domingo, 21 de setembro de 2014

Moinho de água da Alagoa recuperado

A Câmara Municipal das Lajes está a executar obras de restauro num dos principais marcos turísticos e culturais do concelho: o Moinho de água da Alagoa, situado na ribeira da Alagoa junto à Estrada Regional na freguesia da Fajãzinha.

Existente há quase século e meio, datado de 1869, o Moinho de água da Alagoa é um dos poucos moinhos existentes na ilha das Flores que ainda se encontra em funcionamento e aberto para visitas. Detentor de um duplo engenho, o moinho da Alagoa labora através do aproveitamento da força da água da ribeira da Alagoa, moendo grão para as diversas localidades florentinas. A Câmara Municipal das Lajes está a executar um trabalho de recuperação do moinho, cuja cobertura se encontrava em avançado estado de degradação. Os trabalhos consistem essencialmente em obras de reparação dessa cobertura, nomeadamente a colocação de uma cobertura nova, que incluiu uma tela de impermeabilização, reabilitação dos mecanismos e do engenho de moer, bem como obras de reparação no seu interior.

Esta intervenção no Moinho de água da Alagoa permitirá que os visitantes possam conhecer de perto o processo de moagem tradicional, bem como a conservação do nosso património natural e do património construído e serve de testemunho paisagístico, social e económico de um passado recente das nossas terras que é imprescindível salvaguardar, apostando no desenvolvimento de um turismo de natureza de qualidade, não agressor do meio-ambiente e complementar da proteção da paisagem e da arquitetura tradicional da nossa ilha.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!

11 comentários:

Anónimo disse...

vou lembrar pra quem não saiba que na fajazinha falta recuperar 2 moinhos de agua cada um com o seu maquenismo diferente , e que inflizmente se encontram num estado lastimoso e abandonados , a espera duma recoperação urgente

Anónimo disse...

acho bem recuperarem estes moinhos que estamos a voltar para trás, vai ainda haver muita saca de milho e muito serrado semeado como antes do 25 de abril. bem dizia uma pessoa aqui alguns anos atrás que pega-sem no sacho e eu gosava com esta atitude, agora, vejo que esta pessoa tinha razão no que dizia.

Anónimo disse...

E mãe Câmara é que tem que fazer tudo? Esses moinhos não tem dono?

Anónimo disse...

depois do 25 de abril apareceram muitos malandros nas flores, se não for a camara a restaurar ficamos sem património que os donos não se entresão, tantos palheiros que nesta ilha existem e que no meu tempo era dificil seguralos em pé mas conseguia-mos com muita luta para se comprar algum cimento e fazer as telhas em casa, hoje tem tude de mão beijada e é triste ver o que os homens do meu tempo com grandes sacrificios erguerem e agora anda tude pelo chão.

Anónimo disse...

Ora aí está. A Camara é que tem de fazer tudo - com o dinheiro que todos nós lhes damos - e os donos ficam com eles recuperados.
Isto mete-se na cabeça de alguém?

Anónimo disse...

Foram habituados a mamar. Por todos os partidos, não foi só por este, mas por uns votos eles davam tudo. Até chegou a ir uma zorra e uma escavadora à Fajã Grande para enterrar uma vaca ...

Anónimo disse...

Foi esta doidura de tudo dar a troco de votos que garantiam a mama, que esborrachou este país.
Reparem no fulano da piscina, da escola, do enfermeiro e de não sei mais quê....
Ainda anda na onda, e pensa que os outros é que sabiam fazer dinheiro. Sabiam sim, empanturrando tudo à banca como se esta a ver.
Reparerem no cana-roca que quer por tudo no regime de salazar, de rabo para o ar a arrancar monda.
Esse é que devia por o das piscinas de água aquececida a apanhar cana roca.

Anónimo disse...

Ainda nas Lajes há pessoas que lutam por alguma coisa na Vila como a mais recente um Enfermero a tempo inteiro na Casa do Povo para beneficios de todos sem entresse de votos nem sacos de cimento e muito menos carradas de areia. Mas temos o anónimo das 01,07 que tem ideias um pouco escuras, que por ele nada se deveria ser feito nas Lajes. Na minha maneira de ver este anónimo basta ter o corral do porco para viver e uns óculos de cavalo para olhar sempre em frente já que não consegue olhar para os lados.
Haja paciência para aturar tanta tolice.

Anónimo disse...

Queres um enfermeiro? paga da tua algibeira!
Queres uma piscina? Faz!
Queres uma marina? Compra um bocado de orla marítima e constrói!
Farto de pagar impostos para mentalidades como a tua, estou eu farta!
Eu aceito os óculos de cavalo, mas entrego-te uns de burro ou burra para andares à roda ou puxares a carroça.

Anónimo disse...

este cavalo de santa cruz tem sempre a mania de meter o focinho nos assuntos do concelho das lajes.passa lá para a tua cocheira.

Anónimo disse...

Meto e vou continuar a meter pois a mentalidade dos que vivem nas Lajes deixa muito a desejar!
E a cultura também, não fosse um "enfirmeiro" um enfermeiro.