quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Reserva da Biosfera põe Açores no mapa

O secretário regional da Agricultura e Ambiente sublinhou que as zonas classificadas como Reserva da Biosfera poderão potenciar o turismo no arquipélago, mas admitiu que ainda há "muito trabalho" a fazer.

"É uma forma de publicitar os Açores, de chamar gente e uma garantia de que aqui são preservados valores ambientais e valores culturais, que hoje em dia fazem parte dos destinos turísticos mais importantes do Mundo", sublinhou Neto Viveiros, que falava na ilha do Faial, na sessão de abertura do 12º Encontro Internacional RedBios (rede das Reservas da Biosfera do Atlântico).

O governante regional admitiu que, no entanto, há ainda "muito trabalho" a fazer para aproveitar as potencialidades geradas com a classificação das ilhas da Graciosa, Flores e Corvo como Reservas da Biosfera da UNESCO. Algumas destas ilhas ainda possuem problemas ambientais, como a existência de lixeiras a céu aberto, que o Governo Regional tem vindo, aos poucos, a resolver, com a criação de Centros de Processamento de Resíduos.

"Se a questão da conservação está no bom caminho, vamos tentar agora criar mecanismos de atrair investimento para as Reservas", defendeu, por seu turno, António Abreu, presidente da RedBios, lembrando que as Reservas da Biosfera "não são apenas para os passarinhos e para as plantinhas, são também para as pessoas". No seu entender, é necessário agora trazer "valor acrescentado" a estas regiões, nomeadamente com o desenvolvimento do turismo e com a criação de "emprego qualificado".

A décima segunda reunião internacional da RedBios decorre nas ilhas de Faial, Pico e São Jorge, mas não vai passar por nenhuma das ilhas açorianas já classificadas como Reserva da Biosfera, o que gerou críticas por parte de entidades e autoridades locais e dos partidos da oposição na Assembleia Regional.

O representante no encontro da Divisão de Ciências Ecológicas da UNESCO, Miguel Clüsener-Godt disse aos jornalistas, em reação a essas críticas, que não veio aos Açores para fazer turismo: "Eu não penso que sempre que houver nos Açores uma reunião de especialistas, tenhamos de ir a todas a ilhas. Isto não é turismo, isto é trabalho", insistiu.

Miguel Clüsener-Godt revelou ainda que a UNESCO tem um sistema de monitorização das zonas já classificadas comos Reserva da Biosfera, que acompanha o desenvolvimento de cada região sem ser necessário deslocar-se presencialmente ao local.

Existem 631 Reservas da Biosfera em todo o mundo, repartidas por 119 países. Em Portugal, há sete: Berlengas (Peniche), Gerês-Xurés (transfronteiriça), Paul Boquilobo (Golegã), Santana (Madeira), Corvo, Flores e Graciosa (nos Açores).


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

ouvi falar hoje em santa cruz que o governo vai arranjar o porto das poças, que não sei para que gastar ali dinheiro para tres pescadores.

Anónimo disse...

Lajes das Flores Fronteira Ocidental.

Anónimo disse...

todas excepto Flores, Corvo e Graciosa.

Anónimo disse...

estas lajes ainda vai ser a cidade mais ocidental da europa.

Anónimo disse...

Ùltima hora.
A Easy jet está em vias de voar para São Miguel e não para os Açores como falam nas noticias.

Anónimo disse...

Este senhor Miguel Clüsener-Godt parece perfeitamente adaptado ao seu cargo fantoche.
Que bola de cristal utilizará para "monitorizar" o estado das reservas à distância? Será que prefere evitar visitá-las com medo que se divulgue o que se passa ? ...
Quanto ao argumento dos custos, não vejo que diferença faz ir para o Faial, em vez das reservas.

Anónimo disse...

A monitorização do estado das reservas, oh cepo, não é feita por este senhor. É feita por técnicos, que supostamente andam no terreno e elaboram relatórios.
Relatórios que ele lê.
O que é que se passa que meta medo a alguém, oh cepo?
Explica para toda a gente perceber.
Há certas cabeças de abóbora que nem para para o allowin servem.

Anónimo disse...

cheira-me a deputado este anónimo das 9,27 para andar tanto bem informado.

Anónimo disse...

Não anda bem informado: Anda informado que está tudo bem. Sim, é certamente um burocrata que também acredita ser demasiado importante para andar no terreno, e baseia as suas decisões em relatórios realizados por supostos técnicos que andam supostamente no terreno.