sábado, 25 de outubro de 2014

Madeira e Açores com elevado índice de mortes devido a problemas respiratórios

Madeira e Açores registaram (entre 2008 e 2010) o maior índice de mortes devido a problemas respiratórios da União Europeia, segundo o anuário regional do EuroStat.

A Região Autónoma da Madeira surge na liderança com 294,6 mortes por cada 100 mil habitantes, sendo que logo depois surge na lista os Açores com 195,8 mortes por 100 mil habitantes, registando-se em ambas as regiões elevados níveis de pneumonia e bronquite crónica e aguda, segundo o anuário regional do EuroStat.

O documento mostra ainda que Portugal Continental também apresenta elevados índices de mortes por problemas respiratórios, com valores iguais ou superiores a 115 mortes, com exceção das regiões de Lisboa e Setúbal, enquanto a média na União Europeia é de 85,3 mortes.

O anuário do EuroStat refere ainda que as mortes por problemas respiratórios são quase o dobro nos homens em relação às mulheres, sendo este dado mais expressivo nos casos da Madeira e dos Açores.

Por outro lado é de referir também que um estudo da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos concluiu que os distritos de Aveiro, Leiria e Santarém e os Açores não têm cuidados paliativos e que metade dos doentes referenciados morre sem acesso a este tipo de assistência.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e «Correio da Manhã».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: