sexta-feira, 4 de novembro de 2016

CMLF orçamenta 3,1 milhões para 2017

O orçamento para 2017 da Câmara Municipal de Lajes das Flores totaliza 3,1 milhões de euros, menos 400 mil euros do que o valor deste ano, e as despesas correntes absorvem grande parte da verba.

“As despesas correntes, que dizem respeito aos ordenados dos funcionários, combustíveis e eletricidade, equivalem a mais de dois milhões de euros”, afirmou o autarca Luís Maciel.

Quanto aos investimentos previstos para o próximo ano, o autarca eleito pelo PS explicou que o Município das Lajes, por si só, tem “muito pouca disponibilidade”, contando para este efeito com várias candidaturas a fundos comunitários.

O autarca referiu que, apesar de ainda não estarem aprovadas as candidaturas, prevê em 2017, último ano do atual mandato, avançar com a reabilitação urbana no centro da vila das Lajes, nomeadamente com uma intervenção no edifício do Centro de Acolhimento para pessoas sem-abrigo e com dependências de álcool e droga, única estrutura do género no concelho, que atualmente acolhe cinco pessoas.

Luís Maciel adiantou que o Município das Lajes está a preparar uma candidatura a fundos comunitários para criar no concelho a primeira incubadora de empresas e reformular a rede de abastecimento de água, mas não especificou os valores destes investimentos.

“Esta Câmara Municipal gera muito pouca receita própria, pois no concelho vivem apenas 1.500 habitantes, dispersos por sete freguesias”, justificou Luís Maciel, acrescentando que a receita própria arrecadada pela autarquia é de cerca de 370 mil euros.

No último ano de mandato, o autarca pretende manter o apoio social que já é prestado, renovando os protocolos com as instituições particulares de solidariedade social existentes no concelho, nomeadamente a Cáritas e a Santa Casa da Misericórdia.

A Câmara Municipal de Lajes das Flores, com 50 funcionários, tem uma dívida total de 500 mil euros, revelou ainda Luís Maciel.

O orçamento do Município das Lajes para 2017 foi aprovado com a abstenção dos vereadores do PSD.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

23 comentários:

Anónimo disse...

o medo é uma coisa muito feia!

Anónimo disse...

já começou a campanha eleitoral mas não vai servir de nada.

Anónimo disse...

de novo a chorar que há pouco dinheiro, pesão ao governo que é da mesma cor para fazer obra em vez de andarem a fazer tudo em são Miguel. este dinheiro na mão do João Lourenço fazia muita obra. o tempo do socialismo nas Lajes acabou e eu votei neles para a camara pensando que seria outra coisa mas nunca mais.

Anónimo disse...

Vão ter de adquirir mais umas centenas de litros de gasóleo para a nova carrinha do GDF.

Anónimo disse...

que se acautele porque é para arrumar tudo e não ficar nenhum já ninguém pode com essa gente

Anónimo disse...

As verdades tem de ser ditas. Os desvarios de anos e anos a fio estão a ser pagos por todos. Não há volta a dar. Dá-se preferência aos ordenados - a CMLF é para vergonha de todos o maior empregador do concelho - e às despesas correntes, para não deixar o património espalhafatoso cair.

Com um IMI baixíssimo, e sem ninguém ter vontade de o actualizar, como é que se vão buscar receitas? Falsificando dinheiro? Não andava toda a gente contente porque os impostos eram maravilhosamente baixos? Não se batiam palmas quando a decência que deve presidir às actualizações do IMI era pela irresponsabilidade dos partidos, relegada?

Não andavam todos felizes porque quer se gastasse muito quer se gastasse pouco, só se pagava uma mixórdia de tarifa de água 100 vezes inferior à conta do telemóvel? Acaso a água chega à casa de cada um pelo seu pé e não acarreta despesas?

E agora nem os 15 % exigidos para dar seguimento aos projectos comunitários a Exma Camara tem! Onde é que se vão buscar proventos para criar no concelho a tal incubadora de empresas, há dezenas e dezenas de anos premente, e tornar minimamente segura a rede de abastecimento de água?

Estamos no Hallowin.... Puxem pelas cabeças de abóbora, "puchem"!

Anónimo disse...

o João Lourenço fez muita obra já que o governo socialista não queria fazer nas lajes e vejam esta, já existia em santa cruz 2 Hoteis e o governo fez o terceiro em vez da fazer nas lajes a fim de dar emprego. está na hora de mudar que as lajes nada trouxe de beneficio ter camara igual á cor do governo e não ser só festas.

