segunda-feira, 16 de abril de 2012

Museu relembra naufrágio do Slavónia

Foi há praticamente 103 anos que o paquete Slavónia, com cerca de 600 pessoas a bordo, naufragou ao largo da ilha das Flores e emitiu, pela primeira vez, o sinal SOS.

Mais de um século depois, são bastantes as lendas e histórias que tiveram origem no naufrágio do paquete. Luís Vieira, director do Museu das Flores, conta como os locais, ao sair de manhã para os pastos, encontraram estrangeiros "sentados em cima das paredes de pedra, com um ar relativamente faminto". Então os "habitantes da ilha começaram a ordenhar vacas e a distribuir leite pelas pessoas".

Durante esse Verão de 1909, e apesar da vigilância das autoridades, os moradores da ilha das Flores aproveitaram os rombos para entrar no casco e explorar o interior do navio. Objectos de todo o tipo foram então retirados do paquete e levados para casas particulares. Hoje parte desse espólio está em exposição no Museu das Flores.


Notícia: RTP.notícias.pt.
Saudações florentinas!!

56 comentários:

Anónimo disse...

por falar em ir ao fundo...........ja ouviram falar doque se passa na junta dos cedros??????????????parece que ha mt apoio a habitacao(para os membros da respetiva junta)

Anónimo disse...

O naufragio do Slavónia não é para recordar.
É para esquecer.

Anónimo disse...

concordo com os comentarios das 23:00 e 21:57.o primeiro esta correto so peca por escasso,aquilo esta pior que dizem.ja no segundo o naufragio da junta tambem e para esquecer.

Anónimo disse...

Muita Hestória tem o Porto das Lajes das Flores que pouco a pouco vai sendo desvendado. Deste barco muitos vieram nos barcos salva-vidas parar ao porto das Lajes. No tempo das caravelas até os Espanhóis mandaram fazer uma Irmida no cimitério das Lajes e nos anos 60 encalha mais um barco de turistas próximo do Lagedo tendo os seus passageiros regressado sãos e salvos ao Porto das Lajes das Flores.

Anónimo disse...

não percebi o que o primeiro anonimo disse? mas a coisa não está muito bonitinha, entao não é que o prefeito disse, segundo o que parece na reunião que tinha emprestado adubo á maria, e que o perfeito de ponta delg tinha levado o pesticida da junt dos ced, o que isto chegou, e as portas da casa da perfeita? e o gasoleo? e as rendas da tapada? e as faturas de informática? só no que pagaram pelo sr informático tinham comprado computadores novos e ainda restava massa, mas não e as obras do perfeito teem que ser feitas, é bastante triste mas... e assim se ve uma pequena autarquia (por umas comparam se as outra é claro á escala), e o povo pá!!!! e o povo pá!!! não há justiça porque se houvesse assim não era( quem será que faz essa contabi). vamos esperar pelo desfecho...

Anónimo disse...

toda a gente se salvou só o samacaio não !!!!!!!

Anónimo disse...

cada tiro cada melro!!!! ou não lol até pode ser um pombo perfeito!!! vergonha !!!!

Anónimo disse...

O alcalde das Lajes já desistiu daquela ideia masluca da piscina aquecida?

Anónimo disse...

agora nos cedros não se atira areia para os olhos mas sim cimento lol, isto está bom é para quem leva muitas latas de tinta. e para o perfeito que faz umas obras e compra umas vacas com a massa da junt, e dá umas estacas á cunhamadre

Anónimo disse...

as casas dos membro da junt estão sendo bem arrajadinhas, é as portas é as janelas é cimento á bruta é tudo do bom e do melhor é comprar em nome da junt é uma alegria , é faturas de 2011 que não são pagas é uma alegria, o que faz falta é animar a malta o que faz falta !!!! ( será que ninguém ou alguém vai fazer nada??????) não se pode deixar a culpa morrer solteira !!!!! ( a máquina não está em minha casa !!!)

