quarta-feira, 23 de março de 2011

Voluntariado em quintas ecológicas

Há um programa de voluntariado chamado WWOOF que junta trabalho em quintas biológicas e pessoas de todas as nacionalidades. A sigla parece complicada mas uma rápida tradução diz-nos que são oportunidades em quintas biológicas por todo o Mundo.

Os proprietários das quintas oferecem cama e comida na mesa. Quem chega trabalha na quinta e aprende mais sobre agricultura biológica. Estas quintas existem por todo o mundo, e estão sempre dispostas a receber voluntários de qualquer nacionalidade. Nos Açores existem 3 destas quintas.

Pode funcionar como uma forma de viajar mais barata, mas em geral, é uma filosofia de vida. Começou na Inglaterra nos anos 70 e expandiu-se por todo o mundo. Assenta numa troca: o voluntário oferece trabalho numa quinta biológica e recebe estadia, alimentação e experiências autênticas.

Rodrigo Rocha coordenador da wwoof Portugal diz que, todos os anos, passam pelo país cerca de 1.500 voluntários que se espalham por 103 quintas. 3 destas são nos Açores: São Miguel, Santa Maria e Flores. Mas a tendência é para crescer.

Há quintas para todos os gostos. É só escolher. Experiências rurais por 3 meses, 6 meses, por um ano, onde todos ajudam neste regresso às origens.


Notícia: RDP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma belissima sugestão de férias para o tal da «cana roca».

Anónimo disse...

e para ti não é... senhor básico. tyu ainda vais arrancar muita cana-roca para cultivares se não quiseres morrer á fome.