Anónimo disse...

já ninguém acredita nessa gente! passaram as eleições e os magníficos voltam a deixar de falar com o povo, para dar lugar à arrogância que lhes é característica.
O Belo sempre vai dando ar da sua graça, o Pereira inchou, o Zé emagreceu e a Focha desapareceu!
Esperemos que o João cumpra o que prometeu e lute pela nossa terra pois bem precisamos de voltar a aparecer no mapa.

Anónimo disse...

e as festas não dão emprego nem enchem o estomago do povo.

Anónimo disse...

ó minha gente, mas há um aqui, que é sempre o mesmo, que diz que o João Lourenço é que fez obra, é que fez isto é que fez aquilo. mas digam lá, das obras que ele fez, quantas têm realmente utilidade para o concelho??? dessas obras, quantas estão cheias de problemas atualmente, quantas não se acabaram?? quantas deixaram dívidas?? e dessas, quantas criaram novos postos de trabalho???
o que eu sei é que as obras particulares correram sempre bem e houve sempre dinheiro pra tudo. o que eu sei é que uma obra particular, enquanto se estava na camara, corria bem mais depressa do que atualmente.

Outra coisa que ele fala sempre, é que santa cruz é que tem hotéis e o governo ainda fez mais um. mas no tempo em que o joao Lourenço esteve na Camara, e que foram 16 anos, já estávamos nessa situação. porque será que o joao Lourenço não fez um hotel, uma residencial, ou uma treta qualquer??? e agora os socialistas, em 3 anos ou 4, é que tem obrigação de fazer um hotel??!!

ó amigo, mas bem sei que tu precisas de dizer estas coisas...

Anónimo disse...

Levaram-se anos a fio a estarraçar dinheiro, o que, ao que parece, agradou à criaturinha das "obras nas Lajes".

As obras só fazem sentido quando alinham na criação de riqueza e na oferta de emprego. A construção de um cais de cruzeiros nas Lajes, para além de incorporar essas valências todas, iria fixar gente e criar no sector ocidental do arquipélago dos Açores um polo de desenvolvimento.

Fazer obras como muitas das que foram feitas, autênticos pesos brutos para sustentar e que apenas criaram empregos públicos, até amanhã se Deus Quiser.

Vamos pagar o que devemos, isso sim, e por os deputados que elegemos a pugnarem pelo seu circulo eleitoral, a defenderem o emprego, a sustentabilidade e a criação de riqueza. A exigirem para aqui, onde a sangria da desertificação é uma ameaça, estruturas que garantam futuro a quem aqui vive, sem ter de se mudar para S. Miguel. Tratem de cumprir com a sua obrigação, é para isso que lhes pagamos.

Anónimo disse...

muito bem dito anónimo das 13.42 e andaram a camara das lajes a chorar quase 4 anos a gastar rolos de dinheiro em festas e obras nem velas, mas o fim está á vista.

Anónimo disse...

o povo é quem mais ordena.

Anónimo disse...

o cabeçudo não tem emprego quem não quer trabalhar no tempo anterior presidente pagava mas a pessoa estava em casa achas bem.metade dos carros carros era gasóleo da camara.

Anónimo disse...

Eu acredito que na altura em que o João Lourenço esteve na Camara das Lajes das Flores se o PSD tivesse no Governo tinha feito um Hotel nas Lajes, conheço que sempre foi um Homem de luta.

Anónimo disse...

espero bem que joão Lourenço volte de novo á camara das lajes para o ano.

Anónimo disse...

alguns devem ter falta encher tanque gasóleo na camara como no tempo joao lourenco

Anónimo disse...

se a piadade de encher o tanque de gasóleo for para mim não me serve, toda a minha vida o meu carro usou gasolina 95.

Anónimo disse...

passou-se os últimos 4 anos de governo e não foi comprida a promessa do posto de socorros na casa do povo das lajes, amigos é varrer com esta gente.

Anónimo disse...

o pessoal das lajes deve estar com olhos bem abertos quando senhor bruno dezia que camara joao lourenco estava estável e depois apareceu um braco financeiro.

Anónimo disse...

tem uma divida de 500 mil euros era muitas festas.

Anónimo disse...

o orçamento para 2017 aumentou porque agora vão começar a vender tudo, até os jardins já vendem.

Anónimo disse...

quando vao vender terrenos da loran como estes não pagam renda também podem vender e as casas.