Encontro mundial de Reservas da Biosfera vai realizar-se em três ilhas açorianas que nenhuma é Reserva da Biosfera da UNESCO
Açores vão receber o Encontro mundial da rede de Reservas da Biosfera da UNESCO, de 15 a 19 de Setembro, revelou o diretor regional do Ambiente.
“Atendendo a que se aproxima o período de dez anos com vista à apresentação do relatório das três Reservas da Biosfera dos Açores, propusemos à Rede Bios que a reunião anual deste ano se realizasse nos Açores, tendo a nossa proposta tido acolhimento”, disse Hernâni Jorge.
Existem 631 Reservas da Biosfera na rede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Três das sete Reservas da Biosfera que há em Portugal ficam nos Açores (as ilhas Graciosa, Flores e Corvo).
O diretor regional do Ambiente referiu que a reunião decorrerá nas ilhas do Pico, São Jorge e Faial e durante o encontro será feito um balanço sobre o período que decorreu desde a classificação como Reserva da Biosfera das Flores (em 2009) e Corvo e Graciosa (em 2007).
Por outro lado, segundo Hernâni Jorge, o encontro de Setembro tem também entre os seus objetivos perspetivar o futuro da classificação da Reserva da Biosfera nos Açores: “Para já, queremos fazer a ponderação e o balanço daquilo que existe e o que foram as experiências das três Reservas da Biosfera, conjuntamente com os parceiros da rede, perspetivando o futuro destas e potenciais novas candidaturas”, declarou.
Hernâni Jorge faz um balanço positivo da classificação de três ilhas açorianas como Reservas da Biosfera, mas afirmou que “esta é uma marca que podia e devia ser melhor aproveitada pelo tecido económico, sobretudo dessas ilhas. Esperemos também que a realização desta reunião nos Açores possa constituir um estímulo para o incremento da atividade e da marca Biosfera nesses territórios”, declarou.
O governante açoriano frisou que o reconhecimento internacional do património natural “não pode ser desprezado e deve ser potenciado, também do ponto de vista económico”.
As Reservas da Biosfera da UNESCO são escolhidas com base em parâmetros científicos que ultrapassam a mera proteção destes espaços, tais como o desenvolvimento de um modelo de gestão, sendo regulamentadas pelas legislações nacionais.
Notícia: «Açoriano Oriental» e jornal «i».
Saudações florentinas!!
3 comentários:
Ò home tu não percebeste que para o ano há ileições e estas ilhas do faial pico são jorge dá muitos votos. na minha opinião as reuniões eram nas ilhas que já são reservas da biosfera.mas eles é que tem os livros e temos a mesma cor cá mas não puxam para cá.
É para estimular as outras ilhas a seguirem o nosso exemplo.
Isto é gente muito à frente....
não vou na conversa do anónimo das 23.59
Enviar um comentário