segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Sensibilizar a população florentina para realizar correcta separação de resíduos

A gestão dos resíduos constitui actualmente uma das questões de maior preocupação para a sociedade. Assim, o Planeamento e Gestão de Resíduos, englobando todas as tipologias de resíduos e as diversas origens, constituem o objectivo das políticas do Governo Regional dos Açores no domínio do ambiente, assumindo ainda papel de relevo de carácter transversal pela incidência na preservação dos recursos naturais e noutras estratégias ambientais.

Considerando a importância do correcto encaminhamento dos resíduos, o Governo Regional pretende dotar todas as ilhas de infraestruturas que visem este objectivo, e uma vez que três ilhas dos Açores receberam o estatuto de Reserva da Biosfera, foram nestas que este processo teve início.

Na ilha das Flores, neste momento já se encontra a decorrer o concurso para a exploração do Centro de Processamento de Resíduos. Uma vez que o início do funcionamento do Centro está para breve, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar através do Parque Natural das Flores, está a apoiar os municípios da ilha no sentido de sensibilizar a população para a correcta separação de resíduos na origem e as acções de sensibilização já estão a decorrer por toda a ilha, bem como a entrega dos ecopontos domésticos e a colocação dos ecopontos públicos.

O estatuto de Reserva da Biosfera em 3 das ilhas açorianas é um privilégio que também acarreta responsabilidades que estão a ser assumidas pelo Governo Regional, nomeadamente no que diz respeito à questão da gestão de resíduos, como pode ser demonstrado pela prioridade que está a ser dada a estas ilhas que em si guardam uma grande biodiversidade e geodiversidade, justificando assim o seu estatuto.


Notícia: rádio Atlântida e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional].
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

podem começar pelo José Carlos da camara de santa cruz, assim ele não voltará a plantar pneus nos Vales, não acham?

coisas loucas de cabeças pequeninas!

Anónimo disse...

Oh anónimo, com a idade que ele têm e casmurro como é dificilmente aprenderá alguma coisa!