sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Há pesca ilegal na ilha das Flores?

Embarcações de Pesca-Lajes-Flores Island-Azores
Sobre o "post" abaixo [«Há pesca ilegal em águas costeiras da ilha das Flores? Deputados denunciam...»], convém fazer alguns esclarecimentos.

Primeiro que tudo, importa um esclarecimento. Eu não sou proprietário das embarcações “Família Augusto” e “Ilha de São Miguel”, fui, apenas, contratado pelos armadores, os gémeos Manuel e Pedro Vieira Moniz, para montar uma operação logística que lhes permitisse pescar nas Flores e escoar o pescado. Operação essa que acabou sendo um sucesso, apesar das toneladas de areia que foram colocadas na engrenagem a pedido dos supostos “pescadores” florentinos, a nossa perseverança e tenacidade, fazem parte dos nossos sucessos.

Importa ainda fazer alguns pontos de ordem:

Sempre houve pesca ilegal, por parte das pequenas embarcações açorianas nos mares dos Açores e em todas as ilhas e nunca se ouviram os Senhores Deputados sobre esse assunto;

A capacidade de fiscalização do exercício da pesca por parte de pequenas embarcações é quase impossível;

A pesca dentro das 3 milhas [da costa] é proibida quer sejam embarcações micaelenses quer sejam florentinas.

Importa ainda fazer algumas perguntas:

Saberão os Senhores Deputados que não existem “águas costeiras das Flores”?

Conhecerão os Senhores Deputados a legislação em vigor?

Esse tipo de bairrismo doentio e demagógico, tem ajudado os Açores a serem cada vez mais pobres. E no que à pobreza de espírito diz respeito a coisa ainda é mais grave quando vem dos eleitos directos.

Uma coisa valeu a pena nesta operação de “rapexins” no “quintal” dos florentinos, provou-se que se pode trabalhar muitos mais dias no ano do que aqueles que, em nome dum suposto mau tempo e da falaciosa falta de mercado, se passam de barriga encostada ao balcão da taberna.

Micaelenses e florentinos têm os mesmos direitos e os mesmos deveres; estamos perante um caso de xenofobia, e exacerbado bairrismo. Não havia necessidade.

36 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Barata, acho que as suas explicaçoes sao boas e assim prergunto-lhe se os pescadores das flores podem vir pescar aqui no corvo e dar cabo do nosso pixinho?

Anónimo disse...

Os pescadores Florentinos não querem trabalhar, preferem estar na tasca o dia todo que ir para o mar apanhar mau tempo para ganharem o seu ganha pão, acho muito bem que esta gente de fora nos venha ensinar como pescar e como fazer dinheiro. O mar é livre e se uns não aproveitam, outros que disfrutem.

Anónimo disse...

em vez de andares apoiar quem não é das flores arranja um trabalhinho limpo...

Anónimo disse...

Não há bairrismo nenhum.
Ninguém tem nada contra os pescadores de S. Miguel.
Agora as leis são para se cumprir. Por todos e não apenas por alguns.
E dentro das tres milhas, há regras.
Ninguém tem nada contra este ou contra aquele.
Sr. Barata
Já agora diga aqui para a gente.
O que é que acha de virem espanhois, franceses e outros comunitários, rapinar os nossos mares?
Se acha bem explique porquê e se acha mal, mostre as razões.
Não se esqueça de fazer um paralelismo com aquilo que estes senhores deputados denunciam.

Anónimo disse...

O que não estas a perceber é que até agora havia um equilíbrio entre o peixe apanhado e a capacidade produtiva das aguas.Estes barco vem limpar os fundos e vão-se embora para outro lugar,nem são residentes e os lucros não são revertidos na ilha.

Anónimo disse...

Adorei os comentarios rascas de pessoazinhas desta minha ilhazita acima publicados,cada dia tenho mais vergonha de habitar junto destes.mas a vida é assim ,que fazer?não há possibilidade de levantar rodas na minha casa e mudar para outro lado se houvesse nem pensava duas vezes.São comentários assim que denunciam o caracter destes,ralhosos,noguentos e invejosos (pescadores de uma ilha que em vez de se apoiarem uns aos outros preferem apoiar gente de fora ,tudo por causa de invejazinhas mesquinhises,canalhices.)espero que a carapusa entre em muitas cabeças.
E quanto ao senhor corvino fique sabendo que os pescadores podem pescar no corvo pois o registo da capitania é Flores e Corvo.
E ao senhor Barata ((A pesca dentro das 3 milhas [da costa] é proibida quer sejam embarcações micaelenses quer sejam florentinas))sim tem toda a razão PESCA de PALANGRE é poibida para todas as embarcações mas os pescadores desta ilha não pescam estas artes,mas sim com LINHAS DE MÃO,e esta não é proibida,e as embarcaçoes micalenses usam somente esta arte de pesca(palangre)estou certa???????ou não?????e o peixe que se apanha com esta arte mesmo fora das 3 milhas legalmente tem medidas?estou certa? 350grs?? penso que sim,para bom entendedor meia palavra basta...
««provou-se que se pode trabalhar muitos mais dias no ano do que aqueles que, em nome dum suposto mau tempo e da falaciosa falta de mercado, se passam de barriga encostada ao balcão da taberna.»»
pois se os pescadores desta ilha tivessem barcos de 12 metros de comprimento (e não 8,7 metros ,barcos pequena envergadura)tambem estavam lá ao pé destes nestes mêsses de novembro,dezembro(messes de mmau tempo) e não aos balcões das tabernas,mas mesmo aos balçoes das tabernas não passei por nenhum pela rua a pedir esmola...
Só tenho pena de não mandar nada ,por mim estavam já estavam repatriados há muito para a vossa terra...

Anónimo disse...

chamar senhor ao barata. voces estão tolos ou ainda estão como aquele que vai ao médico e tira o chapeú a entrada no consultório. abrão esse olhos e deicham de chamar senhor a quem é menos do que nós. apoiam quem é da terra e não os de fora eles vem cá pelos seus entresses e depois de servidos estão-se maribando para os florentinos. atinem antes que seja tarde.

Anónimo disse...

ralhosos?! noguentos?! mesquinhises?! carapusa?! mêsses?! Camões chorava, e também eu próprio tenho vontade, só de ler a minha querida língua ser tratada desta forma...
Casas com rodas!?!?!? As casas vendem-se e compram-se outras noutro lugar... é como toda a gente faz! É preciso é coragem, porque o Mundo lá fora, bem longe, é muito grande...

Anónimo disse...

só uma perguntinha... no meio disto tudo, porque "uma operação logística" nas Flores, porque não na sua própria ilha, certamente as despesas seria bem menores e o lucro bem melhor. Ou será que por lá a rapinagem já limpou tudo o que havia e na escassez vamos rapinar a casa dos outros?
Seja bem vindo quem vem por bem sempre ouvi dizer, e quem vem por bem vem fazer para cá a sua vida como muitos cá temos e sempre bem acolhemos, tome-se o exemplo do Pres. da Assoc. de Pescadores, que teve a coragem de vir viver para cá.
dispensammos os que cá vem com os mesmos objectivos que você,( "rapaxins" como você se auto intitula ou lá que raio é isso, se calhar é sinónimo de "tasqueiro" já que afirma que aos nossos pescadores gostam de estar com a barriga encostada aos balcões, até é nalguns casos verdade, mas são os NOSSOS PESCADORES! e Basta olhar para o vosso "rabo de peixe" para vermos onde está a verdadeira pobreza, e a falta de vontade...)
arrume a sua casa antes de vir pregar em freguesia alheia, você, neste caso concreto, não é mais comparativamente aos caçadores, mergulhadores e outras "estirpes" de predadores, que no fundo só passam por cá para se "safar", de pouco lhes interessa quem aqui vive ou do que vive.
Não sou pescador, nem sequer dependo disso para viver, mas estou do lado de quem é da minha terra, e se houver maneira de vos impedir de cá virem, então que vos mandem para de onde vieram.

Anónimo disse...

Faltou dizer ao Barata que em Rabo de Peixe há mais tabernas do que barcos e aquela gente que anda no mar não tem qualquer profissionalismo nem sequer sabem comportar-se na lota.
Aqui nas Flores o peixe é dos florentinos.
O Barata e eses rabepexins que vão pr'o calhau pescar sargos lá na costa deles pois aqui trabalha-se honestamente.

Anónimo disse...

Como se vê, a crispação contra esse tal Barata, é generalizada.
Guerra aberta!
Vamos ter uma armada pirata nas Flores, com um arsenal na Fajã Grande, e que venham barcos!

