quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Aves migram cada vez mais cedo

As aves estão a migrar mais cedo a cada ano que passa e investigadores ingleses descobriram porquê: as alterações climáticas estão a impactar todas as suas acções e a introduzirem este novo padrão de migração.

O novo estudo revela que as aves individuais migram pontualmente, chegando ao mesmo tempo a cada ano. No entanto, as alterações climáticas levam a postura de ovos e chocagem a ocorrerem cada vez mais cedo, o que estará a adiantar a migração: “Sabemos que as aves estão a migrar cada vez mais cedo, particularmente aquelas que migram em distâncias mais curtas,” explicou Jenny Gill, da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade de East Anglia. “A razão disto intrigou ornitólogos durante anos. É uma questão particularmente importante, porque as espécies que não estão a migrar mais cedo vão declinando em números.”

Para chegar a esta conclusão, os investigadores observaram durante 20 anos uma população de fuselos de cauda negra (Limosa limosa) da Islândia. Neste período, o bando avançou a sua chegada na Primavera em duas semanas.

Estes pássaros avermelhados de pernas longas, passam os Invernos em Portugal e Espanha, voltando para os seus territórios de reprodução na Islândia entre Março e Abril, frequentemente fazendo os seus ninhos um mês após a chegada.

Para descobrir porque isto ocorre, os cientistas partiram da antiga premissa de que o tempo mais ameno pode levar aves individuais a migrarem mais cedo a cada estação. Mas examinando 14 anos de registos de 54 aves individuais, descobriram uma coisa curiosa: cada pássaro voltava, ano após ano, no mesmo dia.

O que mudou foi a data dos ovos. As fêmeas colocavam-nos antes de cada chegada, em relação ao que os seus pais haviam feito – o que significava que os seus filhotes chocavam antes.


Notícia: portal Green Savers.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: