e os Pescadores o desenvolvimento da Ilha das Flores. Um Abraço a todos. A. O.

Anónimo disse...

Este dia do agricultor para nada serve a não ser para gastar dinheiro ao estado , antes pagassem os atrazados aos agricultores do que fazerem essa fantochada toda , este director regional e sua comitiva são bons para passear e comes e bebes tá tudo dito

MILHAFRE disse...

A nossa lavoura, a nossa agricultura e as nossas pescas devem ser acarinhadas e dinamizadas.

Vai chegar o dia que muita gente vai ter que voltar a aprender a trabalhar na terra e a trabalhar na pecuária.

Os subsídios da «CEE» não vão durar sempre e os Açores, graças a Deus, têm um bom clima e bons solos para estas actividades.

É inconcebível para uma região com grandes aptidões agrícolas andar a importar legumes, hortaliças e até muitas espécies de frutas.

Já encontrei num supermercado duma ilha do grupo central a aromática salsa importada doutra ilha (S.Miguel).

Curiosamente os quintais de muitos lavradores dessa ilha que «importa» salsa estão cheios de mantrasto, saramagos e feitinhos.

Como é que isto é possível?

Anónimo disse...

não se ouve falar da festa do emigrante nas lajes deve ter cido muito bonitas que ninguem comenta.

Anónimo disse...

antes pagasem. pagar o que no meu tempo não havia subsidio e trabalhava-se mais do que hoje em dia. o que vale é que isto vai acabar o pior é quando for para pagar a cee eu também vou pagar e não beneficiei nada destes dinheiros.

Anónimo disse...

em resposta ao anónimo das 21:12 do dia 22 /07/2010 deves é ser daqueles que todos os meses recebes um chorudo ordenado há conta de nós todos contribuintes , e não estás dependente do tempo da subida ou descida do preço da carne e leite e chegas ás 17 horas e vais pró café molhar a goela e dizer umas bacuradas !!!

Anónimo disse...

Denis comenta;

"como é que isto é possível?"

É a pergunta no final do comentário do nosso intelectual, [Dr. Pardal], o homem que admiro, pela perícia dos seus escritos.

Relativo a cultivo, na última vez que fui a S.Miguel,como (visita de doutor) vi e ouvi isso por lá.

Em percentagem de terreno, lá, cultiva-se mais do que nas Flores
(penso) mas também, o campino moderno,apesar da crise geral que há, já não é diligente como era.

Isto,são as queixas dos que lá vão de visita e regressam ao fim de 2 semanas.
A Ponta Delgada, chega muita fruta e hortaliça de fora.

Antigamente, no meu tempo, eles trabalhavam. Já ninguém quer estar nas terras sem o rádio rente a si, e, ainda virá o dia que será inventado a televisão de algibeira
aliás,os celulares modernos já tem coisas dessas.

As ilhas centrais, penso, estão igual. Por falar em televisão, e para dar riso, tenho 8 TVs em minha casa. Para quê e porquê?..

-A casa é grande para um só (eu) como NÃO gosto de ouvir as minhas passadas, fui comprando televisões conforme as fui vendo. Tenho 5 de segunda mão, e três novas.

-Para onde vou, dentro em casa, saio ou entro num quarto, acendo logo uma.
Em 80%das vezes nem sequer presto atenção. Até, há uma pequenina em frente da banheira, para no inverno sentar-me lá encostado com a água quente a cozer a (fressura)

Estão a ler? "todas estas televisões vendidas,não dá uma moderna boa" assim dizem os meus filhos quando me visitam. É risos.

Confesso:No piso de cima é outro apartamento completo; até mobilia.
Está vazio por enquanto. Não quero lá ninguém. Querem mais ainda:

O meu quintal,por exp: é 25x20 pés.
-Para não ter que o cavar, porque (doi as costas) este inverno passado, comprei 25 sacos de sal, desse sal que de deita no snow.
Queimei a monda toda.

-Já sei que levarei com terra nos olhos quando morrer, mas em vida não lhe quero tocar...
-Está que é um campo de futebol. Se o grupo dos Minhocas a Toronto vier, só faltam as balizas.

Vês? A ociosidade é contagiosa. Passa diabo!Até chegou ao quintal.
Um abraço para todos, incluindo as más línguas!..
Denis

Anónimo disse...

Boa Tarde!! Quero dar os meus sinceros parabéns a todos aqueles q participaram no evento (isto é dirigido aos "rapazes" q organizaram o "dia"), suponho q eram trabalhadores da Associação. Espero q estes rapazes façam parte das comissões de festas da ilha, das festas todas em geral, só assim isto anda para a frente!

JL

MILHAFRE disse...

É verdade Sr.Denis, hoje em dia os nossos lavradores já vão para as «relvas», transportados em belas carrinhas, truck's e jeeps, equipados com ar condicionado, telemóveis e sistema de navegação GPS.

Dão umas voltas à relva, a ver se alguma rês caiu à grota e depois desta «monitorização» passam pelo botequim e lá vai mais uma fesquinha...

O pior é que os «subsídios» chegam sempre tarde e as más horas.

O que tem valido a esta laboriosa classe são as eleições. Aí, talvez por curioso milagre, as transferências são feitas mesmo na semana anterior à ida às urnas.

Anónimo disse...

Pardal, pardalinho, pardalesco... porque é q metes o «bico» em tudo? É impressionante!!

Falas como se tivesses sempre razão! Ahh, já sei.. és daqueles q acha q o mundo gira à sua volta. Bem podes começar a pensar em mudar de atitude, já enjoa tanta ignorância vinda da tua parte.

Mas tu, q és tão crítico, devias talvez tentar um «investida» à CM de Santa Cruz, visto q é o último mandato do Sr. Pereira.

Pensa no assunto, sério! ;)

MILHAFRE disse...

Dr.Pardal informa o cavalheiro das 14:39, que por ele, o Pereira, o João ou o António, podem estar na Câmara até morrerem, pois não estou nada preocupado.

Esses cargos são para quem não sabe fazer nada na vida.

Felizmente, o Dr.Pardal não precisa da politica para nada e se vivesse honestamente da politica já há muito tinha morrido à fome...

Anónimo disse...

Mas eu até gostava de ouvir na «nossa» RTP- Açores assim: "Dr. Pardal é eleito presidente da CM de Santa Cruz das Flores, maioria absolutissíma!! Impressionante."

Ai ai Pardal, das duas uma.. ou tens algum problema nessa tua cabecinha ou então gostas mesmo de ser o «bobo da corte», estarei eu enganado???

És a alegria deste blog, mas como imaginas, não pelas melhores razões..para ti, claro! ;)

Anónimo disse...

Não percebo porque incomodam tanto os comentários do Pardal.