Anónimo disse...

finalmente já anda alguem abrir os olhos já tratam por barata já lhe estão a fazer ver que nas flores nem todos os pescadores encostam a barriga o balcão e que as leis são para se comprir e eu não sou pescador nem nunca vivi desta profissão mas defendo a minha ilha em qualquer lugar.

Anónimo disse...

Na minha opinião o articulista cometeu um erro gravissimo ao vir aqui verborrear sobre algo que nem da esfera ele é, e mais, há pesca ilegal sim senhor, houve pesca sem licenças para tal, há o tamanho dos anzóis que é ilegal, há o tamanho de algum pescado que fica aquém do préviamente legislado, com essa V. Exª. estragou a pintura, e já agora se prestou apoio logistico porque vem em defesa da dama da coroa? Já antes de estes "rapexins" virem para cá já nós sabíamos das artimanhas e das fugas com o pescado à lota! Verá como incendiou o que talvez, digo talvez, passasse despercebido, passar bem e cá mandamos nós quer queira quer não.

Anónimo disse...

O que vale é que, para este dementes pseudo-comentadores, os de cá só se encostam ao balcão e os de fora não querem saber disto e só se preocupam com os seus "entresses"... sugestão: 1º tomem xanax e muito 2º aprendam a escrever, dá vontade de chorar 3º deixem de pensar nos vossos umbigos e pensem de forma mais global (geral)

Anónimo disse...

Ler estes textos destes acérrimos defensores da ilha das Flores, a baterem em tudo o que é de fora e está aí nessa ilha a trabalhar e a ganhar a vida de forma séria e honesta e pensar na comunidade açoriana que vive nos States... dá que pensar... será que são escumalha porque são "de fora" ou esses por serem açorianos já são bons??

Anónimo disse...

Algum piolhoso me sabe alembrar qual foi a data da independência da república das Flores? Que eu saiba faz parte do arquipélago dos Açores e não é só para mamar subsídios e rendimentos mínimos. Os recursos são legitimamente de todos, TODOS, os Açorianos.
Quanto ao Barata. Bom. Já vi galos com maior garganta do que ele guisados na panela, portanto quero que se fda.

Anónimo disse...

O Barata defende que os rabepexins tenham acesso às aguas costeiras das Flores, pois isso é do interesse dele, apesar do referido senhor alegar que as águas e os pescadores são todos os açorianos.

Contudo, o Barata, ainda há pouco tempo, fez um reparo que estávamos a ser colonizados por continentais ("cubanos" na minha terminologia) quando verificou que todos os líderes parlamentares da Assembleia Legislativa dos Açores eram originários do Continente, com excepção do líder do CDS, Artur Lima.

Conveniências logisticas...

Já se sabe...

Anónimo disse...

Ainda ninguem deu esta resposta ao
Barata:
Os pescadores proficionais das Flores podem bem estar de barriga encostada ao balcao do café e não da tasca porque tascas existe é em S.Miguel.

Ora vejamos, cada pescador profissional das Flores e Corvo na sua maoria tem um barco de 8,5 metros e meio cabinado, tem um bom carro ou carrinha tem a sua casa e parte delas das boas de Santa Cruz ou Lajes bem assim no corvo.-
Portanto o Barata não pode comparar os pescadores das Flores com a maioria de S.Miguel, estás muito enganado com as pessoas das Flores,não se vai ao mar porque não há uma necessidade como em S.Miguel,há pescadores nas Flores que são grandes proprietários portanto não pense se os pescadores vão para o café por não quererem trabalhar mas sim por não terem falta de dinheiro, além disso outros tem outra profissão
como no Corvo que todos vivem bem..
portanto caro barata deves de estar mal informado os pescadores profissionais das Flores não vos querem cá porque são um pouco comodistas porque derresto tudo está bem.

Ó Barata eu não sou pescador profissional mas sou desportista, não gosto de ver os barcos que voce representa a pescar por dentro das tres milhas porque é lá que nós desportitas apanhamos o peixe, mas digo-te que se fosse profissional e visse voces a pescar cá dentro, meu amigo do céu vanha o remédio era só uma vês que isso acontecia, além~disso voces não pescam cá dentro á linha mas sim com trolos e para prova nós apanhamos chernes com pequenos anzois na boca e temos os guardados para amostrar ao Secretário das Pescas para ele ver
e quantas vezes nós trazemos trolos nos aparelhos que voces deixam por traz.
Nós sabemos que voces vem pescar para as Flores que é por necessidade agora,podiam comprir a lei das tres milhas e ninguem lhes dizia nada, o mal disto é voces não cumprem a l sãoei e chateia os de cá e com muita rasão.
Além disso as tripolacões dos barcos em terra ficam pouco a desejar pelo seu comportamento são de má qualidade em terra alheia e está mais que provado o seu comportamento nas Lajes das Flores.

