quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Doença de Machado-Joseph vai ter Congresso Internacional, em Abril

Os Açores vão ser palco, de 1 a 3 de Abril, de um congresso internacional sobre a doença de Machado-Joseph. A revelação foi feita pelo director do Serviço de Neurologia do Hospital do Divino Espírito Santo, João Vasconcelos, à saída de uma audiência [acontecida no passado dia 16 de Dezembro] com o presidente do Governo [Regional].

João Vasconcelos revelou que foi a Sant’Ana pedir apoios para a realização do evento. Actualmente existe um grupo multidisciplinar, coordenado pelo Serviço de Neurologia do Hospital de Ponta Delgada, que dá apoio aos portadores da doença Machado-Joseph em todas as ilhas do arquipélago. “Nós promovemos o apoio aos doentes e às famílias e deslocamo-nos algumas vezes às outras ilhas”, especifica.

Estima-se que haja em toda a Região Autónoma dos Açores cerca de 90 doentes de Machado-Joseph. Este número, no entanto, não é sempre fixo porque vão sendo diagnosticados outros [novos] casos, embora também haja falecimentos a contabilizar. São Miguel e Flores são as ilhas mais afectadas pela doença de Machado-Joseph. Também nas comunidades de emigrantes dos Estados Unidos da América e Canadá esta doença se faz sentir.

Carlos César aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho que tem sido desenvolvido por todos aqueles que têm uma intervenção nesta área. “Nós temos uma responsabilidade especial dada a incidência predominante desta doença mundial nos Açores”, defendeu o presidente do Governo Regional. Existem também “obrigações, quer no apoio às pessoas que sofrem desta doença, quer àqueles que investigam e evoluem no apoio médico e social aos doentes, desenvolvendo uma colaboração intensa e muito meritória”, referiu.

Carlos César está convicto de que o Congresso Internacional que vai ter lugar em São Miguel “ajudará nas tarefas de indagação e investigação à volta da doença e com benefício para os doentes”.

Notícia: «Açoriano Oriental», «Correio dos Açores» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde3, sou brasileiro , portador da doença e gostaria de obter informaçao a respeito dessa reuniao.
grato pela atençao. Fabio malves moreira
e- mail. fabiomoreira.tst@gmail.com