Catálogo de cetáceos disponível on-line
O Centro de Investigação dos Recursos Naturais da Universidade dos Açores está a desenvolver o projecto AzoresPhotoID, um catálogo on-line de foto-identificação dos cetáceos dos Açores com base em fotografias obtidas por amadores.
A foto-identificação é uma ferramenta científica poderosa para estudar aspectos da biologia e da ecologia dos cetáceos, desde a estrutura social até aos padrões de residência e às migrações.
Nos Açores existem várias equipas a trabalhar com esta técnica, em interligação entre si e com organismos internacionais, mas todos os dias existem centenas de fotografias (efectuadas por amadores) que se perdem.
Qualquer pessoa que tenha fotografias de cetáceos que possam ser úteis, pode enviá-las para o e-mail azoresphotoid@gmail.com, indicando o nome do autor, o local (se possível com coordenadas GPS), a data/hora do encontro, para serem integradas numa base de dados. O catálogo está disponível em www.flickr.com/photos/azoresphotoid.
Notícia: «Açoriano Oriental» e Canal Universidades e Politécnicos.
Saudações florentinas!!
4 comentários:
Felizmente nos Açores há muita coisa e muitas instituições que funcionam como é o caso da Universidade dos Açores através dos seus departamentos de «oceonografia/pescas» e «biologia».
O caso do Departamento de Oceonografia e Pescas, sediado na Horta, já é considerado um «case study» na respectiva área de investigação, apesar das precárias condições onde funciona.
Os Açores só se desenvolverão se optarem pela economia do conhecimento, da investigação e dos centros de excelência técnico-cientifica.
Passar duma economia de subsistência ou duma economia altamente subsidiada (pecuária e respectivas indústrias a montante e a jusante) para uma economia com altos indíces de desenvolvimento tecnológico deverá ser a prioridade dos nossos governantes (sem ironia...)
No mundo actual, estar no centro do Atlântico Norte, não é condição de ultra-periferia mas sim de centralidade.
O tempo para este fim-de-semana promete.
Aproveitem-no bem, pois só se vive uma vez!
Aqui deixo-vos um videoclip do "Libertango", uma das obras-primas do compositor argentino Astor Piazzolla.
Para ouvir e repetir.
###Clickar no nick FDM###
Bom fim de semana, pessoal!
gosto muito de olhar para as obras da marina mas alguns dias para cá não vejo fazerem nada lá não sei o que estão á espera de reforçar o quebra mar dou um conselho come-sem antes que seja tarde é que o mar de inverno nas flores não respeita ninguem e costuma-se dizer primeiro de agosto primeiro dia de inverno.
Pequena adenda informativa: através deste projecto AzoresPhotoID, 260 cetáceos já têm nome próprio nos Açores.
Enviar um comentário