Espero que este texto te sirva de licão e não venhas ó Barata com nomes diferentes a tratar mal as pessoas porque não te fica bem,
além disse como já foi dito não te metas com os pescadores profissionais das Flores porque a parte da pesca para alguns deles é mais um luxo desportivo doque uma profissão de necessidade porque eles tem outro ramo e bom para viverem.

Anónimo disse...

No fim do texto do Barata ele diz a seguinte frase: Micaelenses e Florentinos tem os mesmos direitos:

Acho que ele tem ~rasão só que as coisaa por cá não são assim por exemplo:

Os Florentinos não tem o mesmo direito de viajar para qualquer parte do mundo aos precos dos Micaelenses. não tem um hospital como em S.miguel nem um unico especialista de quaquer doenca não tem um Aeroporto como S.Miguel, não tem uma unica Marima, tem um navio de carga de 15 em 15 dias,não temos um hipermercado que além dos beneficiar nos precos não temos as qualidades que S.Miguel tem porque falta-os os transportes para esse fim e é quando não faz mau tempo,não beneficiamos de uma rede de transportes terrestres como S Miguel,ao fim disto tudo não temos nada e o Barata ainda nos quer tirar o pouco de peixe que temos ao pé da porta.
Pois D.Barata se achas que todos tem o mesmo direito passa para cá o que eu te digo e nessa altura tens o direito de pescares aonde quiseres.

Anónimo disse...

HÀ boca santa!!! não digas mais verdades hoje. quanto toca a mamar tem os mesmos direitos. Mas onde estão os mesmos direitos entre s. miguel e as flores ???

Anónimo disse...

Se não é ilegal porque foi parar quase uma tonelada de pescado à Santa Casa da Misericórdia?!? Este País anda a ficar meio estranho últimamente, não percebo porque se gasta dinheiro com militares da marinha e se equipa barcos rápidos com 2 motores nesta Ilha se este só serve para passear o pessoal da Capitania de Verão para o Corvo. Não deve finalizar 2009 e aquela escumalha não se rirá mais.

Anónimo disse...

Este gajo é um autêntico palhaço, ora diz que prestou apenas apoio logistico como vem logo a seguir dizer "...a nossa perseverança e tenacidade, fazem parte dos nossos sucessos..." então em que ficamos oh pseudo especialista em generalidades? Quando cá voltares, não te esqueças de passar aí nesses cafés onde só tu vês os pescadores encostados ao balcão e presenteia-nos pessoalmente com esta tua veia poética, pode ser? Até lá beijinhos bons e garanto-te que a malta não tem memória curta, pelo menos eu não.

Anónimo disse...

Cá estou eu novcamente ó D.Barata salta cá para fora e responde aos nossos comentários como deve ser sem tratar mal as pessoas ou tens algum receio das respostas quem tem cú tem medo.

Ninguem o quer tratar mal apenas dizer-lhe as verdades ou pensa que os Florentinos são menos inteligentes doque os de S.miguel, pois, pois não são e para prova tem aí em S.Miguel muitos das Flores que já provaram as suas capacidades, é verdade ou não?

Volto A Falar dos pescadores profissionais das Florews e Corvo D.Barata.
Os Pescadores das Flores e Corvo são uma ELITE a nivel Regional pela sua capacidade e conhecimento
e coragem a nivel de mar quer na pesca á baleia em outros tempos quer nos conhecimentos da pesca portanto não venha mais a este Blogo dizer mal dos pescadores das Flores e Corvo seja lá quem for porque nós não admitimos da sua parte pessoal tais insultes.

O que mais me admira é alguem de cá das Flores dar rasão ao Barata em ensinamento de pesca aos pescadores das Flores. Ó amigo cala-te porque cada vez que abres a boca neste Blogo sai uma asneira.

Anónimo disse...

Esses manientos "das ilhas" vivem fartos e à larga. Dizem que em São Miguel é que existem os hipers, estradas, etc., mas em São Miguel, vive-se mais apertado...
Em São Miguel: os pobres e embrutecidos.
No entanto, per capita, retira-se de São Miguel para dar as estes poucos e muito espalhados das restantes ilhas que - como são eles mesmos os primeiros a admitir - vivem melhor.

