domingo, 25 de janeiro de 2009

"Os Verdes" alertam para existência de crimes ambientais nas ilhas açorianas

O Partido Ecologista "Os Verdes" alertou ontem para a existência de "inúmeras preocupações" no meio ambiente açoriano, particularmente na gestão dos resíduos e da água.

Uma delegação de "Os Verdes" esteve [durante a semana passada] a visitar várias ilhas do arquipélago para realizar contactos com vista à preparação da Convenção do Partido Ecologista e debater assuntos locais.

O dirigente nacional [d' "Os Verdes"], Celso Ferreira, adiantou à Agência Lusa que as visitas às [ilhas das] Flores, São Jorge, Faial, Pico, Terceira e São Miguel permitiram constatar "inúmeras preocupações", embora existam áreas que "ainda estão mais ou menos preservadas". "Mas deixa-nos preocupados, em pleno século XXI, a questão das lixeiras a céu aberto nas Flores e São Jorge. Não se justifica esta forma de tratamento de resíduos", apontou Celso Ferreira, que defendeu um "maior investimento" em acções de sensibilização e na colocação de ecopontos.

A gestão da orla costeira, a "infiltração dos aquíferos" e a eliminação das barreiras arquitectónicas, são outras das preocupações de "Os Verdes", matérias que "estão a ser trabalhadas" para abordar na XI Convenção do Partido, nos dias 13 e 14 de Março, em Lisboa. Segundo Celso Ferreira, vão estar pela primeira vez na Convenção Nacional quatro delegados a representarem o arquipélago açoriano, elementos que já estão a preparar moções sectoriais. "Existem inúmeras preocupações, como a delicadeza da fauna e flora, a acção humana no meio ambiente, a problemática da gestão da água", acrescentou o dirigente nacional, que defendeu políticas ambientais sustentáveis para preservar o património ambiental nos Açores.

Notícia: «Açoriano Oriental». Adicionalmente, refira-se que a Inspecção Regional do Ambiente tem em fase de instrução (ou de decisão) 142 processos de contra-ordenação por desrespeito à legislação aplicável nos Açores na área da preservação ambiental.
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Eles são muito lestos a por nomes a todas as ruas e ruelas. deviam por nomes às lixeiras. Que tal:

- Lixeira João Lourenço.

- Lixeira MNanuel Pereira

?

Não acham bem?

Anónimo disse...

A Inspecão Regional do Ambiente deve levantar processos em primeiro lugar ao Governo Regional que permite que tudo isto em relações a lixeiras esteja da maneira que está em plenop século 21 e em segundo lugar levantar processos ás Camaras Municipaios por consentirem o que l´+a se passa: É uma vergonha que os serviços de Ambiente da Ilha das Flores deixem passar o que se está a passar nas lixeiras.

É tanta coisa mal que nem dá para contar aqui, vão lá ver cons os seus olhos para verem o que se está a passar no local, é que ninguem liga nada está tudo a céu aberto com cheiros a distancias imaginaveis conforme o vento . O tractor da Camara de Santa Cruz está enterrado no próprio lixo, as covas aonde depositam os restos do matadouro estão abertas as vacas mortas que lá vão ppor estão a céu aberto que vergonha, aaonde está a responsabilidade, senhor director Regional do Ambiente que não mandas estes funcionários trabalhar enquanto eles andam a chatiar os particulares.

Do céu venha o remédio ó tapam as lixeiras em condições ou fazemos um apelo á televisão que venha filmaar o que se está a passar aqui nas Flores, tenham consciencia do que se estar a passar Srs: Presidentes ou voces estão aqui para só ganharem o vencimento e passear á nossa custa,
façam alguma coisa que se veja, para ao menos uma vez dizermos bem de voces.

Anónimo disse...

vão fazer como nos vales, uma plantação de pneus.

Anónimo disse...

ao anónimo de Domingo, 25 de Janeiro de 2009 20H59m falas, falas mas tb se calhar ja foste por a tua vaca no matadouro para comer, se não queres que vaia para a lixeira passa a matar em casa, rende mais podes aproveitar a pele e as restantes partes.

Anónimo disse...

...Ferro velho Braga&Braga...sempre perto de si !!