Anónimo disse...

o menino do dia 18 as 22.30 pena nao saber quem ele é para nos ir mostrar as portas e janelas e ja agora o cimentinho que foi pra casa dos membros da junta pois ele é um grande maricas que nao ve que o sr. presidente da junta é que fez essas comprinhas todas .pois a maquina nao ta em sua casa e talvez esse menino teja em casa a receber sem trab pois la porcima nos cedros existem muitos assim mamando a custa da assistencia e depois vao para aquela junta so falar mal dos outros sem terem provas

Anónimo disse...

o que é certo e sabido é que isso tudo foi provado em reunião lol e nem desmentiram lol , quanto ao receber e estar em casa se calhar é verdade mas não ando a gamar a junt ahahah, ao contrário de alguém .... tenham vergonha na cara !!!!! ( vá força mais material para os membr da junt , já receberam muito e querem continuar força é ás duas mãos ) é preciso é ter moral para fazer isso tudo....

Anónimo disse...

foi portas , cimento , gasole , madeira , gasolinas, pesticida , tinta, cimento,até ouvi falar de uns tubos de água , segundo consta até correntes para amarrar as vacas ( e junta não tem vacas ) , é tudo á grande, mas só para alguns é vergonhoso ao ponto que isto chegou e lá estão sem vergonha nenhuma será que ainda não viram que as pessoas já perceberam do que se passa e já são até figura importantes faladas neste açores todos, agora vai abrir um programa para ver que consegue levar para casa mais lol mesmo assim não sei que vai vencer, são alguns e Bons eu sei estou a ser injusto eu sei pensaram é que a junt ia acabar e quiseram levar tudo antes que fossem lá buscar alguma coisa ( esmola mateus esmola para os teus ) , lol pataca a mim pataca a ti e assim se acaba as patacas, será que ainda está alguma pataca? ou é preciso uma injecção de capital? eu sei que não h~´a vergonha pois ninguem a perdeu para ser encontrada lol , vá força o concurso começou força ou já acabaram com tudo... a junt faz me lembrar os metralhas cada um melhor que o outro lol

Anónimo disse...

maricas não se faz favor não me ofenda , hoje em dia não existem maricas , hoje somos gays , olhe lá o respeitinho ahahahah , não fique assim se faz favor eu percebo que o barrete lhe tenha servido, não desculpe aquilo que não tem perdão porque o que se está a passar é uma vergonha aliás é mais doque uma vergonha tenham calma, eu percebo se o josé mealheiro fosse vivo não era perciso fazer assim ele pagou muito mas já não há nenhum desse já foi ou já era , melhores tempos andam vir ( o que é preciso e por as casas se chover lá dentro e acabar a obra, porque senão são dois buracos é o da junt e o da casa da junt ) , mas eu não digo já nada porque depois cortam o rendimento minimo , já não vou mais á junt porque senão ficam todos a olhar para mim fico assustado não quero isso aí caredo a bilha tá nu pau e a burra tá no palheiro e o resto nem sei onde tá nem quero saber o que interessa é que já samiei as minhas batatas a lua tá boa e o canteiro das batatas doces já tá a sair

Anónimo disse...

que vergonha!!! eu até gostava deles agora até sinto vergonha deles , se fazem isso lá são capazes de tudo

Anónimo disse...

será que esta gente ainda não fez mal bastante á fregu, que se vão embora da junt, pelo menos que não gamem mais, basta, eu até tenho vergonha e eles não???? é mesmo ás discaradas , basta!!

