domingo, 29 de abril de 2012

Para que serve ser Reserva da Biosfera?

Num sítio de natureza quase intacta como era a Lagoa das Patas (também conhecida como Poço da Alagoinha) foi realizado o brutal e extenso corte de árvores que se pode ver na foto acima. Supostamente pretende-se ali construir um Parque de lazer...

30 comentários:

Anónimo disse...

Pois é.
Continuamos com as doiduras do custume.

SemprAtento disse...

Pensei que o 1 de Abril já tivesse passado!...

Anónimo disse...

Inacreditável. Socialistas no poder significa destruição de tudo! E bancarrota na certa! Quem fez semelhante atentado tem de ir para a prisão. Custe o que custar!

Anónimo disse...

boa ideia a construção de um parque de morenda.

Anónimo disse...

Já não me xoca nada ver este tipo de coisas aqui no concelho das lajes.É Vergonhoso

Anónimo disse...

sim senhor ficou lindo assim com esta tapada feita em madeira e como diz aqui vai haver condiçoes para chorrasco e mesas era bom tambem arranjar o caminho nem que fosse em alcatrão para chegar-mos de carro aqui. finalmente as coisas estão a ficar mais modernas.

Anónimo disse...

Socialistas?

Acho que a Câmara das Lajes é do PSD.

Ma isso sou eu...

Anónimo disse...

agente aqui pelo concelho das lajes não precisamos de turistas não temos hoteis nas lajes o governo faz é em s. cruz e eles lá que vaiam mostrando a fazenda ponta delgada que já é muito bom para os turistas. cá pelo concelho das lajes queremos é o nosso bem uns chorrascos na alagoinha e dormir um sone a ouvir agua a cair.

Anónimo disse...

Os das Lajes são socialistas, sim senhor.

Aquilo é tudo pr'á família...

Anónimo disse...

ainda falam do pereira tenham vergonha o pouco que as lages tinha de bom o vosso qrerido filho da terra (j.l) tem dado cabo de tudo ex.posso do bacalhau,as chamadas piscinas naturais da faja e sua avenida costeira que mais parece o muro de berlin,e agora o posso da lagoinha por, favor faja exigem independencia antes que deem cabo do resto

Anónimo disse...

Como alguém disse, o objectivo desta intervenção era o combate de espécies invasoras, neste caso o incenso e a conteira, esta zona será reflorestada com endémicas.
Concordo que a intervenção não foi efetuada da melhor maneira. Cabe nos a nos florentino e em especial lajenses fajãgrandenses tomar conta da nossa terra, em vez de tanto comentário que praqui se lê, tira-sem um tarde e fossem plantar umas endémicas, o Dinis da Florestal tem muitas em Stock, é só falar com o homem.

Anónimo disse...

vou ver se falo com o joão para alcatroar aquele caminho até á lagoinha já que muitos não querem cimento e fazer um parque de estacionamento lá dentro para agente parar os nossos carros. não ao cimento sim ao alcatrão.

Anónimo disse...

Que eu saiba, a Camara das Lajes - a dona da obra - é do PPD/PSD.
O mesmo PPD/PSD que a mando da trika, se juntou ao CDS para nos desunhar a todos.

Macieiras disse...

Desta vez o JL e a CMLF estão inocentes. Virem as vossas fisgas para a SRAM, pois são eles ou autores morais e materiais desta triste iniciativa.

Anónimo disse...

algúem sabe-me dizer quem foi o inhame que tomou a atitude de mandar plantar aquelas àrvores na murralha do porto das lajes.

Anónimo disse...

A CML e o seu presidente pagam por muitas, mas desta vez não foram eles, foi a Delegação de Ambiente das Flores e Corvo que teve a iniciativa. Perguntem ao Maciel se tiverem dúvidas.

Pepin disse...

Acho piada que agora os socialistas são o mal do país e dos erros que se cometem.... ou os senhores de direita já se esqueceram do caso Portucale, foram 2.000, mais de 2.000 sobreiros.....

Anónimo disse...

Todos sabemos que a Camara das Lajes é afoita para usar serrote e desatina quando vê ferro e cimento.
Mas desta vez está inocente.

Anónimo disse...

Tanto benefício que a Camara das Lajes tem feito em todas as Freguesias e aínda há quem esteja sempre a criticar,gente que não sabe fazer o que é seu e acha que tem capacidade de mandar o que se pode ou não fazer no Concelho,santa ignorancia.

Anónimo disse...

corta mais e fazer 1 parc de pic nic. a e fora fazes tudo e a por k ki nao.

