quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Absurdo dizer-se que extensão da fibra óptica para Flores e Corvo não tenha verbas devidamente orçamentadas

"É um absurdo que não tem compreensão possível", afirma José Contente. O visto do Tribunal de Contas em Outubro de 2011 prova que o projecto [de extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo] tem cabimentação orçamental.

É esta a reacção do secretário regional da Ciência e Tecnologia às afirmações do deputado Paulo Rosa do CDS/PP que hoje disse ter recebido a resposta do ministro da Economia a um requerimento que questionava sobre o processo da ligação [do cabo submarino] de fibra óptica para as ilhas das Flores e Corvo.

O ministro Álvaro Santos Pereira terá respondido que o processo não avançou porque o anterior Governo da República não cativou junto da União Europeia as verbas necessárias.

José Contente considera a resposta um absurdo e explica porquê: "As explicações do ministro da Economia sobre este dossier parecem-nos confusas. A verdade é que o Tribunal de Contas, de acordo com a Lei de Enquadramento Orçamental, só pode apor o seu visto a um projecto ou a um empreendimento, desde que este tenha cabimentação financeira. Tem que estar esclarecido o custo, o prazo de execução e de pagamento, e a origem do dinheiro. Por isso esta situação é um absurdo, isto parece-nos mesmo algo irreal."

O Governo Regional, assegurou José Contente, vai agora pedir explicações ao ministro da Economia. "O Governo Regional vai agora pedir formalmente explicações oficiais do ministro da Economia sobre esta situação. Se no prazo de uma semana não tivermos resposta, vamos requerer o processo ao Tribunal de Contas para esclarecermos de uma vez este assunto."

O visto do Tribunal de Contas prova que a verba dos cerca de 20 milhões de euros, sendo 9 milhões para a ligação em fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo, estava cabimentada.


Notícia: RDP Antena 1 Açores e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

17 comentários:

Anónimo disse...

É bem feito continuem a votar nestes gajos. O Anibal do PCP disse ao Carlos Cesar na ultima reunião da Assembleia Regional que ele era o total culpado de nas Flores náo haver fibra otica e ele embrulhou

Anónimo disse...

O Deputado Rosa, no lugar de defender os Açores e os Florentinos, como politicamente lhe ficaria bem, pos-se do lado do governo do continente, que, como se sabe, é dominado pelo conhecido portas dos submarinos e por interesses económicos estrangeiros.

O Deputado Rosa não se fia no governo dos Açores, mas fia-se na ladroagem do continente, politicamente desavergonhada, que nem sabe onde ficam as Flores.


O Deputado Rosa já nos habituou às suas calinadas politicas e a tiros nos próprios pés. Esta foi mais uma.

Também já estamos calejados!

Anónimo disse...

Seria bom que os nossos legitimos interesses, devidamente defendidos pelo governo dos Açores, não se misturassem com as trapaças da escória politica nacional, que tomou conta deste país.

Aquela história dos submarinos, que nos custaram os olhos da cara e ajudaram a por a ñação no fundo, é que devia merecer a atenção de certos deputados. Afinal, foi com o nosso dinheiro, bem espremido, que esses "brinquedos de guerra" foram pagos.

Anónimo disse...

O Tribunal de Contas pode dar o visto mas não é o TC que tem de dar o dinheiro ... e o Governo não tem dinheiro. Nós estamos a viver do dinherio que a Troika envia. As pessoas tem de perceber isto. Não há dinheiro a não ser o da Troika. Ponto final.

Anónimo disse...

nas ultimas eleições eu minha esposa e os tres filhos votamos cds mas foi a ulima vez vou-lhes avisar para eles tomarem juizo e votarem noutro.

Anónimo disse...

Agora mais que nunca acho que se aplica a letra da musica dos xutos e pontapés pois... Já começou o jogo do empurra:

Os putos na escola
não estão lá para aprender
Foi onde ficaram
a dormir para ninguém ver as misérias de quem manda
nesta terra do sem querer

E viva o jogo do empurra
já que ninguém tem nada a perder

Será sempre assim debaixo deste céu

Anónimo disse...

Bom dia! Como ontem não tive tempo de ouvir as Noticias da R.T.P. Açores, não estava a par do que se passou sobre o Cabo de Fibra Óptica. Como agora da parte da manhã sempre tive um pouco de tempo em ir à Internet e ver as noticias dos Açores.Verefiquei que ouve falatorios de José Contente e de Paulo Rosa que no fim fiquei sem saber quem é que fala a verdade. Uma verdade eu sei que é certa é eu não votar em nenhum destes dois Partidos.Assina um Florentino já desesperado com tantos anos de espera.

Anónimo disse...

O facto é: este governo regional já está no poleiro há 15 anos, esta legislatura acaba em outubro, já la vão 3,5 anos, e só agora é que se lembram do cabo de fibra óptica para as Flores e Corvo?

Anónimo disse...

Não exatamente: já se lembraram do cabo por duas vezes no passado, uns meses antes de cada eleição ...

Anónimo disse...

A ladroagem do continente quer lá saber das Flores, do Dr. Rosa, do Dr. Contente e da fibra óptica!

Aquilo é tudo gente fina, que não passa cartão ao "povo".

Anónimo disse...

A forma desmiolada como certa gente fala, não augura nada de bom.

Anónimo disse...

dou a razão ao anónimo das 15.15.

Anónimo disse...

O povo das Flores merece isso mesmo, numa terra onde se vota nas pessoas pela simpatia, amizade e troca de favores ou ofertas estão à espera de quê? Milagres? Já nem os santos o fazem! Vota-se na competencia das pessoas, vota-se com consciencia. O único deputado que defendeu a ilha das Flores e o grupo ocidental foi o Dr. Paulo Valadão. Não quiseram agora fiquem com estas "pequenas" pois estão bem servidos. É muito bem feito, assim vão aprender a lição, já não era sem tempo! Para a proxima não vendem a alma ao diabo!
Votar no PS ou CDS PP é a mesma coisa que vender a alma ao diábo!

Anónimo disse...

dou a razão ao anónimo das 06.20.

Anónimo disse...

será que alguem das flores que vive fora da ilha já viu o barco que vai começar este mes de março como disse o governo a passar o cabo de fibra para as flores e corvo. aguardo uma resposta.

Anónimo disse...

eu ontem estive na praia da Vitoria e estive no porto não vi barco nenhum.

Anónimo disse...

Pergunta Alguem da Horta. Será que já chegou por ai o barco que vai passar o cabo de Fibra Óptica para as Flores e Corvo.