Anónimo disse...

isto esta a ficar como na reuniao do plenario em que os membros da junta comecaram a descobrir a casaca uns dos outros(foi lindo),mas o pombinha foi o que ficou melhor na fotografia, pois esta bem influenciado por tras,e que ele sabe o que os outros gamaram mas os outros bananas como so queriam era o cheque na fim do mes(+ respetivos bónos)nao tinham controlo nenhum sobre as contas e o pombinha la fez as suas obras,ajudou quem quis passou cheques a quem quis deu adubo e estacas a maria(o adubo foi dito por ele e esta em acta)deixou que o presidente da junta de freguesia de ponta delgada roubasse 500 lts de herbicida(pronto a aplicar,o que tambem esta escrito em acta)ja agora posso dizer que esta em acta porque e do plenario porque as da junta nao sao feitas desde novembro.mas ha muito mais meus amigos.vai se ouvir falar porque segundo consta a pj ja esta ao corrente

Anónimo disse...

sobre um barco que encalhou á mais de cem anos no concelho das lajes foi acabar em mexericos na freguesia dos cedros no concelho de santa cruz. onde isto vai...

Anónimo disse...

O culpado de tudo isso é o partido socialista, afinal foi o Pereira que convidou o pombinha a apresentarem esta lista. Aí está o bom resultado da legislatura do pereira. Se a judiciaria for à junta ainda apanha o pereira com o rabo de fora, ahahahahahahahah... força pombinha, gasta tudo pois a junta é para fechar já nas proximas!
Espero que seja desta que apanhem os gatunhos, os grandes ratos e as pequenas ratazanas!
Se precisarem de ajuda peçam à comadre pois ela não têm papas na língua, abre a boca e saí tudo, com ela, ninguém brinca, nem mesmo o Paulo Baladão! Força pombinha, a malta está contigo!
Com esta maquina (máfia) socialista no poder jamais teremos democracia e jamais os gatunhos serão fechados na gaiola como deveriam estar, esta é a realidade que ninguém quer ver mas que existe e os Cedros é um bom exemplo do que aqui escrevo! A justiça morre solteira e as policias e tribunais estão muito ocupados, não têm tempo disponivel para os Cedros!

Anónimo disse...

Coitadinho do pombinha dos cedros, eles na junta e no plenario são todos uns coitadinhos ate pelo natal levam cabazes bem recheados a ver pelo que o braga facturou em cimento, se a junta dos cedros usa-se todo o cimento que comprou em 2011 dava para fazer uma ponte para o corvo.

Anónimo disse...

Nos cedros é uma maravilha!! as contas ninguem as entende e quando metem as contas a voação é uma maravilha, coitado do pessoal do tribunal de contas que vai ter que verificar as contas dos cedros axo que vao ter que vir para a ilha durante um mes para as decifrar.

Anónimo disse...

força vamos ver quem leva ou quem levou mais para casa , e as contas??? , foram jumbadas á pouco na junt, será que agora já teem vergonha ????
passiencia tenham vergonha !!!! agora será que o tribunal de contas vai averiguar ???? vamos ver o desfecho !!! são uns sem vergonha .

Anónimo disse...

o que o naufrágio do salavónia deu uma guerra nos cedros depois de 103 anos, parece uma cambada de burros que nao sabe ler o teor da noticia

Anónimo disse...

Como é que se pode acabar com uma freguesia que dá tanto que falar.

Anónimo disse...

é viva o mexerico

Anónimo disse...

Em resposta ao anónimo de 20-04-12 02:51:::::::::::::::não é Salavónia ó estupido é Slavónia que se escreve (afinal não é só o pessoal dos Cedros que não sabe ler).lolllllllllll

Anónimo disse...

a freguesia dos cedros tem mais que 106 anos, lol do este encalhou já a freguesia dos cedros existia há muito , e burro és tu ó fofinho, assim podemos ver o quanto tu és burro!!!!! eu sei que és tu ahhahah, porta te bem lol

Anónimo disse...

