terça-feira, 25 de agosto de 2009

Solução à vista para navio "Atlântida"??

Governo [Regional] dos Açores e Estaleiros [Navais] de Viana do Castelo reúnem-se hoje.

A hipótese de o ferry "Atlântida" ir para os Açores, como previsto inicialmente, tem ganho maior força nos últimos dias, havendo já negociações entre o Governo [Regional] dos Açores e os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) que podem ficar hoje quase fechadas.

Segundo soube o «Diário de Notícias», prevê-se para hoje uma reunião entre representantes do Governo [Regional dos Açores] e o presidente dos ENVC com vista a um entendimento. Note-se que o líder do Executivo regional salientou [ontem] que "a solução definitiva está a ser estudada" para o transporte marítimo dos Açores.

Carlos César confirmou haver negociações em curso, mas frisou que o Governo regional apenas comentará o caso quando estas estiverem concluídas. Em causa está o valor já pago pelo navio "Atlântida" (rejeitado por não cumprir os requisitos contratuais) e pelo futuro navio "Anticiclone" (cuja construção parou devido ao aparente desinteresse das autoridades [governamentais] açorianas). O maior entrave é o valor a pagar pela AtlânticoLine - a empresa pública encarregue do transporte marítimo [de passageiros e viaturas] nos Açores e detida pelo Governo Regional - pois, segundo fontes dos ENVC, o desejo açoriano "era ter o navio ["Atlântida"] quase a custo zero".

Face às consequências "económicas e sociais" da rejeição do [navio] Atlântida, o Governo de Lisboa concluiu que o navio deve ir para o arquipélago, mas admitindo uma espécie de desconto no valor da compra (47 milhões de euros).


Notícia: «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

espero que fique resolvido o caso do barco e venha para os açores quanto mais depressa melhor. mas não estou de acordo o raposo ficar porque nós florentinos já estamos fartos das asneiras dele.

FDM (boneco virtual e pagando para ver todo este cagaçal dos «barcos encalhados»).. disse...

Se o dinheiro lhes saísse do bolso essa questão há muito já estava resolvida...

Mas como estão habituados só a "encaixar" vão agora organizar mais umas "mesas redondas/ideias quadradas" entre as partes intervenientes e no fim da "negociação" a factura é apresentada ao contribuinte, com juros de mora, compensatórios e derrapagens afins...

Anónimo disse...

Há verdades intemporais.
Uma, é que nunca o Estado é bom gestor de recursos.
Seja directamente ou via EPs ou Institutos, nunca é a racionalidade que impera naqueles servidores públicos, empossados no poder de decisão.
São sempre outros interesses que presidem.
Esta notícia, pela forma como é referida dá conta do fenómeno quase geral da passividade dos Açorianos relativamente à intervenção do Estado no mundo dos negócios.
Faz-me recordar a bacorada do CDS ao advogar que o GRA deveria adquirir um avião de carga para servir os exportadores de peixe das Flores.
Ai Gomes Dias Rodovalho, onde estás tu?
Volta cá e mostra como é que se empreende, longe do Terreiro do Paço e do Palácio da Conceição em Ponta Delgada (S.Miguel), realizando as coisas na base do que é uma verdadeira necessidade que importa satisfazer.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa, com notícias da Rádio Renascença...

Ao início da tarde de ontem [dia 25] relatava-se que a comissão de trabalhadores dos estaleiros [navais de Viana do Castelo, ENVC] têm esperança num acordo entre a administração da empresa [ENVC] e o Governo [Regional] açoriano quanto ao destino a dar ao [navio] “Atlântida”. Manuel Cadilha diz que é urgente encontrar uma solução e espera que o bom senso impere: “O navio [Atlântida] tem que sair urgentemente daqui, porque se está a deteriorar; tem custos elevados de manutenção”, sublinha.

Ao final da tarde de ontem [dia 25] relatava-se que a decisão estava tomada e não há volta a dar: os Açores não aceitam o navio “Atlântida”. Carlos César, presidente do Governo Regional, é taxativo em declarações à RTP: “Esse navio não está em condições de ser recebido pela administração regional”. Quanto às negociações entre o Governo [Regional] dos Açores e os estaleiros [navais] de Viana do Castelo, Carlos César garante que visam apenas o segundo navio encomendado: o “Anticiclone”. Os estaleiros [navais de Viana do Castelo] recusam devolver os 32 milhões de euros [já] avançados [pelo Governo Regional] pelo [navio] “Atlântida”. O caso deve ser agora resolvido nos Tribunais.

FDM (boneco virtual e que hoje presta sentida homenagem ao Senador Edward Kennedy)... disse...

Não tem a ver directamente com o post, mas hoje tenho que realçar o falecimento desse grande americano e amigo dos açorianos, o Senador Edward Kennedy, irmão mais novo do 35º Presidente John Kennedy, assassinado em Dallas no ano de 1968.

A sólida ligação entre a família Kennedy e os Açores intensificou-se depois da erupção do vulcão dos Capelinhos, na Ilha do Faial,e que levou à assinatura do Azren Refugee Act.

Ainda este ano o Presidente Carlos César em declarações à imprensa sobre a importância do Senador afirmou: «O Senador Robert Kennedy é um indefectível amigo dos Açores e um defensor dos seus interesses através da comunidade residente nos Estados Unidos».

Segundo o líder da maioria no Senado, o democrata Harry Reid «o rugido do "leão liberal" pode agora calar para sempre, mas os seus sonhos e ideais nunca morrerão».

Convém lembrar que Edward Kennedy foi um importante apoio dentro do Partido Democrata na eleição do actual Presidente dos USA, Barack Obama.

Rest In Pace.

(Aqui deixo um vídeo classificado como tributo da Convenção Democrata realizada em Denver ao Senador Edward Kennedy:

####Clickar no nick FDM####)

Obrigado,

FDM (boneco virtual, corrigindo o link anteriormente proposto)... disse...

Por motivos técnicos o link proposto no meu comentário anterior não está operacional.

Corrigi a situação e agora Vs. Exª.s podem apreciar o tributo que a Convenção Democrata de Denver prestou a esse insigne cidadão americano e um grande amigo do Povo Açoriano:

####Clickar no nick FDM####


Cordiamente,

Anónimo disse...

quem quiser acreditar k acredite, quem vai comprar este barco é o grande JL!!!

Anónimo disse...

última Hora...acabei de saber no bota fume quando estava a beber a minha fresquinha que o jl vai pedir ao governo na visita ás flores um centro de saude. será verdade ou isto é propaganda eleitural esperar para ver.

Anónimo disse...

esse fdm não tem mais que faça

Anónimo disse...

havia quem dizia á poucos dias se as flores só tinha um depotado e perguntava pelo os outros dois. ora muito bem os outros entram surdos e saiem mudos.