Só estrovam...

Força Barata! Esfola estes toleimados todos!

Anónimo disse...

Porque será que o Barata manda os seus pescadores para as Flores?
É estranho, saírem barcos de S.Miguel, vamos lá; 300 milhas para pescarem nas águas das Flores?
Porque não ficaram pelas áreas da Terceira, Graciosa, Pico e Faial?
Isto significa que, o Barata and a limpar o peixe de todas as outras ilhas, até chegar ás Flores?

Se há muito peixe na costa das Flores, o proveito é para as Flores, e não para S.Miguel. Nem mesmo que os pescadores das Flores estejem com a barriga encostada ao balcão, nada tem a ver com a ganância e egoísmo do Barata! (Se eu tiver uvas no meu quintal, e as deixar apoderecer, não te dá direito de as vires roubar áquilo que é meu) óh Barata!.. tem vergonha!..mete o rabo entre as pernas e desaparece. Deixa a ilha das Flores. Vai pescar em volta do Faial; irás encontrar teus barcos a meter água dentro; ora experimenta!.. Já (F...) o peixe todo das outras ilhas e agora queres mamar o das Flores? Ainda por cima serves-te do porto das Flores? Oh florentinos! Partem-lhe os barcos se isto continuar.

Anónimo disse...

O Barata no Faial já fez estragos suficientes.
Agora coube a vez às Flores.

Anónimo disse...

mas ele aqui não vai fazer estragos porque não vamos deichar.

Anónimo disse...

ja vao embora neste navio desta semana.

Anónimo disse...

pois já vão embora sim sr.
Só resta saber se as famosas peixarias abertas recentemente vão continuar a fornecer peixe à população.
Depois de tanta discussão quero ver se os pescadores da Ilha das Flores vão conseguir manter peixe no mercado.
Ou melhor quero ver se à 2ª feira o peixe vai ser fresco. Sim, fresco, isto porque apesar de tudo o que se disse sobre os de São Miguel, eles trabalhavam ao Domingo!
E mais não digo.

Anónimo disse...

mentes de boca cheia eles nao trabalhao ao domingo..

Anónimo disse...

para o anonimo das 20h38, so tu podes ser mentiroso, ou então cego!!
já vi que alguns só vêem o que lhes interessa!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

no território e área de mar que pertence ás Flores, nem que o peixe abunde de tal forma a o mar ficar talhado de peixe, não dá direito ao Barata ou outrem ir ás Flores pescar. Entrar lá, pescar sem consentimento do povo e Câmaras da ilha, chama-se roubar.
E, se as Câmaras autorizarem isso contra a maioria da vontade dos florentinos, os camarários deveriam ser expulsos, porque o povo das Flores é que governa a sua ilha.

Anónimo disse...

como somos os mais próximos dos estados unidos vamos tentar ligarmos a eles e assim se possa fazer alguma coisa nas flores.

Anónimo disse...

Admira-me o facto de agora ninguém comentar que as famosas lojas de venda de peixe da associação de pescadores(que diga-se de passagem foram uma otima ideia) deixaram de ter peixe, pois os ditos pescadores profssionais das flores nunca mais foram para o mar!!!!

Anónimo disse...

tanto falatorio,tanta estupidez so porque 2 pescadores(açorianos)tiveram a coragem que falta a muitos,falta de profissionalismo,dizem voçes a meu modesto ver parece mais dor de roer,pelo que vi com tao pouca idade,ultrapassaram os veteranos do mar que voces julgam ser vosso,correçao voces e que pertencem ao mar nao o contrario meus amigos nao percebo nada do mar,mas dizer que s. miguel sao so tabernas enganam-se em s. miguel so ha gente vip e muito esperta pelo que vi pessoas que nao cruzam os braços muito pelo contrario,deixaram as familias atras procurando o sustento das mesmas,com a incerteza de as voltar a ver portanto nao venham falar de falta de educaçao quem nao a tem sao voces e nao se esueçam que foram os proprios florenses que adimitiram a falta de profissionalismo dos vossos pescadores(a verdade doi)quanto aos comentarios ao(SR.BARATA,NAO O OFENDE QUEM QUER,OFENDE-O QUEM PODE.)PS.AMA O PROXIMO COMO A TI MESMO.........................XD