Para quem quiser apresentar queixa contra os desvios de dinheiros nas junta dos cedros aqui fica o endereço da entidade fiscalizadora:
http://www.vpgr.azores.gov.pt/queixas/default.aspx

Não sei se vai resultar pois esta entidade está sob a tutela do Dr. Carlos Cesar e como todos nós sabemos os inspectores são actuam onde ele quer, ainda hà quem defenda que temos uma democracia! Vivemos é num sistema politico corrupto onde quem paga é o zé povinho!

Anónimo disse...

é actas falsas é dinheiro por fora é tudo a mamar á grande ,a mamar á grande !!! está tudo a 101% como diz o torto só falta meter a pastilha com papel e cruzar os braços áh e por os pés pro lado e o pombo ao lado com a cunhamadre sim porque esta tambem tem muita culpa porque foi ela e é ela que o pica por tras

Anónimo disse...

não sei o que o povo estar á espera para entrarem dentro da jut e por este pessoal todo na rua ao ponta pé por que só assim porque eles não tem vergonha nenhuma

Anónimo disse...

agora depois da votacao a culpa e so do pombinha,os outros dois menbros cointadinhos nao levaram nada,a nao ser ordenados adiantados ,portas, cimento bastante e outros bonus.so nao vale e tirar olhos de resto vale tudo.por essas coisas podem ter carros casas grandes ,casas de renda emfim ,pomdem ter tudo e mais alguma coisa,afinal havia e ha muita corrupcao que vai vir ao de cima,NAO PERCA CENAS DO PROXIMO CAPITULO. ( a junta dos tres coitadinhos)gravado ao vivo na junta dos cedros,com autores residentes.

Anónimo disse...

Capitulo - 1 Cena 1 - Descrição das personagens: O Secretario, bom rapaz que gosta de tudo esclarecido só que não se esclarece nada andou a comer à custa da junta à grande. fez obras numa casa e é que escolheu os materiais para a junta pagar e agora?? A Tesoureira, moça esperta teve janelas de aluminio portas interiores cimento, etc... arranjou umas obras para o marido uns materiais para a irmã, ajudou o sogro com uns canos, enfim não foi só para ela foi para todos os familiares que lhe estão por perto. O Presidente um bom homem sem duvida que já numa junta anterior tinha deitado a mão ao que não era dele e agora volta a fazer o mesmo ou seja a história repete-se, só que desta vez o pombinha temum trunfo ou seja o Quarto Elemento da Junta de Freguesia que até este momento todos desconheciam mas a partir de agora a personagem apresenta-se é a Comadre uma grande mulher que nunca abandonou a liderança da junta que esteve sempre por trás a comandar as tropas.

Anónimo disse...

Atenção Sr. Presidente da Camara de Santa Cruz das Flores quando começar a recolha selectiva de residuos no seu concelho peça um apoio financeiro ao governo regional porque quando o pombinha mandar lavar os caixotes do lixo vai-lhe sair bem caro, pois nos cedros ele só os limpou uma unica vez e gastou 2.500,00€ e era só um contentor para todo o lixo aogora faça a conta para 4 contentores e junte a Ponta Ruiva porque ele não lavou os de cá.

Anónimo disse...

quero ver as cenas do proximo capitulo lol , tanto tem culpa o pombo como os outros porque eles tambem teem levado á grande se não é cimento é portas se não é por é gasolina é tudo , tudo vale no meio disso tudo o pres do plenár é um aprendiz ahaha

Anónimo disse...

Meu povo minha pova vivemos em democracia, chegou a hora dos habitantes dos Cedros reunirem o seu plenário e pedirem a demissão desta gente. Num plenário de freguesia é facil, basta os habitantes quererem e votarem por maioria a demissão da Junta! Quando não existe Assembleia de Freguesia é o plenário de cidadãos que fiscaliza a Junta, a culpa é vossa pois permitiram tudo isso! Quanto aos ladrões de dinheiros públicos, deveriam ir todos para a gaiola e o pereita também deveria ir juntamente! Levem a comadre também pois é ela a chefe do pombinha, ele só faz o que a comadre manda!

