segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Tarifas promocionais e voos no Inverno

Conselho de Ilha das Flores vai pedir ao Governo Regional a disponibilização de mais passagens promocionais para a população local nos voos da SATA e mais ligações aéreas durante o Inverno.

O Governo Regional realiza, de terça a sexta-feira, uma visita ao grupo ocidental do arquipélago, em conformidade com o que determina o estatuto político-administrativo da Região Autónoma.

O Conselho de Ilha das Flores quer que, durante o horário de Inverno da SATA, os residentes na ilha tenham acesso aos aeroportos da Horta, Terceira e Ponta Delgada em todos os dias da semana, segundo o memorando enviado ao Governo Regional para preparar a reunião de amanhã.

Os conselheiros florentinos questionam ainda para quando está prevista a certificação da iluminação da pista do aeroporto da ilha, lembrando que manifestaram essa preocupação aquando da privatização da ANA e que este é um “assunto há muito falado mas nunca resolvido”.

No capítulo dos transportes marítimos, o Conselho de Ilha das Flores pede a requalificação da orla costeira e porto das Poças de Santa Cruz das Flores, defendendo uma melhoria das condições de embarque e desembarque de passageiros.

Por outro lado, os conselheiros entendem que é imperioso estender a melhoria das comunicações, através do acesso às redes digitais a algumas freguesias: “Com a extensão do anel do cabo de fibra óptica ao grupo ocidental e com a obrigatoriedade das ligações terrestes de fibra óptica chegou-se a cerca de 50 a 60 por cento da população, mas as pequenas freguesias ficam ainda assim longe do acesso a melhores comunicações”, refere o memorando.

O Conselho de Ilha quer, ainda, que o Governo Regional faça um ponto de situação dos projetos previstos na Carta Regional de Obras Públicas para a ilha das Flores, pedindo informações sobre o funcionamento do aterro para resíduos de construção e demolição e alertando que “o problema da ETAR que serve a Cooperativa Ocidental” se mantém, questionando se está prevista “alguma ação ou apoio para resolução definitiva desta situação, que se prolonga já há alguns anos”.

No setor da saúde, o documento pede mais clínicos para a ilha, para que “todos os florentinos possam usufruir de um médico de família”. A situação do laboratório de análises da Unidade de Saúde de Ilha, em especial a “fiabilidade” da utilização do sistema 'point of care', as consultas nas Lajes e as deslocações de médicos especialistas à ilha das Flores são outras das questões incluídas no memorando.

O estatuto político-administrativo dos Açores estabelece que o Governo Regional tem de visitar uma vez por ano todas as nove ilhas do arquipélago, convocar o Conselho do Governo e reunir-se com o Conselho de Ilha durante a estadia. Os Conselhos de Ilha integram autoridades políticas locais e representantes dos sindicatos e associações empresariais de cada uma das ilhas.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

11 comentários:

Anónimo disse...

Afinal este conselho de Ilha das Flores não pede nada para o Governo fazer nas Lajes só pede para Santa Cruz. Que Conselho é este!!!

Anónimo disse...

É o Concelho de Ilha do PS. O Concelho de Ilha que valia alguma coisa era o que João Lourenço fazia parte. Ela fazia cada prelecção que era de ficar tudo de cara à banda, como se diz por aquí

Anónimo disse...

tens razão anónimo das 22,46 isto agora é deixar andar tude para santa cruz e o pequeno que temos na camara só sabe tocar guitarra mas ele que se vai-a despedindo que segundo os cantactos que já tive ele já não ganha nas próximas.

Anónimo disse...

o que havia de chegar as lajes com tantos socialistas e o concelho de ilha nada pede para esta vila, muita falta faz o joão lourenço mas espero que ele volte daqui a tres anos para que se faça algumas obras nas lajes e acabar com estes forroz que nada de trabalho traz ao povo.

Anónimo disse...

Desculpa a ignorancia mas o conçelho de Ilha salvo raras excepções tem alguem discreto ?

Anónimo disse...

O concelho de ilha fez as mesmas propostas do ano tranzato...

Anónimo disse...

Mais ainda ou menos ainda quando é que começa as obras de pavimentação da estrada de P.Delgada?respondem os nossos deputados PS ou PSD.

Anónimo disse...

Desculpa o comentario o concelho de ilha salvo, tem raras intervenção e os deputados dizem NOSSOS, são deputados do seu ordenado e mais nada...

Anónimo disse...

Discreto só para o governo para a população não tenho a palavra certa para classificar essa comissão. eu sei falta dois anos para serem admitidos...

Anónimo disse...

não vi nada neste conselho de ilha a não ser pedir para santa cruz e para as lajes nada, este nome de conselho de ilha está enrrado mudem o nome para conselho de santa cruz. o que vale é que a sata está quase a pegar-lhes.

Anónimo disse...

voçês tem toda a razão em dizer que os NOSSOS deputados não fazem nada, concordo, vou tomar cafe ao Gil o Pereira muito simpático estar a falar sempre com as mesmas pessoas ,será que as pessoas não teem os seus problemas resolvidos, os filhos empregados pelo PS,a nossa deputada, a falar pouco com a população e sempre dentro do jipe para ninguem houvir as promesas, o outro deputado vê-se nas suas vacas ou a falar com os agricultores a resolver problemas que parecem, não ser assunto de assembleia, ou a jantar nas festas com certas e determinada, que estam a puxar o tapete, tenta-se aproximar dele para alguns falar de assuntos do PSD, ele muda de conversa. è a nossa politica nas Flores.