segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Aviso meteorológico para forte ventania

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera e a Proteção Civil dos Açores alertam para ventos fortes com rajadas de 90 quilómetros por hora nas ilhas das Flores e Corvo a partir das 17 horas de hoje.

Por causa desta previsão, a delegação regional do IPMA colocou as duas ilhas do grupo ocidental sob aviso amarelo (o segundo menos grave numa escala de quatro) entre as 17 horas desta segunda-feira e as 8 horas de terça-feira (amanhã).

Segundo o IPMA, uma superfície frontal fria provocará o aumento significativo da intensidade do vento com rajadas até 90 quilómetros por hora nas ocidentais ilhas das Flores e Corvo.

Na sequência deste aviso, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu um comunicado em que aconselha a adopção de alguns cuidados, em particular nas zonas mais vulneráveis. Assim, é pedido que seja garantida uma adequada fixação de estruturas soltas (como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas), havendo especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas e que a população se mantenha atenta às informações e indicações da Proteção Civil e forças de segurança.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental», semanário «Sol» e RTP Açores.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de notícia do jornal «Açoriano Oriental»: "Aviso laranja por causa do vento na quarta-feira".

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para o agravamento do tempo nos Açores na quarta-feira (amanhã), colocando o arquipélago sob aviso laranja por causa do vento e aviso amarelo devido à chuva e agitação marítima.

"Um sistema frontal, associado a uma depressão muito cavada, deverá provocar um agravamento do estado do tempo em todas as ilhas", alerta o IPMA.

As nove ilhas açorianas estarão assim sob aviso laranja por causa do vento com rajadas até 100 quilómetros por hora, que poderão "temporariamente" chegar aos 130 km/h no grupo ocidental. Este aviso laranja foi emitido para o período entre as 7 horas de quarta-feira e a meia-noite de quinta-feira no grupo ocidental.

Por outro lado, o IPMA emitiu aviso amarelo para todas as ilhas por causa da agitação marítima, para todo o dia de quarta-feira (a partir das 9 horas) e até à manhã de quinta-feira.