quinta-feira, 10 de março de 2011

Cagarro é a Ave do Ano em 2011

O cagarro foi escolhido como a Ave do Ano em Portugal pela Sociedade Portuguesa para o estudo das Aves (SPEA), revela nota enviada à imprensa.

O cagarro, também conhecido por cagarra ou pardela-de-bico-amarelo, é uma ave marinha que nidifica no Continente, Açores e Madeira, regressando nesta época do ano aos seus territórios de reprodução, depois de uma longa viagem pelo Atlântico Sul. É uma ave marinha pelágica, o que significa que apenas vem a terra para nidificar, sobretudo em ilhas e ilhéus. O cagarro, com estatuto vulnerável segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, tem 75% da sua população mundial nos Açores.

Notícia: «Açoriano Oriental», rádio Atlântida e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

11 comentários:

Anónimo disse...

as nossas passaroucas é que são aves para cantar. consola ouvilas á noite a beira mar.

Anónimo disse...

Quanto mais turismo, construções e prédios menos animais haverá. Mais poluição menos qualidade de vida... O mesmo para a população. Quanto mais gente menos qualidade de vida e mais pobreza.. Porque são os mesmos recursos para mais pessoas. Mais filas com mais gente na Farmácia na Mercearia na Loja no Posto de Saúde etc.... Por isso eu digo quanto menos gente melhor.. Andamos mais sossegados e com poucos ladroes....

Anónimo disse...

pela segunda vez ouvi o nome "passarouca" os dois de pessoas das Flors. este é o nome aplicado por florentinos porque o nome de passarouca não existe no dicionario ou ilha alguma.

Anónimo disse...

quem é que diz que a palavra passarouca não existe no dicionário. ela existe sim só que nós florentinos carregamos muito no ou mas a palavra é passaroca está na pagina 1065 pássaro-s.f.fem.de passaro;passaroca. Dicionário escrito por J. Almeida Costa e A. Sampaio e Melo.

Anónimo disse...

é verdade..não existe para portugueses e micaelenses...mas existe nas flores há séculos tal como outros termos..o maior de todos os escritores da açorianidade,o Pedro das senhores Mendonças usou o termo passarouco na sua mais que universal escrita e, tal como os faialenses lhe chamam ganhoa...cada terra com seu uso,cada roca com seu fuso...para não dizer..em Roma sê romano...

Gavião dos Mares disse...

A «passarouca» que vocês querem, sei eu bem qual é!

Anónimo disse...

eu já vou a caminho dos 60 e desde criança sempre conheci esta palavra passarouca que bastante cantam á beira mar.

Anónimo disse...

Na Terceira dizem larveca.

Anónimo disse...

e em são miguel dizem taroucas.

Há cada um! disse...

E no Faial dizem taralhoucas...

Anónimo disse...

Quem diz passaroca refere-se à gaivota e não ao cagarro, ou nas Flores, cagarra.