sábado, 4 de janeiro de 2014

Vaga de impostos em 2014 nos Açores

Em 2014 a vida fica mais cara para os portugueses, mas para os açorianos o aumento é ainda mais elevado. Em causa está o impacto da aplicação da nova Lei de Finanças Regionais que traz subida do IRS, IVA e IRC.

A nova Lei de Finanças Regionais estipula um diferencial fiscal máximo até 20 por cento entre Continente e Açores, quando antes era de 30 por cento.

No caso da taxa mínima do IVA, a redução do diferencial implica um aumento de 4 para 5%: esta taxa é aplicada na alimentação básica, medicamentos, água canalizada ou transporte de passageiros. A taxa intermédia do IVA, que é aplicada a alguns bens alimentares e produtos culturais, passa de 9 para 10% e a taxa máxima do IVA passa de 16 para 18%: esta é a mais gravosa para os consumidores, já que implica aumentos nos combustíveis, no gás doméstico, na eletricidade, comunicações, vestuário e calçado, entre outros bens e serviços.

Por outro lado, os açorianos com rendimentos até 7 mil euros, que pagavam menos IRS, vão pagar a partir de agora mais imposto. A redução do diferencial já não afeta os escalões superiores de IRS, que haviam subido anteriormente.

Para as empresas, o IRC que no Continente desce para 23% dos lucros, nos Açores pelo contrário sobe de 17,5 para 18,4%.

A redução do diferencial fiscal entre Açores e Continente foi acertada no Memorando com a Troika e mantida pelo executivo de Passos Coelho e Paulo Portas, que a verteu na nova lei de finanças regionais.


Notícia: «TeleJornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

A praga centralista continental tem eco nos Açores com o penteado, visto a ultima vez como morganho no balde, a escorrer brilhantina.

Anónimo disse...

Temos mar como toda a europa junta.
A nossa posição estratégica vale ouro, com a Europa de um lado e a América do outro.
A nossa terra é fértil e produzimos o que comemos.
Andamos contudo vendidos a uns enganosos subsídios europeus.

Anónimo disse...

Perguntem aos lacaios locais do governo do PPD e do CDS como é esta brincadeira?
Porque é que nós, que temos gerido de forma séria as nossas contas, temos de aguentar com esta albarda?
Eles vão responder que o problema foi Sócrates.
É capaz de ter sido parte do problema, porque a outra, enraíza por exemplo no BPN, que nos está a custar 8 mil milhões a pagar, entronca numa expo 98, que teve trabalhos a mais de trezentos milhões de contos, e encaixa na forma leviana como foi desmantelada a nossa agricultura e as nossas pescas nos governos de Cavaco.
Corsários sem vergonha!

lemos disse...

Estes aumentos não têm nada a haver com o governo da Républica PSD/CDS e a troika. O governo Regional como precisava de dinheiro para se financiar aceitou as condições e até propôs algumas delas como contrapartida do dinheiro que recebe-se emprestado. Antes de falarem deveriam se informar como realmente são as coisas!

Anónimo disse...

O sol não pode ser tapado com uma peneira.
O governos PSD - CDS tem posto Portugal a pão e água. Antes das eleições disseram uma coisa, para mamar votos, e depois das eleições fizeram o contrario.
Nos Açores a crise tem sido atenuada porque temos um governo nosso, que não vai em cantigas.
Uma coisa é ter dinheiro emprestado, com crédito para o pagar, outra é encobrir dinheiros roubados como aconteceu na escumalha do BPN.
As pessoas deviam-se informar antes de falar.

Anónimo disse...

muito bem anónimo das 20.01 este psd deu cabo da agicultura e das pescas de portugal havia ali na fazenda na junta geral que hoje tem outro nome onde antes do 25 de abril faziam plantio de larangeiras macieiras etc,etc. para toda a ilha e mandaram arrancar tude..

Anónimo disse...

Tinha plantios de toda a qualidade de frutas, que se comiam no seu tempo.
Nos pomares da Fajãzinha havia ameixas do melhor, brancas, vermelhas e umas pretas miúdas muito doces.
Rebentaram com isto tudo e ainda vem com conversa.

Anónimo disse...

e em falar na fagãzinha tambem havia o limão doce que nunca encotrei em outra ilha.

Anónimo disse...

Havia limão doce, muito bom para temperar comida e também havia limas usadas para arear tripas e línguas de vaca.