terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Forno Transmontano fez "formação" de cozer pão caseiro em forno de lenha

Desde a Idade do Fogo que o homem cozinha uma boa parte dos alimentos que consome. Todas as terras têm os seus saberes, usos e costumes e, com mais ou menos frequência, põem em prática sempre que se justifica ou há necessidade. Também é bem verdade que é transversal no tempo a emigração bem como a imigração. É neste contexto que Valentina Pereira e o seu marido José Manuel lançaram amarras e abraçaram as vivências e realidades florentinas, depois de uma viagem com origem em Trás-os-Montes, mais concretamente desde Torre de Moncorvo.

Para além das suas profissões têm um restaurante que se especializou em comidas transmontanas, bem como de outras regiões. Há mais de 25 anos com âncoras postas nesta terra do Sol Poente, desde 2002 que têm este serviço de restauração ao serviço dos florentinos, bem como de todos aqueles que por cá passam. Servindo duas refeições diárias, esta família só precisa de marcação prévia para servir com a melhor qualidade e profissionalismo; quem já lá esteve é testemunha disso.

A destacar algumas especialidades da casa: assados mistos no forno a lenha; pernil assado no forno; enchidos e grelhados caseiros tradicionais do norte de Portugal; peixe assado no forno, na grelha e na brasa; galinha de cabidela; pão caseiro de milho, trigo, integral e escaldadas à moda do Pico. Estes são algumas das iguarias que podem ser degustadas no restaurante Forno Transmontano.

Os seus donos primam pela diferença e pela inovação. Nesta linha de orientação, de quando em vez realizam iniciativas no âmbito da formação à população interessada. Desta feita foi um workshop de pão caseiro no forno a lenha, que foi o acompanhante para muitas mais iguarias de cozinhados, culminando com um jantar de casa cheia. A procura excedeu em larga escala a oferta, levando a organização a ponderar repetir o evento.

Muitos parabéns por esta iniciativa, bem como a disponibilidade para informar um pouco das entranhas da cozinha, bem como os sabores que daí advêm. Obrigado ao restaurante Forno Transmontano, ao senhor José Manuel, esposa e família, a todos os participantes, bem como a todos os que tornaram possíveis estas imagens. Obrigado especial à Luísa pela ajuda na produção e captação das imagens.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

O Pão Nosso de cada dia é benesse de Deus.
É maná sagrado, que Deus escolheu para estar entre nós.

Anónimo disse...

Muito boa iniciativa :))
Parabéns!

Anónimo disse...

Adorei o vídeo! Parabéns pela iniciativa.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com vídeo-reportagem da correspondente local da RTP Açores, Susana Soares: "O restaurante Forno Transmontano promoveu um workshop de pão caseiro em forno a lenha. A ideia é de Valentina Pereira, proprietária".