Anónimo disse...

eu não sei porque há moços de santa cruz a criticar no que está mal nas lajes ou está bem
arra diabo critiquem no vosso concelho os nos deixem em paz a fazer-mos o que queremos não precisamos de turistas porque não temos hoteis levem-nos todos para verem a caveira faxzenda ponta delgada ponta ruiva e cedros não precisa vir ver as nossas belezas.

Dinarco Pimentel disse...

Deveria ser com enorme prazer que reconheceríamos esta beleza como Património da UNESCO e Reserva da Biosfera. É o turismo que poderá contribuir para o desenvolvimento socio-económico desta ilha e potenciar a promoção, quer colectiva, quer individual. Aproveitar os recursos naturais é uma mais-valia útil e deverá ser entendida como tal. Tornar este espaço natural acessível a todos, quer pela construção de acessos, quer pela implementação de um "parque de merendas" ou uma zona lúdica irá contribuir para um maior reconhecimento local, nacional e até mundial... Não queiram continuar a viver numa "pequenez mesquinha" de rivalidades infantis... Isto não pertence nem a Sta. Cruz nem às Lajes, mas sim ao património natural da própria ilha das Flores... Melhorar o livre acesso a este local irá beneficiar quer os próprios residentes da ilha, quer eventuais turistas . A ilha subsiste, essencialmente, da agricultura, uma vez que unidades industriais, centro de comércio, unidades de produção, entre outras, não estão desenvolvidas nem têm rendimento sustentável... Tirar proveito do turismo em função das condições naturais e ambientais é uma mais valia que deve e deverá ser explorada.
Quanto à inexistência de hoteis no concelho das Lajes das Flores, na minha opinião, constitui um descrédito por uma zona tão agradável, que recebe anualmente centenas de pessoas nas épocas festivas, e que tanto tem para oferecer durante o ano (p. ex.: gastronomia, turismo aquático...) Globalização é um mal necessário. É na relação interpessoal que a sociedade se desenvolve... Aprendam a socializar!

Anónimo disse...

É pá,sítios já vistos e "queimados",tens sete cidades,furnas,etc...,vão interpessoalizar e socializar e socretar se quiserem pra lá e deixem estar o que a natureza fez perfeito como está.
Ok.??????

Dinarco Pimentel disse...

Sou Florentino e é com grande "pena" que vejo estes comportamentos "mesquinhas" dos habitantes da ilha de quererem permanecer no desconhecido, no "canto deles"... isto é a apenas o reflexo falta de abertura ao desenvolvimento... tal como referi no post anterior... Isto não é vosso, nem é de ninguém! É patrimonio Natural e Ambiental! Por essa ordem de ideias, ninguém poderia visitar as Cataratas do Niagara, ou o Grand Canyon ou até mesmo a Patagonia... O que vocês, habitantes da ilha, querem fazer é subtracção patrimonial, extorsão, e enriquecimento sem causa pela transferência de uma coisa que não é vossa, para a vossa esfera! Repito, isto é patrimonio da Ilha das Flores, logo patrimonio Estadual e não Municipal.

Anónimo disse...

o que é do concelho das lajes é nosso não é do ambiente e tem dono.

Anónimo disse...

è Uma Vergonha Sr Luis Maciel Uma autentica Vergonha

Anónimo disse...

Isto é puro vandalismo, reserva da biosfera pelo andamento que isto leva, vai deixar de ser depressa.

Anónimo disse...

Gente pouco evoluida e com falta de consciencia é que anda a fazer atrucidades destas. Como se houvesse comparaçao as cataratas do niagara com a ilha das Flores, senhor pimentel, só por acaso esses locais que referiu nao sao reservas naturais da biosfera. Só para preencher o espaço vazio que pelos vistos existe em parte humana,abater arvores em locais como era o do Poço Da Alagoinha, é crime. Da parte dos habitantes se aguarda indices de responsabilidade e exames a consciencia.

Anónimo disse...

Se avançam com a ideia estapafurdia de andar com o plano de "parque de merendas" para a frente, impedindo a possibilidade de poder reverter o desastre, nao havera mais volta a dar e os resultados nao serao quase de serteza os que esperam, antes pelo contrario, para nao falar na revolta de habitantes e conhecedores da ilha, ja é o suficiente mau, mas nao esquecendo que este aspecto tera por consequencia a divulgaçao da ruina feita.

Anónimo disse...

Estes ultimos comentários partem de pessoas que nem autosuficientes são por isso vaiam trabalhar que é a melhor solução...