sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Domingo passamos à “hora de Inverno”

Portugal, à semelhança de toda a União Europeia, atrasa os relógios no próximo domingo e entra por cinco meses na "hora de Inverno".

Na madrugada de domingo, os relógios atrasam 60 minutos à 1h00 nos Açores. Portugal passa a estar alinhado com o tempo universal (tempo médio de Greenwich, TMG), conforme informação do Observatório Astronómico de Lisboa.

Estar alinhado com o tempo universal significa que está no fuso horário zero (igual ao do meridiano de Greenwich, que se convencionou usar como marcador para o tempo). A mudança da hora acontece em todos os países da União Europeia.

Na Europa, a norma começou na altura da I Guerra Mundial e teve como objetivo poupar combustível numa altura em que este era racionado. Atualmente já não há um impacto económico, mas apenas social, já que os horários de trabalho coincidem mais com a luz solar. Ainda assim, a União Europeia reavalia a manutenção dos horários de Verão e de Inverno de cinco em cinco anos.

É certo que os dias vão escurecer mais cedo, mas também é certo que é bom ter mais uma hora na noite de sábado para domingo do último fim-de-semana de Outubro, independentemente da forma de a usar.


Notícia: «Diário de Notícias», jornal «Público» e RTP.Notícias.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

...E os Açores,(parece que não pertencem à Portugal), ficam a UTC-1 .