sábado, 7 de abril de 2012

Residenciais vão "desaparecer" da classificação de estabelecimentos turísticos das ilhas dos Açores

A designação "Residencial" vai deixar de constar dos estabelecimentos turísticos dos Açores. Esta é uma das consequências do novo regime jurídico dos empreendimentos turísticos, aprovado [no passado mês de Janeiro] na Assembleia Legislativa Regional.

A nova legislação continua, no entanto, a ser do desconhecimento de muitos operadores. O Governo Regional quer abolir a designação de "Residencial" do vocabulário turístico. As unidades até agora classificadas como residenciais vão passar a designar-se por hotéis de uma, duas ou três estrelas.

À partida a medida parece agradar aos empresários. O problema é que a nova classificação dos empreendimentos turísticos vai depender da respectiva qualidade do serviços e das instalações. E a verdade é que os empresários turísticos não estão em condições de fazer investimentos.

O objectivo do Governo Regional, com este novo diploma, é assegurar mais qualidade na prestação dos serviços de apoio ao turismo. Um objectivo também perseguido pelos operadores.

O novo diploma determina o prazo máximo de dois anos para que as residenciais já existentes nos Açores possam converter a sua classificação em hotéis. A Direcção Regional do Turismo vai realizar auditorias em todas as unidades e atribuir novas classificações consoante os serviços prestados. Nalguns casos os empresários poderão ter de realizar investimentos, mas até agora muitos deles desconhecem a nova legislação.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma boa medida.
O turismo nos Açores não deve ser de pensões e residenciais.
Deve ser de hoteis de boa qualidade, com bons serviços que atraiam gente que nos traga mais valias.
Lisboa que fique lá com as suas pensões de meia tigela, com residenciais de passe e com estivadores ingleses na sua clientela turistica.

MILHAFRE disse...

Uma Feliz e Santa Páscoa, são os nossos sinceros votos, extensíveis aos Exmos Autores, Comentadores e Leitores deste importantíssimo blogue.

Anónimo disse...

Ora aqui está um exemplo da maneira como se entretêem os "nossos ilustes representantes";como se mudar os nomes,não fosse mesmo só isso.
Santa Páscoa.


(Insulas Ocidentaes).

Anónimo disse...

A mudança de nome é uma exigencia que propiciará melhores condições.
Quem quiser hoje abrir um estabelecimento hoteleiro tem necessáriamente que cumprir com requisitos de qualidade que não os tinha até agora.
Quem os já tem abertos deve recorrer aos financiamentos ao dispor para melhorar condições.

O nosso turismo não pode nem deve ser um turismo qualquer. Tem de ser de qualidade, que nos traga mais valias efectivas.

O que é que vemos aqui nas Flores? Serviços de péssima qualidade, pagos como se fossem excelentes.

Assim não chegamos lá!

E para mudar, tem de se começar por algum lado.
Esta é uma excelente medida se for acompanhada por mudanças efectivas nas estruturas e nos modos.