sexta-feira, 28 de março de 2014

Mudança para a "hora de Verão"

Há que acertar o relógio este domingo. A mudança da hora suscita sempre a mesma dúvida: é mais uma hora ou menos uma hora? À meia-noite deste domingo (dia 30) devemos então adiantar o relógio 60 minutos, passando para a uma hora da madrugada.

O fuso horário dos Açores corretamente aplicado teria de se situar num valor entre menos uma hora e quarenta minutos na longitude mais a Este e menos duas horas e cinco minutos na longitude mais a Oeste. Devido à dispersão das ilhas açorianas temos uma diferença horária real de 25 minutos entre a ilha de Santa Maria e a ilha das Flores. Isso quer dizer que o Sol nasce 25 minutos mais tarde na ilha das Flores do que nasce na ilha de Santa de Maria. Mesmo tomando a iniciativa de arredondar estes valores horários, teríamos de arredondar para menos duas horas, falhando apenas em 20 minutos mas bem melhor do que a solução atual que falha em 40 minutos! Considerando o tempo médio nos Açores, que é de aproximadamente menos uma hora e cinquenta e três minutos, temos um fuso horário que está relacionado com a longitude de um semimeridiano que, curiosamente, cruza o ponto mais alto da ilha do Pico, a maravilha da Natureza que é a montanha do Pico.

Nos Açores adoptamos o fuso horário de menos uma hora em relação ao meridiano de Greenwich. Isso significa que quando for meio-dia em Greenwich, ou Lisboa ou Funchal (pois adoptou-se o fuso horário de Greenwich para ser a hora legal no Continente português e na Madeira), nos Açores são 11 horas da manhã, como todos nós sabemos. Mas considerando a longitude dos Açores e elaborando uns breves cálculos, o fuso horário correto para os Açores teria de ser menos duas horas, ficando assim como uma diferença horária de 2 horas do Continente português, como durante algum tempo já existiu na década de 80 no século XX.

O horário de Verão é a alteração do horário de uma região durante uma parte do ano, que engloba normalmente as estações da Primavera e do Verão, onde se adiantam os relógios uma hora ao fuso horário local. O horário de Verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas esta medida só é prática nas regiões mais distantes da linha do equador, onde os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Seguindo as orientações do Observatório Astronómico de Lisboa, neste domingo (dia 30) quando for meia noite nos Açores teremos então de adicionar 60 minutos à hora legal, passando a entrar na "hora de Verão". Portanto teremos menos uma horinha de sono na próxima madrugada de sábado para domingo.


Excertos do artigo de opinião de João Cabral, professor universitário.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

estamos de mal a pior, este pequeno que agora está na camara ainda nada fez a não ser acabar com os bombeiros acabar com ambolancia não arranja para a casa do povo um enfermeiro/a permanente só vejo gastar dinheiro em desportos e o mais importante fica para trás. sei que muitos já estão arrependidos mas digo voltem no ps outra vez.