sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Há pesca ilegal em águas costeiras da ilha das Flores? Deputados denunciam...

Os deputados florentinos do PSD [António Maria Gonçalves] e do CDS/PP [Paulo Jorge Rosa] apresentaram requerimentos na Assembleia Legislativa Regional denunciando a situação de alegada pesca ilegal nas nossas águas costeiras.

O PSD denunciou [em plenário da Assembleia Regional a 9 de Dezembro] que a situação de pesca ilegal em águas costeiras das Flores é uma preocupação que "há mais de dois meses vem afectando os pescadores da ilha, ao constatarem a presença e a laboração de duas embarcações, de média dimensão, e propriedade de armadores da ilha de São Miguel".
Segundo o deputado António Maria Gonçalves, os referidos barcos "têm pescado em águas florentinas e em zona interdita, já que se situam aquém das três milhas da costa", explica. O deputado [florentino] assegura que "é nessas zonas que os pescadores locais, com as suas pequenas embarcações, ganham a sua vida, pescando precisamente onde agora se encontram aqueles barcos de média dimensão".
Já contactada pela Associação de Pescadores da ilha das Flores, "a Polícia Marítima demonstrou incapacidade em actuar, por notória falta de pessoal", acrescenta. Assim, o parlamentar florentino do PSD quer saber se o Governo Regional "tem conhecimento destas infracções em curso nas águas [costeiras] das Flores", assim como se "foram tomadas ou estão em estudo medidas para proteger aquelas águas [costeiras] e salvaguardar os interesses dos pescadores da ilha [das Flores]".

Notícia: «Jornal Diário».

É com base no que diz ser “a prática abusiva e ilegal de pesca na costa da ilha das Flores por embarcações de médio porte, propriedade de armadores de São Miguel que o deputado do CDS-PP, Paulo Rosa, avança com um requerimento [parlamentar a 11 de Dezembro] para saber que medidas pensa o Governo Regional tomar para que se faça cumprir a lei, defendendo as águas costeiras [da ilha] das Flores.
É que, segundo o deputado florentino [do CDS/PP], “quando chamada a intervir pela Associação de Pescadores da ilha das Flores, a Polícia Marítima revelou falta de capacidade operativa devido à escassez de recursos humanos”. Por essa razão, Paulo Rosa questiona ainda o Executivo de Carlos César sobre a data em que o mesmo pretende “dotar a ilha das Flores de serviços adstritos à Inspecção Regional das Pescas, com capacidade para fazer cumprir a lei, na salvaguarda da preservação dos interesses dos pescadores da ilha [das Flores]”.

Notícia: «Açoriano Oriental».

Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Provavelmente daqui a alguns dias, cada freguesia e lugarejo açoriano terá a sua zona de pescas exclusiva, com uma armada bem equipada para a defender.

Em pleno século XXI esperava-se mais juizo e tino dos senhores deputados.

Anónimo disse...

Srs.Deputados voces nao se cansem de falar nesse assunto na Assemblei Regional, todos nós sabemos que voces minoria nao vao arranjar nada porque o Sr.Barata proprietario dos barcos tem as costas lagas por pouco adianta falar nisso mas, penso que devem levantar questoes com essas para ao menos o Governo Regional nao pense que nós por cá andamos de olhos abertos.
Há dias quando a policia maritima ia a sair do porto para a fiscalzacao os barcos deque se fala souberam logo e lrevantaram feerro e foram para lugar seguro.
Se a GNR e Policia Maritima conseguem detetá-los com binóculos e sabem bem que estao a pescar em águas proibidas não porque não levantam alto de noticia porque eles até provam contráro.

Caros Deputados penso que há outra maneira de os proibir de pescar, pois os barcos estão varados no porto das Lajes portanto está tudo dito ataquem.

Anónimo disse...

Uma vez que estou a falar com deputados sobre a questao que eles apresentaram ao Governo Regional, penso o seguinte:

Será que os Srs.Deputados poderiam chamar á atencao de quem tem o direito de o fazer para que se acabe com as lixeiras nas Flores.

1º. A lixeira que mais nos chama á atencão é a do SR.Braga á esquerda do Aeroporto do topo NORTE.

2ª. Tambem do sr. Braga na zona industrial em conjunto com o Lucinio, porque não se sabe bem se é de um outro em virtude do espaco ocupado.

3ª. a lixeira de todagente que fica nos cedros, para quando o aterro sanitário,.Os senhores do ambiente tem-se preocupado com determinado lixo que á ou b, deita fora das lixeiras, pois bem,acho que se devem preocupar com as lixeiras e mais nada. Entam a Srª.do Ambiente não passa todos os dias nas lixeiras em santa cruz e n~em tão pouco chama á atencao dos responsaveis, Minha Srª.o que anda a fazer com um carro nas estradas das Flores a gastar gasóleo á nossa custa e não toda esta procaria por aí, ou não quer ver.

Acho que os senhores deputados das Flores que deve de chamar á atencao
doque está malfeito para ao menos quem vem defora não vá dizer mal de tanto o que viu poor cá, porque é mesmo muito.

Será que o Sr.Pereira se vá candidatar novamente, pois não temos outro remédio senão aceitar.
pois meus amigos ele é um dos bons que pouco faz, temos de o classificar com um dos melhores que menos fáz, porque os bons não querem ir para lá e assim nós já conhecemos este Pereira com não faz nada e se vier outro que faca alguma coisa para o concelho podemos ficar espantados.

Anónimo disse...

Pesca ilegal a largo das flores e não só" Caça submarina aos meros,apanha de lagosta e cavaco com Oxigénio, tudo isto se tem feito, com se sabe.Fiscalização pode não interessar a alguem é mais facil fescalizar os Florentinos ( as lapas) com os GNRs aos saltos pelo calhau.Ah! e fescalizar as embarcações desportivas, se levam o colete... se o rádio tem licença etc. etc. etc. Vamos defender os superiores interesses das flores.

Anónimo disse...

muito bem dito!!!e eu apoio a ideia... vamos defender os entresses das flores???

Anónimo disse...

A pesca submarina nas águas da Flores, por outras pessoas que não residem nas Flores, mas veem apenas por uns dias explorar o mar com a fartura de peixe e moluscos que a Flores tem. Tais pessoas deveriam ser reprimidas,para nunca mais o fazerem. Algum em falta, deveria ser multado para exemplo dos outros. O peixe e moluscos das águas da ilha das Flores, é das Flores e de mais ninguém. Se fizerem isso no Corvo, os pescadores de lá afogam-os.

Anónimo disse...

Eu acho que antes de se queixarem dos micaelenses, deviam dar umas porradas no Elisiário... Ele sempre mergulhou com garrafas e apanhou meros e cavacos... Depois de lhe darem 3 ou 4 porradas na cara, eu vou prai ajudar a mandar os micaelenses destruir o mar deles...