Recuperação de antigos moinhos de água
A Câmara Municipal das Lajes concluiu a reparação de dois moinhos de água situados nas margens da Ribeira Funda, na Fazenda, e beneficiou o seu acesso pedonal. Apesar de não estarem completos com todos os seus engenhos de moenda, esta recuperação permite dar testemunho de mais dois moinhos que existiam no concelho das Lajes.
Os moinhos de água de rodízio ou em roda horizontal ligada do “inferno” à mó já existiriam no ano 85 antes de Cristo. Os moinhos de água surgiram na ilha das Flores praticamente por ocasião do seu povoamento, tendo sido assim uma das primeiras “indústrias” da ilha.
Notícia: "sítio" da Câmara Municipal de Lajes das Flores.
Saudações florentinas!!
14 comentários:
e o moinho da fazenda das lajes do senhor josé noia vieira já falecido.
quando é que eu posso levar a minha saca de milho para moer a fim de começar a coser pão de milho.
não se esqueçam que ainda a moinhos a recuperar no conçelho das lages que estão em ruinas , esses moinhos são testemunhos da nossa historia fazem parte da nossa infância e são memorias a peservar . fazem parte da historia da vida de muitas gerações . quem fala em moinhos pode falar em outras coisas que fazem parte da mesma historia e tudo isto merece ser comservado e preservado tanto como historia como pra gerações futuras verem aquilo que seus antepassados utilizavam , deixemos a eles aquilo que já recebemos dos nosso ainda que num passado bem recente cujo ainda temos em nossas memorias onde víamos ELES a trabalhar , memorias saudosas .
Eu Tenho 71 ano e conto aos novos sobre o passado e eles nem querem ligar á minha conversa por isso anónimo das 01.26 estas coisas para esta juventude que nasceu depois do 25 de Abril não lhes diz nada.
n~~ao vale a pena gastar dinheiro com estas coisas. precisamos é obras modernas que dei emprego e desenvolvimento das lajes.
Será que o anónimo das 19:17 disse isso da "obra feita" do anterior mandato? Gabam-se que fizeram muito mas não me lembro de um posto de trabalho que essas obras tenham proporcionado durante o seu reinado.
Os moinhos não trazem desenvolvimento a ilha, gastem o dinheiro em obras que deem empregos pois isso é o que está a faltar e ninguém faz nada para combater essa lacuna.
no antigo mandato os únicos empregros foram para o antigo presidente queser e os outros empresários morrerem no concelho.
para que gastar dinheiro nestas coisas se nas lajes nem um hotel temos para turistas, a não ser que seja para engordar mais os de santa cruz.
Essa inveja mesquinha conduziu-vos a 50 anos de atraso em relação a Santa Cruz! Continuem a colaborar no nosso desenvolvimento e no vosso atraso.
pois é nosso atraso e então com este presidente socialista que temos muito mais atrasados estamos.
pois...pois...este presidente que é da mesma cor do governo e penso que ele sabe que o concelho das lajes é e será sempre o mais visitado pelos turistas já deveria ter pedido ao governo para fazer um hotel como o do inatel de santa cruz, já deveria ter pedido um centro de saúde para as lajes, já deveria ter pedido o aumento daquele porto de recreio por já chegarem centenas de iates mas se fosse maior e divulgado muitos mais chegariam cá, mas enfim esta-se a terminar o mandato da camara e nada feito para desenvolvimento da vila e empregos.
alguem me sabe dizer qual o mes da visita anual do governo às flores é que eu gostava de ouvir els a dizerem o que vão fazer nas lajes este ano e para o ano.
eu bem te queria ajudar anónimo das 11.51 mas tambem não sei parece tudo secreto.
Enviar um comentário