Anónimo disse...

O ex presidente deste plenenário de nome maiato é que sabia das leis, analfaburro mas dava na cabeça à comadre, não entendia nada mas fazia a cabeça grande à comadre. Pensando bem esta comadre nunca abandonou a junta, ela está em todas! Hà comadres assim, nunca abandonam os afilhados ahahahhahahahaha este pombinha ainda vai perder os poucos cabelos que têm quando tiver de provar as contas aos inspectores da judiciaria, vai ser lindo! Espero que seja bem apertado e que conte todos os cambalaixos com o pereira, muitas historias viram ao cimo da àgua que corre na ponte da alagoa. A procissão ainda não saiu e o povo dos cedros está ancioso para meter na gaiola os amigos do alheio e de dinheiros publicos. A bola quando começar a rolar o compadre com a ajuda da comadre vam ter de provar as historias do cimento, das correntes para as vacas, do adubo, das pás, das maquinas, dos cabazes de natal facturados em cimento, da gasolina, do gasoleo, renda da tapada, etc, etc, etc. Acho que vou mudar a minha residencia para os Cedros!

Anónimo disse...

gente que não presta!!! só vejo trafulhas aí

Anónimo disse...

E o que é que o Slavónia tem a ver com a junta dos Cedros? Já viram as Fotografias? Parece que são todas do João Padre Mestre. Daquelas que lhe "deram" por essa Ilha afora.

Anónimo disse...

Ó compadre le vá se arranjas computadores da junta para o meu filho consertar porque o sacana do pereira meteu o rodas no lugar do meu filho na camara e ele coitado também é teu afilhado e tem que ganhar algum e também não sai do teu bolso.

Anónimo disse...

Bem triste o que se leu aqui, nada tem a ver com o tema da noticia.
Lavar a roupa suja do vizinho não custa.

Anónimo disse...

Esta do compadre e da comadre ainda vai dar que falar eheheheheheh façam alguma coisa para esta gente ser apanhada enquanto estão no poder! Não é complicado, basta denunciar a quem de direito: policia judiciaria, tribunal de contas. Se vivesse nos Cedros já o teria feito pois são coisas muito graves e pagas com os dinheiros dos nossos impostos.

Anónimo disse...

ja esta a decorrer uma investigacao,agora e so esperar,alguem vai arrancar os cabelos,COITADINHOS.

Anónimo disse...

Enrrar é proprio????? eles não sabem o que dizem?????o que fazem???o que pensão???deus tambem pordoou,perdoem estes inocentes!!!!! há tantos pora-i que desviam muito mais os nossos dinheiros públicos e não são falados,são ratos mais profissionais,estes sim é aos milhões?

Anónimo disse...

a gente mesmo estupida que vem para aqui com comentarios da merde e pois sei de muitas pessoas que ja sofreram o castigo por dizerem coisas que nao aconteceu ou por terem lixado outros pois espero muito bem que as pessoas que tao pra qui a falar dos ajudantes do pombinha sejam supreendidos com um grande castigo pois o secretario da junta consertou a casa com alguns materiais da junta pois a casa é da junta e ele nem ganhou nem um centimo pra fazer o trabalho , a seguir temos a tesoureira da junta que ja o marido explicouse na frente do pessoal da junta que a unica coisa que recebeu foi umas portas interiores que o sr. pombinha se ofereceu a pagar mais nada se eles tem casa grande sei muito bem que foi feita com o esforço deles pois eles trab muito ate vejo o marido a trab aos domingos ,se muitos fizessem como eles nao andavam para aqui com comentarios estupidos .

Anónimo disse...

Ai Ai Ai!!! Escolhe o dedinho anónimo das 23:31 do dia 24 de Abril! É porque tenho que fazer cócegas a mim próprio para me rir com o teu comentário!! Coitados dos inocentes da junta dos cedros!! São pessoas onestas, dedicadas, fiéis ás suas palavras, enfim existem milhões de palavras para os descrever!!

