quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Municípios açorianos possuem devido Plano de Controlo de Qualidade da Água

Pelo quinto ano consecutivo, todas as entidades gestoras de abastecimento de água possuem um Plano de Controlo de Qualidade da Água, aprovado.

A elaboração e aplicação de um Plano de Controlo de Qualidade da Água é obrigatório por lei, sendo a sua elaboração e submissão para a aprovação da responsabilidade das entidades gestoras, nomeadamente Câmaras Municipais, Serviços Municipalizados e Empresas Municipais com a responsabilidade de fornecerem água para abastecimento das populações.

Nos Açores é responsável pela análise e acompanhamento da execução destes planos a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), que desde 2010 é a autoridade competente para a qualidade da água nos Açores.

Nos Açores são 19 as entidades gestoras responsáveis pelo abastecimento de água, tendo todas estas submetido e visto aprovado os seus Planos de Controlo de Qualidade da Água, à imagem do que vem ocorrendo desde 2007.

Os Planos agora aprovados são compostos por um conjunto de parâmetros microbiológicos e químicos a serem analisados regularmente em cada um dos concelhos, monitorizando dessa forma a qualidade da água abastecida em cada uma das casas açorianas.

Este facto, por si, deverá traduzir-se no aumento dos níveis de confiança dos consumidores na água abastecida em cada um dos concelhos, indo de encontro aos objectivos estabelecidos pelo Governo Regional dos Açores nesta matéria, designadamente, ao nível do incremento dos índices de qualidade da água abastecida em toda a Região.


Notícia: «Jornal Diário», rádio Atlântida, «Correio dos Açores» e sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional].
Saudações florentinas!!

17 comentários:

Anónimo disse...

A cavalo dado não se olha o dente!

Como é que se pode exigir qualidade daquilo que não pagamos?

Olho Vivo disse...

Não se brinca com a Saude Publica!

Anónimo disse...

Possuir planos, possuem.
Agora, aplicar é por canudo.

Estarão os consumidores Açorianos dispostos a pagar a qualidade do que consomem?
Se estão e pagam, há legitimidade para exigir.
Se não estão, calem-se. Porque a cavalo dado, não se deve olhar o dente.

Nada mais simples.

Com os resíduos é o mesmo. Se há disponibilidade para pagar, como acontece por esse mundo civilizado fora, é uma coisa. Se não, deixa estar.

Anónimo disse...

pois...pois... não podem comprir porque não pagamos eles primeiro deveriam por os contadores a trabalhar para depois o povo exigir.

Anónimo disse...

A água de Santa Cruz até consola bebê-la de manhã à noite.

Não há dúvidas que é a melhor água das Flores!

Anónimo disse...

o que é que tem de especial esta agua de santa cruz. será que a agua tambem é socialista.

Anónimo disse...

A àgua de santa cruz caso não saibam vêm da freguesia da Caveira.
A mesma àgua não é tratada e os reservatório estão ao abandono.

Mas quem têm culpa somos todos nós pois não exigimos qualidade!

Além disso a autarquia deveria ter vergonha na àgua que fornece às suas populações.

Eu preferia pagar mais e ter àgua de qualidade e devidamente tratada.

Preferia ainda que estes mesmo reservatorios de àgua estivessem protegidos pois nunca se sabe o que os malfeitores poderam lá colocar.

Enfim estamos no concelho de santa cruz e este é gerido por uma cambada de gente sem qualquer tipo de formação ou sentido de responsabilidade.

Anónimo disse...

Horarios de verão 2012
Deixa de haver ligação aérea entre o Faial e as Flores à 3.ª e 5.ª feira, segundo os novos horarios. Os passageiros terão de ir via Terceira e pagar o dobro da tarifa!!!!!
Mais uma discriminaçao para os passageiros das Flores

Anónimo disse...

A água de Santa Cruz é mais fresca.

Anónimo disse...

Oh anónimo de 3 de Fevereiro das 18h37 fala com o zé da musica para que ele resolva este problema, é pra isso que nós lhe pagamos o salario. Duvido que ele resolva alguma coisa pois com musica não chegamos lá no entanto podes entar. Sois vitimas das V. escolhas, enfim.... eu não votei nele, votei em branco!

Anónimo disse...

A água de Santa Cruz é muito bem tratada.

No centro de Saúde recomendam que nós bebamos dessa água.

Já vi pessoal das Lajes a levar para as suas freguesias porradas de garrafões.

Anónimo disse...

eu quando vou a santa cruz levo é o meu tractor com o auto tamque e vem cheio de agua de lá para as minhas vaquinhas.

Anónimo disse...

Segundo está divulgado, parece que a agua do Concelho das Lajes está imprópria para consumo. Mesmo perguntando ninguém sabe dizer nada mesmo pessoas com responsabilidades de saude publica.

Anónimo disse...

A qualidade da água em cada um dos concelhos dos Açores, é objecto de um relatório, anualmente publicado pelo ERSARA.
É ir lá ver, tendo presente que a palavra "inconformidade" significa que o parametro em questão, não está conforme a legislação.
Depois é comparar.
Como é evidente, no concelho de Santa Cruz tem-se feito mais para proteger as nossas reservas de água e para garantir boas condições de armazenamento e transporte do precioso líquido.
Factos são factos. Conversa é conversa.

Anónimo disse...

A nova câmara municipal de st cruz presidida por josé carlos (corvinho) elizabete (queimada) e fábio vão resolver estes assuntos todos, são pessoas mui competentes.

Com a ajudinha do de-putedo pereira eleito pelo partido rosa e com o zé da flauta em segundo música não vai faltar para os nossos ouvidos!

Estou priocupada pois não sei onde vão encaixar a leva-nela nem a baleia azul mas a ver vamos como será a cena dos proximos episódios por estas bandas.

Ai ai se eu te pego!

Anónimo disse...

Realmente a água de Santa Cruz é uma das melhores dos Açores.

Garantiu-me o médico que vem cá com frequência.

Anónimo disse...

eu para a semana vou fazer como o outro saio de manhã no meu trator das lajes com um auto tamque para levar agua de santa cruz que talvez dei saude ás minhas vacas já que dizem que tem boa qualidade.