Anónimo disse...

quem comentou ja mamou tambem,que corja meu deus.

Anónimo disse...

coitadinho do marido da tesoureira,nao falem dele .porque ja tem a cabeca enfeitada.

Anónimo disse...

Anónimo de 25 de abril das 11h31 uma coisa é falar de cargos publicos, vida publica e outra coisa e falar da vida privada de cada um. As pessoas cobardes, más linguas, frustradas, mesquinhas como vocês não sabem distinguir uma coisa da outra! O teu universo é muito pequenino, deve-se rezumir-se à sua ilha, à sua freguesia, â tua familia, tenha vergonha e respeite a vida privada de cada um. Mas entendo pois esta ilha está cheia de pessoas doentes como você! Pessoas (para não lhe chamar animal irracional)como você deveriam ser condenadas e metidas numa gaiola!
Fico-me por aqui pois não perco tempo com pessoas como você!

paulo vicente disse...

pois aqui tou eu o marido da tesoureira pra resposta do menino ou menina do dia 25 as 11,31 faz me um favor nao voltes a falar no meu nome pode ser hoje ou mais tarde juro que se descobrire quem es nem sabes que te pode acontecer pessoas como tu sao mas é uns grandes porcos invejosos que para nada prestam so sabem falar por tras ainda por cima vem pra qui dizer que veio janelas de alumino pra minha casa pois tenho as facturas de tudo que veio pra esta casa pra vos emfiar num lugar e semtarvos no tribunal ,la por a minha mulher ter ido pra junta la vem voçes pra qui com essas merdas so vejo isto na junta dos cedros por isso as vezes achava melhor fechar as portas

Anónimo disse...

ate dava para fechar mas elas estao na tua casa.lol nao forao de aluminio mas 1200 euros em portas interiores para um membro da junta mais 300 e tal horas para cortar parte da erva do parque da alagoa(sim parte porque o mais dificil ainda ficava para o trabalhador da junta ir fazer) dito isto......

Anónimo disse...

ja agora os blocos que faltaram da terra do sr. presidente da junta,que ele disse que foram roubados(perguntem ao trabalhador da junta aonde fez parede com eles que ele deve dizer)se nao disser e porque e igual a ele

Anónimo disse...

porque sera que o pombinha tera levado todas as faturas da junta.

Anónimo disse...

ainda vais dar para tras o dinheiro do orcamento da casa do aurelio victoria.a casa mete agua por todos os lados.enzoneiro.

Anónimo disse...

eu voto no pereira pois quero que a minha amiga nela continue com o seu tacho na camara. Gosto muito dela e ela é uma amiga das verdadeiras, nunca fala mal de mim pela frente, só nas costas! Mas votem no pereira pois ele é boa pessoa e não têm culpa de ser como é, ninguém é perfeito, coitadinhos! Votem neles, eles são uns queridos,

Anónimo disse...

ja estao na ladroagem outra vez,e o cimento que foi para a placa,era para ninguem saber,mais uma vez estao dando provas daquilo que sao,mal sabem eles o que esta para vir,vai ser doloroso,mas ja que tiveram proveito tambem vao pagar por isso.e as rendas da tapada onde anda,ah ja sei deve ter sido dividida por tres.os carros nao andam a agua.e os blocos esses fugiram,e as pastas e documentos para onde foram?calma minha gente ja falta pouco.ja fiz a minha parte,facam voces a vossA.

Pedro Silveira disse...

Tristes aqueles que de uma notícia com mais de 100 anos vêm para aqui comentar em anónimo julgando, ludribiando e mexericando sem terem mais que fazer. E a culpa também vai para os administradores deste blogue que não permitem comentários como este que provavelmente vai ser banido mas exultam o negativismo e a quezília. Tristes mentes, todos vós.

Pedro Silveira